A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eufrásio, Sabrina Clavé
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67769
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado no Instituto Estadual Rio Branco – RS, analisando a interação aluno-professor-bibliotecário no Ensino Médio. Aponta algumas características da biblioteca escolar e apresenta o papel de cada ator (aluno-professor-bibliotecário) nas atividades do processo pedagógico da escola pública. Aborda a importância da interação e do compartilhamento em grupo realizando a troca de experiências e informações para a construção de uma aprendizagem dinâmica, atendendo as reais necessidades de seus sujeitos envolvidos no processo. A aplicação do instrumento de pesquisa – a entrevista – propiciou as sugestões, a partir da análise dos resultados obtidos, para a realização da interação entre os atores desse processo no ambiente da escola, incluindo a biblioteca escolar.
id UFRGS-2_f24dec4f07b8e38dc94828d6194de780
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Eufrásio, Sabrina ClavéMoro, Eliane Lourdes da Silva2013-03-19T01:41:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/67769000550341O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado no Instituto Estadual Rio Branco – RS, analisando a interação aluno-professor-bibliotecário no Ensino Médio. Aponta algumas características da biblioteca escolar e apresenta o papel de cada ator (aluno-professor-bibliotecário) nas atividades do processo pedagógico da escola pública. Aborda a importância da interação e do compartilhamento em grupo realizando a troca de experiências e informações para a construção de uma aprendizagem dinâmica, atendendo as reais necessidades de seus sujeitos envolvidos no processo. A aplicação do instrumento de pesquisa – a entrevista – propiciou as sugestões, a partir da análise dos resultados obtidos, para a realização da interação entre os atores desse processo no ambiente da escola, incluindo a biblioteca escolar.The present work presents a study of case carried through in the State Institute Rio Branco - RS, analyzing the interaction pupil-professor-librarian in Average Ensino. It points some characteristics of the pertaining to school library and presents the paper of each actor (pupil-professor-librarian) in the activities of the pedagogical process of the public school. It approaches the importance of the interaction and the sharing in group carrying through the exchange of experiences and information for the construction of a dynamic learning, taking care of the real necessities of its involved citizens in the process. The application of the research instrument - the interview - propitiated the suggestions, from the analysis of the gotten results, for the accomplishment of the interaction enters the actors of this process in the environment of the school, including the pertaining to school library.application/pdfporBiblioteca escolarBibliotecárioSchool libraryLibrarianInteraction teacher-pupil-librarianA interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550341.pdf000550341.pdfTexto completoapplication/pdf316901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/1/000550341.pdff6a702a1467ba038ed84bdb5e36f91deMD51TEXT000550341.pdf.txt000550341.pdf.txtExtracted Texttext/plain68742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/2/000550341.pdf.txt1d088340a80f4f3c08a32915233990ecMD52THUMBNAIL000550341.pdf.jpg000550341.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/3/000550341.pdf.jpg7aa3bb9163946999e74f727393d7ebd9MD5310183/677692018-10-23 09:22:15.553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:22:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
title A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
spellingShingle A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
Eufrásio, Sabrina Clavé
Biblioteca escolar
Bibliotecário
School library
Librarian
Interaction teacher-pupil-librarian
title_short A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
title_full A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
title_fullStr A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
title_full_unstemmed A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
title_sort A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
author Eufrásio, Sabrina Clavé
author_facet Eufrásio, Sabrina Clavé
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eufrásio, Sabrina Clavé
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Bibliotecário
topic Biblioteca escolar
Bibliotecário
School library
Librarian
Interaction teacher-pupil-librarian
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Librarian
Interaction teacher-pupil-librarian
description O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado no Instituto Estadual Rio Branco – RS, analisando a interação aluno-professor-bibliotecário no Ensino Médio. Aponta algumas características da biblioteca escolar e apresenta o papel de cada ator (aluno-professor-bibliotecário) nas atividades do processo pedagógico da escola pública. Aborda a importância da interação e do compartilhamento em grupo realizando a troca de experiências e informações para a construção de uma aprendizagem dinâmica, atendendo as reais necessidades de seus sujeitos envolvidos no processo. A aplicação do instrumento de pesquisa – a entrevista – propiciou as sugestões, a partir da análise dos resultados obtidos, para a realização da interação entre os atores desse processo no ambiente da escola, incluindo a biblioteca escolar.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-19T01:41:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000550341
url http://hdl.handle.net/10183/67769
identifier_str_mv 000550341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/1/000550341.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/2/000550341.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/3/000550341.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6a702a1467ba038ed84bdb5e36f91de
1d088340a80f4f3c08a32915233990ec
7aa3bb9163946999e74f727393d7ebd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447101229760512