Compêndio de clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Helder António da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7535
Resumo: Na prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporânea
id RCAP_0e2d6b543358c09007276d423aca5431
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compêndio de clarinetePor uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundárioMúsica contemporâneaClarineteEnsino secundário especializadoTécnicas/Repertório contemporâneoMúsica contemporânea portuguesaContemporary musicClarinetSpecialized secondary educationContemporary techniques / repertoirePortuguese contemporary musicDomínio/Área Científica : HumanidadesNa prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporâneaAbstract : In teaching clarinet practice there is a wide range of studies and contemporary repertoire, as well as literature on pedagogy and methodologies, which are essential tools to complement the teaching practice. However, for the most part, this bibliography refers to teaching the clarinet at a more advanced level, being more suitable for teaching at a higher level. Thus, with regard to secondary level clarinet, there is very little information on modern pedagogy appropriate for these grades. Acknowledging some works, studies and modern techniques which can be adapted to the teaching of clarinet at secondary level, but are not properly inserted in the syllabus of conservatories, academies and professional schools, this work intends to systematize the range of appropriate repertoire, by elaborating a compendium which can list these resources at the secondary level in a coherent and objective way. It considers the following parameters: contextualization of Contemporary Music, theoretical and practical approach to various techniques and the encouragement of this musical language. This paper is organized into two distinct sections: the first arises from the action developed during supervised teaching practice, held in Sintra Conservatory of Music with a 6th grade Clarinet student; the second section is the artistic education project entitled Clarinet Compendium: for a systematization of the most relevant contemporary repertoire in secondary education, which aims to be a useful tool, from a theoretical and practical point of view, reducing some of the existing gaps in secondary education and in the contemporary music context.Alves, Carlos Manuel Dinis PiçarraLadeira, Pedro Miguel ReixaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGonçalves, Helder António da Silva2021-05-18T10:18:07Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7535TID:202726827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:09Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:03.026386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compêndio de clarinete
Por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário
title Compêndio de clarinete
spellingShingle Compêndio de clarinete
Gonçalves, Helder António da Silva
Música contemporânea
Clarinete
Ensino secundário especializado
Técnicas/Repertório contemporâneo
Música contemporânea portuguesa
Contemporary music
Clarinet
Specialized secondary education
Contemporary techniques / repertoire
Portuguese contemporary music
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Compêndio de clarinete
title_full Compêndio de clarinete
title_fullStr Compêndio de clarinete
title_full_unstemmed Compêndio de clarinete
title_sort Compêndio de clarinete
author Gonçalves, Helder António da Silva
author_facet Gonçalves, Helder António da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra
Ladeira, Pedro Miguel Reixa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Helder António da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Música contemporânea
Clarinete
Ensino secundário especializado
Técnicas/Repertório contemporâneo
Música contemporânea portuguesa
Contemporary music
Clarinet
Specialized secondary education
Contemporary techniques / repertoire
Portuguese contemporary music
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Música contemporânea
Clarinete
Ensino secundário especializado
Técnicas/Repertório contemporâneo
Música contemporânea portuguesa
Contemporary music
Clarinet
Specialized secondary education
Contemporary techniques / repertoire
Portuguese contemporary music
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Na prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporânea
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18T10:18:07Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7535
TID:202726827
url http://hdl.handle.net/10400.11/7535
identifier_str_mv TID:202726827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130844076441600