Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/2517 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma breve panorâmica da evolução do ensino superior, nas temáticas do ordenamento do território e do urbanismo, tendo em vista discutir métodos que permitam introduzir o contexto do mundo real nas aulas de planeamento do território e urbanismo. Neste quadro de referência, e decorrente dos resultados obtidos em experiências de leccionação vividas pelos autores, apresenta-se uma descrição de um modelo alternativo de aprendizagem. As questões ao nível do âmbito, duração lectiva e níveis de dificuldade das aulas, para além dos sistemas de ensino em que elas se inserem, não serão abordadas. Isto porque se procura, essencialmente, debater formas de incorporar, nas aulas de urbanismo e planeamento territorial, técnicas novas como as relativas à elaboração de planos territoriais não estáticos, à concepção de estratégias de actuação individual e ao nível dos procedimentos em grupo e à concretização de políticas espaciais e sua avaliação. Defende-se, então, a introdução de sistemas de apoio à decisão associados a sistemas de informação geográfica para efectuar análises exploratórias de estudos de caso reais. |
id |
RCAP_0e4622130fad60aa695fabfc7b916fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2517 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexãoEste artigo apresenta uma breve panorâmica da evolução do ensino superior, nas temáticas do ordenamento do território e do urbanismo, tendo em vista discutir métodos que permitam introduzir o contexto do mundo real nas aulas de planeamento do território e urbanismo. Neste quadro de referência, e decorrente dos resultados obtidos em experiências de leccionação vividas pelos autores, apresenta-se uma descrição de um modelo alternativo de aprendizagem. As questões ao nível do âmbito, duração lectiva e níveis de dificuldade das aulas, para além dos sistemas de ensino em que elas se inserem, não serão abordadas. Isto porque se procura, essencialmente, debater formas de incorporar, nas aulas de urbanismo e planeamento territorial, técnicas novas como as relativas à elaboração de planos territoriais não estáticos, à concepção de estratégias de actuação individual e ao nível dos procedimentos em grupo e à concretização de políticas espaciais e sua avaliação. Defende-se, então, a introdução de sistemas de apoio à decisão associados a sistemas de informação geográfica para efectuar análises exploratórias de estudos de caso reais.Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)Universidade do MinhoLourenço, JúliaDe Klein, Peter2001-012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/2517por"Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 10 (Jan. 2001). p. 67-76.0873-1152info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:31.326870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
title |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
spellingShingle |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão Lourenço, Júlia |
title_short |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
title_full |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
title_fullStr |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
title_full_unstemmed |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
title_sort |
Formação em ordenamento do território e urbanismo : uma reflexão |
author |
Lourenço, Júlia |
author_facet |
Lourenço, Júlia De Klein, Peter |
author_role |
author |
author2 |
De Klein, Peter |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Júlia De Klein, Peter |
description |
Este artigo apresenta uma breve panorâmica da evolução do ensino superior, nas temáticas do ordenamento do território e do urbanismo, tendo em vista discutir métodos que permitam introduzir o contexto do mundo real nas aulas de planeamento do território e urbanismo. Neste quadro de referência, e decorrente dos resultados obtidos em experiências de leccionação vividas pelos autores, apresenta-se uma descrição de um modelo alternativo de aprendizagem. As questões ao nível do âmbito, duração lectiva e níveis de dificuldade das aulas, para além dos sistemas de ensino em que elas se inserem, não serão abordadas. Isto porque se procura, essencialmente, debater formas de incorporar, nas aulas de urbanismo e planeamento territorial, técnicas novas como as relativas à elaboração de planos territoriais não estáticos, à concepção de estratégias de actuação individual e ao nível dos procedimentos em grupo e à concretização de políticas espaciais e sua avaliação. Defende-se, então, a introdução de sistemas de apoio à decisão associados a sistemas de informação geográfica para efectuar análises exploratórias de estudos de caso reais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01 2001-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/2517 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/2517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 10 (Jan. 2001). p. 67-76. 0873-1152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132195342778368 |