Auto-avaliação de uma escola básica 2º e 3º ciclos : aplicação do modelo CAF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3408 |
Resumo: | Na actualidade, está em curso uma grande reforma na Administração Pública, com vista à sua modernização e adaptação às necessidades de uma sociedade em permanente mudança. Neste contexto, a melhoria do serviço educativo prestado pelas escolas é essencial ao aumento dos níveis de qualificação dos alunos, como forma de dar resposta a um dos grandes problemas estruturais de Portugal. Assim, a avaliação e auto-avaliação do desempenho da escola tem ganho uma relevância crescente, no sentido de garantir um progresso permanente do sistema educativo, o qual só é realizável através de uma reflexão acerca dos procedimentos implementados, que se propõem a suprir as necessidades das escolas e a dar resposta às exigências da sociedade actual. Este projecto de investigação, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Pública, tem como finalidade dar o seu contributo para essa discussão, através da apresentação de um relatório de uma aplicação prática, do modelo CAF, a uma escola do ensino básico. A CAF foi desenhada para ser utilizada por todos os sectores da administração pública, pelas suas especificidades, bem como pelos diversos níveis de administração nacional, regional e local com o objectivo de ajudar as administrações públicas da União Europeia a compreender e utilizar as técnicas de gestão da qualidade, de modo a melhorarem o respectivo desempenho. Neste sentido, fazendo recurso à metodologia de estudo de caso, propõe-se fazer uma aplicação da ferramenta CAF a uma escola pública de Portugal continental, com base na metodologia usada no Projecto QUALIS, aplicado às escolas públicas, da Região Autónoma dos Açores. Apesar de algumas limitações associadas às condições de realização deste trabalho, foi possível concluir que, a aplicação do modelo CAF, proporciona um conjunto de instrumentos muito úteis, para o desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade do serviço educativo, prestado pela escola em estudo. É de realçar, igualmente, os benefícios que são proporcionados aos seus colaboradores directos e a todos os seus stakeholders, sendo no entanto de destacar, por motivos óbvios, os alunos, que são o motivo principal da existência da própria escola. Para que o modelo seja aplicado, com sucesso, é necessário, sobretudo, que os órgãos de gestão da escola e a maioria das pessoas, que nela exercem a sua actividade, estejam totalmente convictas, que é imprescindível a utilização regular, de processos de auto-avaliação, com vista à introdução de mudanças, que levem à melhoria da qualidade. ABSTRACT: Today, Public Administration is undergoing a profound reform that aims at its modernization and adapting to the needs of a society which is in constant change. In this context an improvement in educational services rendered by schools is imperative for the increase in the standards of students’ qualifications as a way to face one of Portugal’s structural problems. Thus, the assessment and self-assessment of the schools’ performance has become more relevant in the sense that it guarantees a permanent progress of the educational system. This is only possible by means of a reflection on the implemented practice, which proposes to meet the schools’ needs and respond to the demands of today’s society. In the context of the master’s degree in Public Administration and Management, this research project aims at contributing to the issue above, through the presentation of a report on a practical application of the CAF model to an elementary school. The CAF was designed to be used by all sectors of public administration, due to its specificness, and by diverse levels of national, regional and local administration with the objective of helping European Union administrations understand and use quality management techniques, in such a way that they will improve their respective performance. In this sense, resorting to case study methodology, we propose to apply the CAF tool to a Portuguese Continental public school based on the methodology used in the QUALIS project, applied to the public schools of the Azores. Despite some limitations linked to the conditions of the elaboration of this work, it was possible to conclude that the application of the CAF model provides a set of very useful tools for the development of procedures that will improve the quality of educational services, rendered by the school in the case study. It is also important to refer that the benefits that were afforded to their direct collaborators and to all their stakeholders. However we must highlight, for obvious reasons, the students, who are the main reason of the existence of schools. So that the model can be applied with success the school administrative board and the majority of the staff must be fully convinced that the regular usages of self-assessment processes are indispensable to the introduction of changes which will lead to the improvement in quality. |
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Este projecto de investigação, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Pública, tem como finalidade dar o seu contributo para essa discussão, através da apresentação de um relatório de uma aplicação prática, do modelo CAF, a uma escola do ensino básico. A CAF foi desenhada para ser utilizada por todos os sectores da administração pública, pelas suas especificidades, bem como pelos diversos níveis de administração nacional, regional e local com o objectivo de ajudar as administrações públicas da União Europeia a compreender e utilizar as técnicas de gestão da qualidade, de modo a melhorarem o respectivo desempenho. Neste sentido, fazendo recurso à metodologia de estudo de caso, propõe-se fazer uma aplicação da ferramenta CAF a uma escola pública de Portugal continental, com base na metodologia usada no Projecto QUALIS, aplicado às escolas públicas, da Região Autónoma dos Açores. Apesar de algumas limitações associadas às condições de realização deste trabalho, foi possível concluir que, a aplicação do modelo CAF, proporciona um conjunto de instrumentos muito úteis, para o desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade do serviço educativo, prestado pela escola em estudo. É de realçar, igualmente, os benefícios que são proporcionados aos seus colaboradores directos e a todos os seus stakeholders, sendo no entanto de destacar, por motivos óbvios, os alunos, que são o motivo principal da existência da própria escola. Para que o modelo seja aplicado, com sucesso, é necessário, sobretudo, que os órgãos de gestão da escola e a maioria das pessoas, que nela exercem a sua actividade, estejam totalmente convictas, que é imprescindível a utilização regular, de processos de auto-avaliação, com vista à introdução de mudanças, que levem à melhoria da qualidade. ABSTRACT: Today, Public Administration is undergoing a profound reform that aims at its modernization and adapting to the needs of a society which is in constant change. In this context an improvement in educational services rendered by schools is imperative for the increase in the standards of students’ qualifications as a way to face one of Portugal’s structural problems. Thus, the assessment and self-assessment of the schools’ performance has become more relevant in the sense that it guarantees a permanent progress of the educational system. This is only possible by means of a reflection on the implemented practice, which proposes to meet the schools’ needs and respond to the demands of today’s society. In the context of the master’s degree in Public Administration and Management, this research project aims at contributing to the issue above, through the presentation of a report on a practical application of the CAF model to an elementary school. The CAF was designed to be used by all sectors of public administration, due to its specificness, and by diverse levels of national, regional and local administration with the objective of helping European Union administrations understand and use quality management techniques, in such a way that they will improve their respective performance. In this sense, resorting to case study methodology, we propose to apply the CAF tool to a Portuguese Continental public school based on the methodology used in the QUALIS project, applied to the public schools of the Azores. Despite some limitations linked to the conditions of the elaboration of this work, it was possible to conclude that the application of the CAF model provides a set of very useful tools for the development of procedures that will improve the quality of educational services, rendered by the school in the case study. It is also important to refer that the benefits that were afforded to their direct collaborators and to all their stakeholders. However we must highlight, for obvious reasons, the students, who are the main reason of the existence of schools. So that the model can be applied with success the school administrative board and the majority of the staff must be fully convinced that the regular usages of self-assessment processes are indispensable to the introduction of changes which will lead to the improvement in quality.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:37:37Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3408porMonteiro, Joaquim Manuel de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:42Zoai:ria.ua.pt:10773/3408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:38.052975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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