A study on the feasibility of implementing a quality management system, based on the European for Quality Management (EFQM) model in a school of engineering
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10105 |
Resumo: | Introdução: Atualmente, e num contexto competitivo, as Instituições de Ensino Superior (IES) dependem cada vez mais da qualidade dos seus serviços prestados, não só para satisfazer os seus diferentes stakeholders, como também, para atrair financiamento. Deste modo, as IES tendem a incorporar na sua estratégia, Sistemas Internos de Gestão da Qualidade (SIGQ), com vista a uma melhoria continua do seu desempenho. Este trabalho pretende analisar a aplicabilidade de uma IES, baseada no modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM), através da sua implementação numa IES publica Portuguesa. Objetivos: Contribuir com uma análise critica da aplicabilidade de um SIGQ no desempenho organizacional de uma IES, baseado no modelo EFQM, e implementado numa IES publica. Métodos: Revisão bibliográfica da aplicabilidade de SIGQ’s em IES, incluindo o modelo EFQM. Recurso a ao caso de estudo, análise documental e entrevistas com elementos intervenientes no estudo. Resultados: Foram obtidos um conjunto de vantagens e dificuldades. Para as dificuldades obtidas, foi proposto um conjunto de sugestões para a sua superação. Conclusões: A aplicação do SIGQ na IES em estudo, revelou-se proveitosa, devido a um conjunto de vantagens percepcionadas, entre as quais, o aumento da eficiência organizacional. Para cada uma das desvantagens identificadas no estudo, foi proposto um conjunto de soluções para a sua mitigação, permitindo deste modo, reforçar o potêncial de aplicaçao do modelo EFQM numa IES. Introduction: Currently, and in a competitive context, Higher Education Institutions (HEIs) increasingly depend on the quality of their services, not only to satisfy their different stakeholders, but also to attract funding. In this way, HEIs tend to incorporate Internal Quality Management Systems (IQMS) into their strategy with a view to the continuous improvement of their performance. This work intends to analyze the applicability of an HEI, based on the European Foundation for Quality Management (EFQM) model, through its implementation in a public Portuguese HEI. Objectives: Contribute to a critical analysis of the applicability of an IQMS in the organizational performance of an HEI, based on the EFQM model, and implemented in a published HEI. Methods: A number of advantages and difficulties were obtained. For the difficulties obtained, it was proposed a set of suggestions for its overcoming. Results: A number of advantages and difficulties were obtained. For the difficulties obtained, it was proposed a set of suggestions for its overcoming. Conclusions: The application of the SIGQ in the HEI under study, proved to be beneficial, due to a set of perceived advantages, among them, the increase of the organizational efficiency. For each one of the disadvantages identified in the study, a set of solutions was proposed for its mitigation, thus allowing to reinforce the potential of applying the EFQM model in an HEI. |
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A study on the feasibility of implementing a quality management system, based on the European for Quality Management (EFQM) model in a school of engineeringUm estudo sobre a viabilidade da implementação de um sistema de gestão de qualidade, baseado no modelo European for Quality Management (EFQM) numa escola de engenhariaTQMMelhoria ContinuaAutoavaliaçãoEFQMEnsino SuperiorContinuous improvementSelf-assessmentHigh EducationIntrodução: Atualmente, e num contexto competitivo, as Instituições de Ensino Superior (IES) dependem cada vez mais da qualidade dos seus serviços prestados, não só para satisfazer os seus diferentes stakeholders, como também, para atrair financiamento. Deste modo, as IES tendem a incorporar na sua estratégia, Sistemas Internos de Gestão da Qualidade (SIGQ), com vista a uma melhoria continua do seu desempenho. Este trabalho pretende analisar a aplicabilidade de uma IES, baseada no modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM), através da sua implementação numa IES publica Portuguesa. Objetivos: Contribuir com uma análise critica da aplicabilidade de um SIGQ no desempenho organizacional de uma IES, baseado no modelo EFQM, e implementado numa IES publica. Métodos: Revisão bibliográfica da aplicabilidade de SIGQ’s em IES, incluindo o modelo EFQM. Recurso a ao caso de estudo, análise documental e entrevistas com elementos intervenientes no estudo. Resultados: Foram obtidos um conjunto de vantagens e dificuldades. Para as dificuldades obtidas, foi proposto um conjunto de sugestões para a sua superação. Conclusões: A aplicação do SIGQ na IES em estudo, revelou-se proveitosa, devido a um conjunto de vantagens percepcionadas, entre as quais, o aumento da eficiência organizacional. Para cada uma das desvantagens identificadas no estudo, foi proposto um conjunto de soluções para a sua mitigação, permitindo deste modo, reforçar o potêncial de aplicaçao do modelo EFQM numa IES. Introduction: Currently, and in a competitive context, Higher Education Institutions (HEIs) increasingly depend on the quality of their services, not only to satisfy their different stakeholders, but also to attract funding. In this way, HEIs tend to incorporate Internal Quality Management Systems (IQMS) into their strategy with a view to the continuous improvement of their performance. This work intends to analyze the applicability of an HEI, based on the European Foundation for Quality Management (EFQM) model, through its implementation in a public Portuguese HEI. Objectives: Contribute to a critical analysis of the applicability of an IQMS in the organizational performance of an HEI, based on the EFQM model, and implemented in a published HEI. Methods: A number of advantages and difficulties were obtained. For the difficulties obtained, it was proposed a set of suggestions for its overcoming. Results: A number of advantages and difficulties were obtained. For the difficulties obtained, it was proposed a set of suggestions for its overcoming. Conclusions: The application of the SIGQ in the HEI under study, proved to be beneficial, due to a set of perceived advantages, among them, the increase of the organizational efficiency. For each one of the disadvantages identified in the study, a set of solutions was proposed for its mitigation, thus allowing to reinforce the potential of applying the EFQM model in an HEI.Instituto Poilitécnico de ViseuRCIPLSantos, RicardoAbreu, António2019-06-03T08:12:08Z2019-05-302019-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10105engSANTOS, Ricardo; ABREU, António – A study on the feasibility of implementing a quality management system, based on the European for Quality Management (EFQM) model in a school of engineering. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health. ISSN 1647-662X. Série 2, N.º 9 (2019), pp. 25-381647-662Xhttps://doi.org/10.29352/mill0209.02.00232info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:35.234251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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