Compêndio de clarinete
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7535 |
Resumo: | Na prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporânea |
id |
RCAP_0e2d6b543358c09007276d423aca5431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compêndio de clarinetePor uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundárioMúsica contemporâneaClarineteEnsino secundário especializadoTécnicas/Repertório contemporâneoMúsica contemporânea portuguesaContemporary musicClarinetSpecialized secondary educationContemporary techniques / repertoirePortuguese contemporary musicDomínio/Área Científica : HumanidadesNa prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporâneaAbstract : In teaching clarinet practice there is a wide range of studies and contemporary repertoire, as well as literature on pedagogy and methodologies, which are essential tools to complement the teaching practice. However, for the most part, this bibliography refers to teaching the clarinet at a more advanced level, being more suitable for teaching at a higher level. Thus, with regard to secondary level clarinet, there is very little information on modern pedagogy appropriate for these grades. Acknowledging some works, studies and modern techniques which can be adapted to the teaching of clarinet at secondary level, but are not properly inserted in the syllabus of conservatories, academies and professional schools, this work intends to systematize the range of appropriate repertoire, by elaborating a compendium which can list these resources at the secondary level in a coherent and objective way. It considers the following parameters: contextualization of Contemporary Music, theoretical and practical approach to various techniques and the encouragement of this musical language. This paper is organized into two distinct sections: the first arises from the action developed during supervised teaching practice, held in Sintra Conservatory of Music with a 6th grade Clarinet student; the second section is the artistic education project entitled Clarinet Compendium: for a systematization of the most relevant contemporary repertoire in secondary education, which aims to be a useful tool, from a theoretical and practical point of view, reducing some of the existing gaps in secondary education and in the contemporary music context.Alves, Carlos Manuel Dinis PiçarraLadeira, Pedro Miguel ReixaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGonçalves, Helder António da Silva2021-05-18T10:18:07Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7535TID:202726827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:09Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:03.026386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compêndio de clarinete Por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário |
title |
Compêndio de clarinete |
spellingShingle |
Compêndio de clarinete Gonçalves, Helder António da Silva Música contemporânea Clarinete Ensino secundário especializado Técnicas/Repertório contemporâneo Música contemporânea portuguesa Contemporary music Clarinet Specialized secondary education Contemporary techniques / repertoire Portuguese contemporary music Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Compêndio de clarinete |
title_full |
Compêndio de clarinete |
title_fullStr |
Compêndio de clarinete |
title_full_unstemmed |
Compêndio de clarinete |
title_sort |
Compêndio de clarinete |
author |
Gonçalves, Helder António da Silva |
author_facet |
Gonçalves, Helder António da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra Ladeira, Pedro Miguel Reixa Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Helder António da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música contemporânea Clarinete Ensino secundário especializado Técnicas/Repertório contemporâneo Música contemporânea portuguesa Contemporary music Clarinet Specialized secondary education Contemporary techniques / repertoire Portuguese contemporary music Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Música contemporânea Clarinete Ensino secundário especializado Técnicas/Repertório contemporâneo Música contemporânea portuguesa Contemporary music Clarinet Specialized secondary education Contemporary techniques / repertoire Portuguese contemporary music Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
Na prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporânea |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-18T10:18:07Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7535 TID:202726827 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7535 |
identifier_str_mv |
TID:202726827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130844076441600 |