Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Carla
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira,João, Alves,Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200013
Resumo: Recentemente, tem-se verificado um interesse cada vez maior pelo Marketing Relacional (MR), pois tem-se apresentado como uma resposta estratégica às empresas na obtenção de vantagens competitivas através da criação de interdependência, de confiança e de compromisso entre a empresa e o cliente. Parece clara a importância do MR para as empresas em geral e para as empresas de serviços em particular, tais como as de turismo rural, onde o serviço é inerentemente mais relacional. As empresas de turismo rural, com a grande variedade de oferta de destinos e estabelecimentos, vêem dificultada a fidelização de clientes. O conhecimento tácito dos colaboradores, resultado das interacções estabelecidas com os clientes, pode permitir obter e manter a satisfação dos clientes em utilizações/visitas posteriores. Neste sentido, esta investigação visa estabelecer uma proposta de modelo relacional para o turismo rural, centrada no conhecimento tácito como vantagem e variável inovadora.
id RCAP_0e6e489e901c3c3ff3d66f77577e1412
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-99112010000200013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo RuralMarketing RelacionalConhecimento TácitoVantagem CompetitivaRecentemente, tem-se verificado um interesse cada vez maior pelo Marketing Relacional (MR), pois tem-se apresentado como uma resposta estratégica às empresas na obtenção de vantagens competitivas através da criação de interdependência, de confiança e de compromisso entre a empresa e o cliente. Parece clara a importância do MR para as empresas em geral e para as empresas de serviços em particular, tais como as de turismo rural, onde o serviço é inerentemente mais relacional. As empresas de turismo rural, com a grande variedade de oferta de destinos e estabelecimentos, vêem dificultada a fidelização de clientes. O conhecimento tácito dos colaboradores, resultado das interacções estabelecidas com os clientes, pode permitir obter e manter a satisfação dos clientes em utilizações/visitas posteriores. Neste sentido, esta investigação visa estabelecer uma proposta de modelo relacional para o turismo rural, centrada no conhecimento tácito como vantagem e variável inovadora.Instituto Politécnico do Cávado e do Ave2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200013Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos n.14 2010reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200013Pereira,CarlaFerreira,JoãoAlves,Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:19:34Zoai:scielo:S1645-99112010000200013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:15.943166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
title Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
spellingShingle Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
Pereira,Carla
Marketing Relacional
Conhecimento Tácito
Vantagem Competitiva
title_short Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
title_full Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
title_fullStr Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
title_full_unstemmed Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
title_sort Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural
author Pereira,Carla
author_facet Pereira,Carla
Ferreira,João
Alves,Helena
author_role author
author2 Ferreira,João
Alves,Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Carla
Ferreira,João
Alves,Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Relacional
Conhecimento Tácito
Vantagem Competitiva
topic Marketing Relacional
Conhecimento Tácito
Vantagem Competitiva
description Recentemente, tem-se verificado um interesse cada vez maior pelo Marketing Relacional (MR), pois tem-se apresentado como uma resposta estratégica às empresas na obtenção de vantagens competitivas através da criação de interdependência, de confiança e de compromisso entre a empresa e o cliente. Parece clara a importância do MR para as empresas em geral e para as empresas de serviços em particular, tais como as de turismo rural, onde o serviço é inerentemente mais relacional. As empresas de turismo rural, com a grande variedade de oferta de destinos e estabelecimentos, vêem dificultada a fidelização de clientes. O conhecimento tácito dos colaboradores, resultado das interacções estabelecidas com os clientes, pode permitir obter e manter a satisfação dos clientes em utilizações/visitas posteriores. Neste sentido, esta investigação visa estabelecer uma proposta de modelo relacional para o turismo rural, centrada no conhecimento tácito como vantagem e variável inovadora.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200013
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
dc.source.none.fl_str_mv Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos n.14 2010
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137345957527552