Utilização e promoção do uso da bicicleta em cidades universitárias de pequena dimensão: o caso de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Miguel de Castro Figueiredo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34535
Resumo: O aumento da concentração populacional nos centros urbanos, da dependência do automóvel privado e o acentuar das externalidades resultantes destas tendências têm despertado o interesse na promoção da bicicleta. A presente dissertação tem como objetivo estudar a utilização e promoção da bicicleta através da análise de bibliografia científica relativa às características, vantagens, desvantagens, diferentes utilizações e estratégias de promoção deste meio de transporte. No âmbito do trabalho foi realizado um inquérito, dirigido aos habitantes da cidade de Aveiro, que visou identificar os principais fatores motivadores e possíveis barreiras ao uso das bicicletas neste centro urbano, que serviu como caso de estudo. As características dos espaços urbanos tendem a ser favoráveis ao uso de velocípedes, pelo que esta investigação priorizou a análise da utilização deste meio neste contexto, mais concretamente. O enfoque atribuído às cidades universitárias de pequena dimensão deve-se à escassez de literatura científica que verse sobre centros urbanos com características semelhantes. A cidade de Aveiro tende a destacar-se no que concerne à presença e utilização da bicicleta num país em que esta é relativamente escassa. Contudo, as últimas décadas têm sido marcadas por avanços e recuos na promoção do meio, a expansão da rede ciclável bem como a implementação de dois novos sistemas de bicicletas partilhadas, a UAUBike e a BUGA II demonstram que o interesse na promoção do velocípede persiste. Os resultados do inquérito permitiram concluir que a insegurança associada ao uso da bicicleta consta como principal barreira, tanto para não ciclistas, como para ciclistas. A discussão dos motivos revela algumas disparidades entre os grupos estudados: os não ciclistas priorizam aumentos nos incentivos e a expansão das redes cicláveis enquanto os ciclistas tendem a valorizar os impactos ambientais, de saúde e económicos a que o uso de velocípedes está frequentemente associado. Os ensinamentos recolhidos durante o estudo permitiram tecer algumas recomendações à promoção do uso da bicicleta em Aveiro, que passam por melhorar as condições de segurança para os ciclistas, através da implementação de políticas de abrandamento e da expansão da rede ciclável, bem como promover uma melhor comunicação e divulgação de informação relevante entre os agentes promotores e os velocipedistas aveirenses.
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As características dos espaços urbanos tendem a ser favoráveis ao uso de velocípedes, pelo que esta investigação priorizou a análise da utilização deste meio neste contexto, mais concretamente. O enfoque atribuído às cidades universitárias de pequena dimensão deve-se à escassez de literatura científica que verse sobre centros urbanos com características semelhantes. A cidade de Aveiro tende a destacar-se no que concerne à presença e utilização da bicicleta num país em que esta é relativamente escassa. Contudo, as últimas décadas têm sido marcadas por avanços e recuos na promoção do meio, a expansão da rede ciclável bem como a implementação de dois novos sistemas de bicicletas partilhadas, a UAUBike e a BUGA II demonstram que o interesse na promoção do velocípede persiste. Os resultados do inquérito permitiram concluir que a insegurança associada ao uso da bicicleta consta como principal barreira, tanto para não ciclistas, como para ciclistas. A discussão dos motivos revela algumas disparidades entre os grupos estudados: os não ciclistas priorizam aumentos nos incentivos e a expansão das redes cicláveis enquanto os ciclistas tendem a valorizar os impactos ambientais, de saúde e económicos a que o uso de velocípedes está frequentemente associado. Os ensinamentos recolhidos durante o estudo permitiram tecer algumas recomendações à promoção do uso da bicicleta em Aveiro, que passam por melhorar as condições de segurança para os ciclistas, através da implementação de políticas de abrandamento e da expansão da rede ciclável, bem como promover uma melhor comunicação e divulgação de informação relevante entre os agentes promotores e os velocipedistas aveirenses.The increase in urban population, car dependency and the accentuation of the externalities associated with these tendencies has sparked an interest in the promotion of the bicycle. This dissertation hopes to tackle this issue by studying the usage and promotion of this means of transport through an analysis of scientific literature about the characteristics, advantages, disadvantages, different uses and promotion strategies for this type of transportation. The present study also includes the analysis of a survey whose main goal was to identify the key barriers and motivators for the usage of bikes in this dissertations case study, the city of Aveiro. The urban landscapes characteristics tend to be favourable for the usage of the bicycle, as such this research decided to focus on the analysis of bike usage in the same context, although it did focus on small university cities due to the lack of scientific literature on cities with similar features. Bike presence and usage in Aveiro tends to be more frequent than in other Portuguese cities. However, the last couple of decades have seen both progress and regress regarding the promotion of the usage of bikes, nonetheless the expansion of the cycling network and the introduction of two new bike-sharing systems, UAUBike and the BUGA II show that the interest in the promotion of this alternative transportation mode persists. The survey’s results demonstrate that the insecurity associated with the usage of bikes in the context of cities is seen as a deterrent both for cyclists and non-cyclists alike. The main conclusions to be had from the discussion of the motives to cycle demonstrate a few differences between both groups. Non-cyclists value increases in incentives to cycle, such as monetary incentives, and the expansion of the cities cycling network. However, cyclists highlighted the importance of environmental, health related and economic impacts that come from the usage of the bicycle. The knowledge obtained throughout the study allowed a few recommendations to be made for the promotion of the usage of bikes in the city of Aveiro. These tend to focus on improvements regarding cyclists’ security, by implementing measures such as traffic-calming and expanding the existing cycling network, as well as improvements in both information and communication between the agents that intend to promote the usage of this means of transport.2024-07-28T00:00:00Z2022-07-13T00:00:00Z2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34535porPortela, Miguel de Castro Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:53Zoai:ria.ua.pt:10773/34535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:53.896908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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