A relação entre a formação do professor bibliotecário e o trabalho desenvolvido entre a biblioteca escolar e a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sílvia Cristina dos Santos Marques da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11243
Resumo: A formação dos professores bibliotecários tem sido incentivada e valorizada pela Rede de Bibliotecas Escolares como propulsora de mais-valia e de boas práticas. Sem dúvida que a natureza do cargo acarreta inúmeras funções técnicas e pedagógicas para as quais a formação de base nem sempre oferece conhecimentos adequados, o que implica, necessariamente para o seu exercício, um investimento formativo em saberes e competências específicas. Verifica-se que o desenvolvimento formativo na área das bibliotecas escolares, tanto na modalidade contínua como modalidade de especialização, não se efetiva de igual modo para todos os professores bibliotecários, e que, por outro lado, as realidades escolares com que estes profissionais se deparam diariamente nas suas práticas são muito diferentes entre si, tendo em conta não só os contextos particulares de cada estabelecimento de ensino, mas também os próprios processos de trabalho que desenvolvem. Sendo importante para as escolas estabelecer dinâmicas de trabalho colaborativo, onde a cooperação dos diversos docentes deve contribuir para um melhor ensino e para uma melhor aprendizagem de saberes essenciais à formação de cidadãos capazes e responsáveis, consideramos pertinente investigar em que medida a formação dos professores bibliotecários se relaciona com o trabalho que é desenvolvido entre a biblioteca escolar e a sala de aula, de modo a complementar e a enriquecer as aprendizagens curriculares efetuadas pelos alunos. Neste intento, procedemos à realização da presente investigação que estudou, restringida às vicissitudes da situação atípica que decorre, a realidade de cinco professores bibliotecários que se encontram afetos a agrupamentos de escolas circunscritos à subregião do Alentejo Litoral. Para tal, realizámos um estudo de caso, de forma a compreender em profundidade o fenómeno em concreto, e utilizámos, enquanto instrumentos de recolha de dados, os inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões a que chegámos, não só contribuíram, como expectável, para o entendimento do papel da formação na articulação do trabalho entre a biblioteca escolar e a sala de aula, mas também, oportunamente, no nosso entender, para um melhor conhecimento da forma como se estabelece e como se desenvolve o trabalho realizado em cooperação entre os professores bibliotecários e os docentes disciplinares.
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Verifica-se que o desenvolvimento formativo na área das bibliotecas escolares, tanto na modalidade contínua como modalidade de especialização, não se efetiva de igual modo para todos os professores bibliotecários, e que, por outro lado, as realidades escolares com que estes profissionais se deparam diariamente nas suas práticas são muito diferentes entre si, tendo em conta não só os contextos particulares de cada estabelecimento de ensino, mas também os próprios processos de trabalho que desenvolvem. Sendo importante para as escolas estabelecer dinâmicas de trabalho colaborativo, onde a cooperação dos diversos docentes deve contribuir para um melhor ensino e para uma melhor aprendizagem de saberes essenciais à formação de cidadãos capazes e responsáveis, consideramos pertinente investigar em que medida a formação dos professores bibliotecários se relaciona com o trabalho que é desenvolvido entre a biblioteca escolar e a sala de aula, de modo a complementar e a enriquecer as aprendizagens curriculares efetuadas pelos alunos. Neste intento, procedemos à realização da presente investigação que estudou, restringida às vicissitudes da situação atípica que decorre, a realidade de cinco professores bibliotecários que se encontram afetos a agrupamentos de escolas circunscritos à subregião do Alentejo Litoral. Para tal, realizámos um estudo de caso, de forma a compreender em profundidade o fenómeno em concreto, e utilizámos, enquanto instrumentos de recolha de dados, os inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões a que chegámos, não só contribuíram, como expectável, para o entendimento do papel da formação na articulação do trabalho entre a biblioteca escolar e a sala de aula, mas também, oportunamente, no nosso entender, para um melhor conhecimento da forma como se estabelece e como se desenvolve o trabalho realizado em cooperação entre os professores bibliotecários e os docentes disciplinares.The training of library teachers has been encouraged and valued by the School Library Network as a driver of added value and good practices. Undoubtedly, the nature of the position entails numerous technical and pedagogical functions for which basic training does not always offer adequate knowledge, which implies, necessarily for its exercise, a training investment in specific knowledge and skills. It appears that the formative development in the area of school libraries, both in the continuous modality and in the specialization modality, is not equally effective for all library teachers, and that, on the other hand, the school realities that these professionals face daily in their practices are very different from each other, taking into account not only the particular contexts of each educational establishment, but also the work processes they develop. As it is important for schools to establish collaborative work dynamics, where the cooperation of different teachers must contribute to better teaching and better learning of essential knowledge for the formation of capable and responsible citizens, we consider it pertinent to investigate to what extent the training of library teachers it relates to the work that is developed between the school library and the classroom, in order to complement and enrich the curricular learning carried out by the students. In this attempt, we proceeded to carry out the present investigation which studied, restricted to the vicissitudes of the atypical situation that arises, the reality of five library teachers who are attached to groups of schools circumscribed to the sub-region of the Alentejo Litoral. To this end, we carried out a case study, in order to understand in depth the specific phenomenon, and used, as instruments of data collection, surveys by questionnaire and interview. The conclusions we reached, not only contributed, as expected, to the understanding of the role of training in the articulation of work between the school library and the classroom, but also, in our understanding, in due time, for a better understanding of how it is established and how the work carried out in cooperation between librarian teachers and disciplinary teachers is developed.Vasconcelos, Ana IsabelRepositório AbertoCosta, Sílvia Cristina dos Santos Marques da2021-10-11T15:44:58Z2021-09-232021-10-222021-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11243TID:202775500porCosta, Sílvia Cristina dos Santos Marques da - A relação entre a formação do professor bibliotecário e o trabalho desenvolvido entre a biblioteca escolar e a sala de aula [Em linha]: [S.l.]: [s.n.], 123 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:40Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:42.815727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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