A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67769 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado no Instituto Estadual Rio Branco – RS, analisando a interação aluno-professor-bibliotecário no Ensino Médio. Aponta algumas características da biblioteca escolar e apresenta o papel de cada ator (aluno-professor-bibliotecário) nas atividades do processo pedagógico da escola pública. Aborda a importância da interação e do compartilhamento em grupo realizando a troca de experiências e informações para a construção de uma aprendizagem dinâmica, atendendo as reais necessidades de seus sujeitos envolvidos no processo. A aplicação do instrumento de pesquisa – a entrevista – propiciou as sugestões, a partir da análise dos resultados obtidos, para a realização da interação entre os atores desse processo no ambiente da escola, incluindo a biblioteca escolar. |
id |
UFRGS-2_f24dec4f07b8e38dc94828d6194de780 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67769 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Eufrásio, Sabrina ClavéMoro, Eliane Lourdes da Silva2013-03-19T01:41:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/67769000550341O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado no Instituto Estadual Rio Branco – RS, analisando a interação aluno-professor-bibliotecário no Ensino Médio. Aponta algumas características da biblioteca escolar e apresenta o papel de cada ator (aluno-professor-bibliotecário) nas atividades do processo pedagógico da escola pública. Aborda a importância da interação e do compartilhamento em grupo realizando a troca de experiências e informações para a construção de uma aprendizagem dinâmica, atendendo as reais necessidades de seus sujeitos envolvidos no processo. A aplicação do instrumento de pesquisa – a entrevista – propiciou as sugestões, a partir da análise dos resultados obtidos, para a realização da interação entre os atores desse processo no ambiente da escola, incluindo a biblioteca escolar.The present work presents a study of case carried through in the State Institute Rio Branco - RS, analyzing the interaction pupil-professor-librarian in Average Ensino. It points some characteristics of the pertaining to school library and presents the paper of each actor (pupil-professor-librarian) in the activities of the pedagogical process of the public school. It approaches the importance of the interaction and the sharing in group carrying through the exchange of experiences and information for the construction of a dynamic learning, taking care of the real necessities of its involved citizens in the process. The application of the research instrument - the interview - propitiated the suggestions, from the analysis of the gotten results, for the accomplishment of the interaction enters the actors of this process in the environment of the school, including the pertaining to school library.application/pdfporBiblioteca escolarBibliotecárioSchool libraryLibrarianInteraction teacher-pupil-librarianA interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550341.pdf000550341.pdfTexto completoapplication/pdf316901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/1/000550341.pdff6a702a1467ba038ed84bdb5e36f91deMD51TEXT000550341.pdf.txt000550341.pdf.txtExtracted Texttext/plain68742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/2/000550341.pdf.txt1d088340a80f4f3c08a32915233990ecMD52THUMBNAIL000550341.pdf.jpg000550341.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/3/000550341.pdf.jpg7aa3bb9163946999e74f727393d7ebd9MD5310183/677692018-10-23 09:22:15.553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:22:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco |
title |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco |
spellingShingle |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco Eufrásio, Sabrina Clavé Biblioteca escolar Bibliotecário School library Librarian Interaction teacher-pupil-librarian |
title_short |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco |
title_full |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco |
title_fullStr |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco |
title_full_unstemmed |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco |
title_sort |
A interação dos atores : aluno-professor-bibliotecário no cenário do ensino médio : estudo de caso na biblioteca do Instituto Estadual Rio Branco |
author |
Eufrásio, Sabrina Clavé |
author_facet |
Eufrásio, Sabrina Clavé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eufrásio, Sabrina Clavé |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Bibliotecário |
topic |
Biblioteca escolar Bibliotecário School library Librarian Interaction teacher-pupil-librarian |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library Librarian Interaction teacher-pupil-librarian |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado no Instituto Estadual Rio Branco – RS, analisando a interação aluno-professor-bibliotecário no Ensino Médio. Aponta algumas características da biblioteca escolar e apresenta o papel de cada ator (aluno-professor-bibliotecário) nas atividades do processo pedagógico da escola pública. Aborda a importância da interação e do compartilhamento em grupo realizando a troca de experiências e informações para a construção de uma aprendizagem dinâmica, atendendo as reais necessidades de seus sujeitos envolvidos no processo. A aplicação do instrumento de pesquisa – a entrevista – propiciou as sugestões, a partir da análise dos resultados obtidos, para a realização da interação entre os atores desse processo no ambiente da escola, incluindo a biblioteca escolar. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-19T01:41:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67769 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000550341 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67769 |
identifier_str_mv |
000550341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/1/000550341.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/2/000550341.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67769/3/000550341.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6a702a1467ba038ed84bdb5e36f91de 1d088340a80f4f3c08a32915233990ec 7aa3bb9163946999e74f727393d7ebd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101229760512 |