e-Escola: a plataforma escola Virtual: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Mariana Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1675
Resumo: A Escola Virtual é um ambiente virtual de aprendizagem, AVA, da responsabilidade da Porto Editora, cujo objetivo principal é disponibilizar a toda a comunidade educativa métodos de ensino aprendizagem mais atrativos e eficazes, orientados para o sucesso escolar dos alunos, com coadjuvação de recursos digitais de aprendizagem. É uma plataforma de e-learning colaborativa, que pretende auxiliar os professores na lecionação, os alunos na sua aprendizagem e autoaprendizagem e os encarregados de educação que procuram conteúdos que complementem a aprendizagem dos seus educandos. A evolução das TIC, a importância que elas têm no processo de ensino aprendizagem, e tendo em conta que os AVA são ferramentas inovadoras para agilizarem o processo educativo, este estudo tem como objetivo principal analisar a satisfação dos professores, alunos e encarregados de educação em relação à Escola Virtual, verificar se o seu uso tem impactos na aprendizagem e na motivação dos alunos, bem como identificar dificuldades/constrangimentos com a utilização deste recurso pelos diferentes intervenientes, quer em contexto de sala de aula, quer como complemento à aula. Procedeu-se a um estudo de caso que envolveu os alunos das turmas do 6º, 7º e 9º anos do ensino básico, professores e encarregados de educação da escola Didáxis Cooperativa de Ensino- Riba de Ave, no ano letivo 2011/2012. O estudo permitiu concluir que a Escola Virtual é aceite com satisfação na comunidade escolar, tanto por encarregados de educação, como por alunos e professores, pois estes consideram que de uma forma geral tem impactos positivos na aprendizagem e motivação dos alunos, já que a Escola Virtual é um recurso de estímulo e facilitador de aprendizagem que por sua vez contribui para melhores resultados escolares. Por outro lado, permitiu também concluir que a Escola Virtual ainda apresenta alguns constrangimentos para os seus utilizadores, principalmente para os professores, ao nível de recursos existentes para as diferentes disciplinas, e para os encarregados de educação, pelo preço a pagar pela subscrição da plataforma.
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