A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Maria João Cabral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39443
Resumo: O termo modelo de negócio é um conceito utilizado há muitos anos, relevante para a criação de negócios de sucesso. Este estudo centra-se no paradigma de modelo de negócio que descreve a forma de criação, entrega e captação de valor pelas organizações (Osterwalder & Pigneur, 2010). Assim, este estudo procura analisar, mapear e avaliar o modelo de negócio implementado pelo Grupo Rangel: Departamento de Global Sales, de forma a percecionar as vantagens e desvantagens do modelo de negócio aplicado atualmente e determinar um conjunto de sugestões para uma futura implementação. Num primeiro momento foi realizada uma organização e sistematização da literatura referente à origem e desenvolvimento do conceito de modelo de negócio, modelo de negócio sustentável, business model canvas, inovação e métodos de avaliação de um modelo de negócio, possibilitando, assim, a elaboração de um enquadramento teórico com foco nos conceitos nucleares presentes na literatura, para depois estes serem aplicados num caso real de uma empresa, com a intenção de perceber como se ajustam e se adequam a esse contexto. Num segundo momento, realizou-se uma introdução e uma descrição do Grupo Rangel e do departamento de Global Sales e dos respetivos processos. Num terceiro momento procedeu-se à realização de entrevistas baseadas no questionário desenvolvido pelos autores Osterwalder e Pigneur (2010), visando a recolha de opinião de elementos corporativos sobre o modelo de negócio implementado atualmente, para, posteriormente, este ser avaliado e analisado de uma forma quantitativa através de um questionário baseado na SWOT. Os resultados obtidos com a investigação permitiram desenvolver algumas sugestões, de forma a obter uma melhor competitividade no mercado. Os resultados finais obtidos demonstraram a confirmação do potencial da abordagem de avaliação do business model canvas no departamento de Global Sales através da análise SWOT, propostas por Osterwalder e Pigneur (2010).
id RCAP_e3b774efa97f3558af759f4e9c3ed378
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global SalesModelo de negócioBusiness model CanvasAnálise SWOTBusiness modelSWOT AnalysisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO termo modelo de negócio é um conceito utilizado há muitos anos, relevante para a criação de negócios de sucesso. Este estudo centra-se no paradigma de modelo de negócio que descreve a forma de criação, entrega e captação de valor pelas organizações (Osterwalder & Pigneur, 2010). Assim, este estudo procura analisar, mapear e avaliar o modelo de negócio implementado pelo Grupo Rangel: Departamento de Global Sales, de forma a percecionar as vantagens e desvantagens do modelo de negócio aplicado atualmente e determinar um conjunto de sugestões para uma futura implementação. Num primeiro momento foi realizada uma organização e sistematização da literatura referente à origem e desenvolvimento do conceito de modelo de negócio, modelo de negócio sustentável, business model canvas, inovação e métodos de avaliação de um modelo de negócio, possibilitando, assim, a elaboração de um enquadramento teórico com foco nos conceitos nucleares presentes na literatura, para depois estes serem aplicados num caso real de uma empresa, com a intenção de perceber como se ajustam e se adequam a esse contexto. Num segundo momento, realizou-se uma introdução e uma descrição do Grupo Rangel e do departamento de Global Sales e dos respetivos processos. Num terceiro momento procedeu-se à realização de entrevistas baseadas no questionário desenvolvido pelos autores Osterwalder e Pigneur (2010), visando a recolha de opinião de elementos corporativos sobre o modelo de negócio implementado atualmente, para, posteriormente, este ser avaliado e analisado de uma forma quantitativa através de um questionário baseado na SWOT. Os resultados obtidos com a investigação permitiram desenvolver algumas sugestões, de forma a obter uma melhor competitividade no mercado. Os resultados finais obtidos demonstraram a confirmação do potencial da abordagem de avaliação do business model canvas no departamento de Global Sales através da análise SWOT, propostas por Osterwalder e Pigneur (2010).The term business model is a concept used for many years, relevant to the creation of successful businesses. This study focuses on the business model paradigm that describes how organizations create, deliver and capture value (Osterwalder & Pigneur, 2010). Thus, this study seeks to analyze, map and evaluate the business model implemented by Rangel: Department of Global Sales, in order to perceive the advantages and disadvantages of the business model currently applied and determine a set of suggestions for a future implementation. At first, an organization and systematization of the literature was carried out regarding the origin and development of the business model, sustainable business model, business model canvas, innovation and evaluation of a business model, enabling the elaboration of a theoretical framework focusing on the core concepts present in the literature, to then be applied in a real case of a company, with the intention of understanding how they fit and adapt to this context. Secondly, there was an introduction and description of the Rangel Group and the Global Sales department and the respective processes. In a third moment, interviews were carried out based on the questionnaire developed by the authors Osterwalder and Pigneur (2010), aiming to collect the opinion of corporate elements about the currently implemented business model, to later be evaluated in a quantitative way through a quiz based on SWOT. The results obtained with the investigation allowed us to develop a proposal for a business model, in order to obtain better competitiveness in the market. The final results obtained demonstrated the confirmation of the potential of the evaluation method of business model canvas in Global Sales department through the SWOT analysis, approaches proposed by Osterwalder and Pigneur (2010).Rebelo, Luís Francisco de Gouveia Durão PinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAfonso, Maria João Cabral2022-11-30T11:29:02Z2022-10-132022-072022-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39443TID:203088603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:17.244183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
title A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
spellingShingle A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
Afonso, Maria João Cabral
Modelo de negócio
Business model Canvas
Análise SWOT
Business model
SWOT Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
title_full A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
title_fullStr A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
title_full_unstemmed A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
title_sort A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales
author Afonso, Maria João Cabral
author_facet Afonso, Maria João Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Luís Francisco de Gouveia Durão Pina
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Maria João Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de negócio
Business model Canvas
Análise SWOT
Business model
SWOT Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Modelo de negócio
Business model Canvas
Análise SWOT
Business model
SWOT Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O termo modelo de negócio é um conceito utilizado há muitos anos, relevante para a criação de negócios de sucesso. Este estudo centra-se no paradigma de modelo de negócio que descreve a forma de criação, entrega e captação de valor pelas organizações (Osterwalder & Pigneur, 2010). Assim, este estudo procura analisar, mapear e avaliar o modelo de negócio implementado pelo Grupo Rangel: Departamento de Global Sales, de forma a percecionar as vantagens e desvantagens do modelo de negócio aplicado atualmente e determinar um conjunto de sugestões para uma futura implementação. Num primeiro momento foi realizada uma organização e sistematização da literatura referente à origem e desenvolvimento do conceito de modelo de negócio, modelo de negócio sustentável, business model canvas, inovação e métodos de avaliação de um modelo de negócio, possibilitando, assim, a elaboração de um enquadramento teórico com foco nos conceitos nucleares presentes na literatura, para depois estes serem aplicados num caso real de uma empresa, com a intenção de perceber como se ajustam e se adequam a esse contexto. Num segundo momento, realizou-se uma introdução e uma descrição do Grupo Rangel e do departamento de Global Sales e dos respetivos processos. Num terceiro momento procedeu-se à realização de entrevistas baseadas no questionário desenvolvido pelos autores Osterwalder e Pigneur (2010), visando a recolha de opinião de elementos corporativos sobre o modelo de negócio implementado atualmente, para, posteriormente, este ser avaliado e analisado de uma forma quantitativa através de um questionário baseado na SWOT. Os resultados obtidos com a investigação permitiram desenvolver algumas sugestões, de forma a obter uma melhor competitividade no mercado. Os resultados finais obtidos demonstraram a confirmação do potencial da abordagem de avaliação do business model canvas no departamento de Global Sales através da análise SWOT, propostas por Osterwalder e Pigneur (2010).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30T11:29:02Z
2022-10-13
2022-07
2022-10-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39443
TID:203088603
url http://hdl.handle.net/10400.14/39443
identifier_str_mv TID:203088603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132046440792064