A avaliação do desempenho estratégico : aplicação ao caso da Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Maria Adelaide Nogueira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1646
Resumo: Esta dissertação responde às especificidades do Mestrado em que foi realizado, na medida em que, conjuga as temáticas de gestão e de informação. É nesse sentido, uma dissertação que aborda a problemática da avaliação do desempenho institucional pelo uso de um tipo particular de indicadores: indicadores estratégicos. É ainda proposto adaptar uma ferramenta metodológica de gestão estratégica: o Balanced Scorecard, ao caso da Universidade de Aveiro, a fim de encontrar indicadores que traduzam o seu estado de arte relativamente à problemática do desempenho institucional. Os indicadores estratégicos, também denominados por factores críticos de sucesso são, considerados, nesta dissertação, os “barómetros” que informam se o “barco” se aproxima do destino (missão) nas melhores condições. A aplicação da metodologia Scorecard efectuou-se com sucesso, culminando na selecção sustentada de um conjunto de indicadores passíveis de avaliar o sucesso das estratégias institucionais. É desta forma possível quantificar a eficiência de concretização das decisões dos dirigentes, por forma a optimizar a afectação de recursos e pautar a sua actuação baseados em critérios de qualidade. Este cenário prende-se, nomeadamente, com as imposições do Processo de Bolonha que atribui às Universidades Europeias, logo também à Universidade de Aveiro, o papel de promotoras para a criação e difusão do conhecimento. Considera ainda este uma “arma” eficaz para potenciar o desenvolvimento da sociedade, bem como um veículo privilegiado para institucionalizar socialmente uma cultura para e pela “excelência”. ABSTRACT: The main objective of this thesis is to conjugate the management and information themes to respond to the specificity of the master that was worked for. In this way, this work discusses the institutional evaluation performance, trough the application of strategic indicators. For this purpose, the balance scorecard was applied to the University of Aveiro as a management strategic methodology, in order to find institutional state-ofthe- art evaluation performance indicators. The strategic indicators also denominated as successful critical factors are considered instruments to determinate “how well the boat reaches its destiny”. The Scorecard methodology was applied successfully, culminating in a sustainable selection of a few indicators to evaluate the institutional strategies success. In this way it is possible to quantify the efficiency of managers’ decisions, to optimize the resources affectation basead in a quality criterion. This scenario emerges from Bolonha’s Process which assigns European Universities the role of promoters of knowledge creation and diffusion. Moreover, it considers this on efficient weapon to promote society’s development as well as a privilege means to socially institutionalize a culture for excellence.
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