Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/25096 |
Resumo: | Publicado em "Sistemas e tecnologias de informação: atas da 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação", vol.1 |
id |
RCAP_0e69f721552606a4c49b308977b75461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25096 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superiorAmbiente virtual de aprendizagemRecursos digitaisEnsino superiorVirtual learning environmentDigital resourcesHigher educationPublicado em "Sistemas e tecnologias de informação: atas da 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação", vol.1Os ambientes virtuais de aprendizagem têm vindo a ganhar força em todos os níveis de ensino e de uma forma particular no Ensino Superior. Com este artigo procura-se identificar a valorização que uma amostra de professores do ensino superior fez relativamente: à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas suas unidades curriculares, às características dos recursos digitais associados ao ambiente Sakai e à disponibilização de recursos digitais nesse ambiente. Os dados foram obtidos por questionário, salientando-se como aspetos mais valorizados da utilização das TIC nas unidades curriculares a disponibilização e o acesso a recursos, bem como poupar tempo; as características dos recursos digitais mais valorizadas foram a acessibilidade e a facilidade de utilização; na disponibilização de recursos os aspetos mais valorizados foram a publicação de informações gerais e a publicação de recursos digitais da unidade curricular.Virtual learning environments have become more and more important in all levels of education, especially in Higher Education. With this paper we intend to identify the appreciation that a sample of university teachers made regarding the use of information and communication technologies (ICT) in their courses, the characteristics of digital resources associated with the Sakai environment and the availability of digital resources in that environment. Data were obtained using an online survey. The results obtained indicate that the most valued aspects of using ICT within the courses were the resources availability and access as well as time saving. The most valued characteristics of digital resources were their accessibility and easy use. With respect to resources availability, the most valued were the publishing of general information and of course-related digital resources.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) - UI 317 da FCTAssociação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)Universidade do MinhoMorais, CarlosAlves, PauloMiranda, Luísa20132013-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/25096por978-989-96247-9-5http://www.aisti.eu/cisti2013/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-27T01:22:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-27T01:22:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior |
title |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior |
spellingShingle |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior Morais, Carlos Ambiente virtual de aprendizagem Recursos digitais Ensino superior Virtual learning environment Digital resources Higher education |
title_short |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior |
title_full |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior |
title_fullStr |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior |
title_sort |
Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino superior |
author |
Morais, Carlos |
author_facet |
Morais, Carlos Alves, Paulo Miranda, Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Paulo Miranda, Luísa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Carlos Alves, Paulo Miranda, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Recursos digitais Ensino superior Virtual learning environment Digital resources Higher education |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Recursos digitais Ensino superior Virtual learning environment Digital resources Higher education |
description |
Publicado em "Sistemas e tecnologias de informação: atas da 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação", vol.1 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/25096 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/25096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-96247-9-5 http://www.aisti.eu/cisti2013/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544539400830976 |