Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ricardo João Churro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/26016
Resumo: Relatório de projeto aplicado do Mestrado em Ciências Empresariais no Ramo Gestão de PME
id RCAP_0e7b0fc3f553faefdf1b4bf56676b6f9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/26016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvelMicroPequenas e Médias empresasSetor automóvelEmpreendedorModelo de negóciosBusiness Model CanvasAnálise SWOTSmall and Medium-Sized BusinessesAutomotive SectorBusiness ModelBusiness Model CanvasSWOT AnalysisRelatório de projeto aplicado do Mestrado em Ciências Empresariais no Ramo Gestão de PMEAs micro, pequenas e médias empresas desempenham um papel importante na economia Portuguesa, sendo estas uma das impulsionadoras do tecido económico, contribuindo em grande escala para o crescimento e sustentabilidade da economia, tornando-se importante pela criação de emprego. Pretende-se com este projeto aplicado criar um do modelo de negócio para uma micro empresa recém-criada do setor automóvel e analisar a relevância deste tendo em conta o meio envolvente. Tendo em conta a metodologia do projeto aplicado e fazendo uso da estrutura analítica do Business Model Canvas proposto por Osterwalder e Pigneur (2010), será criado o modelo de negócio da Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, para que posteriormente seja efetuada a avaliação interna da empresa, forças e fraquezas e a avaliação da posição da empresa face ao meio envolvente, oportunidades e ameaças. Nesse sentido foi efetuada a caracterização do modelo de negócios da empresa Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, tendo em conta os nove blocos que constitui o modelo de negócios Canvas: 1. Estrutura de Custos; 2. Fontes de Rendimento; 3. Segmento de Clientes; 4. Canais; 5. Relações com os Clientes; 6. Parceiros Principais; 7. Atividades Principais; 8. Recursos Principais; 9. Proposta de Valor, bem como o diagnóstico de cada um desses blocos, através de uma análise SWOT, o que permitiu construir uma visão global sobre o modelo e o posicionamento da empresa face aos clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio. Contudo, é possível referir que a empresa Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, depois do seu modelo de negócios criado, poderá ter mais possibilidade de crescimento e de desenvolvimento, uma vez que após a descrição e análise deste é possível verificar todos os aspetos positivos e negativos de forma a direcionar as estratégias.Micro, small and medium-sized enterprises play an important role in the Portuguese economy, which are the main drivers of the economic fabric, contributing in large measure to the growth and sustainability of the economy, becoming the main responsible for job creation. The aim of this project is to create one of the business model for a newly created micro-enterprise of the automotive sector and to analyze the relevance of this taking into account the surrounding environment. Taking into account the methodology of the case study and making use of the analytical structure of the Business Model Canvas proposed by Osterwalder and Pigneur (2010), the business model of Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA will be created so that later the internal evaluation the company's strengths and weaknesses and the assessment of the company's position vis-à-vis the environment, opportunities and threats. In this sense, the business model of the company Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA was characterized, taking into account the nine blocks that constitute the Canvas business model: 1. Structure of Costs; 2. Sources of Income; 3. Segment of Clients; 4. Channels; 5. Relations with Clients; 6. Major Partners; 7. Main Activities; 8. Key Features; 9. Proposal of Value, as well as the diagnosis of each of these blocks, through a SWOT analysis, which allowed to build a global view on the model and the positioning of the company vis-à-vis customers, suppliers and other business partners. However, it is possible to mention that the company Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, after its created business model, may have more possibility of growth and development, since after the description and analysis of this it is possible to verify all the positive aspects and strategies.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisBucha, AgostinhoRepositório ComumPinheiro, Ricardo João Churro2019-02-01T15:14:13Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/26016TID:202163318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/26016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:37.427103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
title Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
spellingShingle Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
Pinheiro, Ricardo João Churro
Micro
Pequenas e Médias empresas
Setor automóvel
Empreendedor
Modelo de negócios
Business Model Canvas
Análise SWOT
Small and Medium-Sized Businesses
Automotive Sector
Business Model
Business Model Canvas
SWOT Analysis
title_short Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
title_full Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
title_fullStr Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
title_full_unstemmed Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
title_sort Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel
author Pinheiro, Ricardo João Churro
author_facet Pinheiro, Ricardo João Churro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bucha, Agostinho
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ricardo João Churro
dc.subject.por.fl_str_mv Micro
Pequenas e Médias empresas
Setor automóvel
Empreendedor
Modelo de negócios
Business Model Canvas
Análise SWOT
Small and Medium-Sized Businesses
Automotive Sector
Business Model
Business Model Canvas
SWOT Analysis
topic Micro
Pequenas e Médias empresas
Setor automóvel
Empreendedor
Modelo de negócios
Business Model Canvas
Análise SWOT
Small and Medium-Sized Businesses
Automotive Sector
Business Model
Business Model Canvas
SWOT Analysis
description Relatório de projeto aplicado do Mestrado em Ciências Empresariais no Ramo Gestão de PME
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-01T15:14:13Z
2019-01
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/26016
TID:202163318
url http://hdl.handle.net/10400.26/26016
identifier_str_mv TID:202163318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135372789153792