Processos criativos nos novos média: os profissionais freelance das actividades criativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7788 |
Resumo: | Nesta pesquisa interdisciplinar, sugerimos que os processos criativos dos profissionais freelance das actividades criativas podem ser interpretados essencialmente pelo seu discurso informal. Verifica-se que o processo criativo é descrito como ideia ou solução para um momento e necessidade específicos e como ideia do processo na descrição temporal. Nesta última percepção e pelo campo teórico da criatividade, os profissionais possuem um mind-set que lhes permite descrever as fases da actividades, recursos e indivíduos presentes, numa forte interligação com o campo da actividade criativa, especificidade do projecto e experiência e conhecimentos profissionais acumulados, que os apoia na gestão contínua e estruturação técnica. Desenvolvem serviços técnicos, estratégicos e de intermediação e a sua designação representa, por vezes, a pluralidade de serviços que oferecem e a relação directa com o mundo digital. Os projectos podem ser integrados por diversos elementos de comunicação e representar apenas um fragmento da cadeia económica de produção. O computador, Internet e software são essenciais no processo criativo como instrumentos de criação, comunicação, produção e distribuição. Para tal contribuem as funções automáticas do computador e software, a portabilidade e compatibilidade de ficheiros digitais, e as plataformas on-line. Os novos média possibilitam a liberdade criativa e económica dos indivíduos e também contribuem para um contexto de sobrevivência no mercado, no qual interagem com outros freelancers, empresas e clientes. |
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Processos criativos nos novos média: os profissionais freelance das actividades criativasProcesso criativoNovos médiaIndústrias criativasSector cultural e criativoFreelancersTrabalhadores independentesRede socialCreative processNew mediaCreative industriesCultural and creative economySelf-employed workSocial networkNesta pesquisa interdisciplinar, sugerimos que os processos criativos dos profissionais freelance das actividades criativas podem ser interpretados essencialmente pelo seu discurso informal. Verifica-se que o processo criativo é descrito como ideia ou solução para um momento e necessidade específicos e como ideia do processo na descrição temporal. Nesta última percepção e pelo campo teórico da criatividade, os profissionais possuem um mind-set que lhes permite descrever as fases da actividades, recursos e indivíduos presentes, numa forte interligação com o campo da actividade criativa, especificidade do projecto e experiência e conhecimentos profissionais acumulados, que os apoia na gestão contínua e estruturação técnica. Desenvolvem serviços técnicos, estratégicos e de intermediação e a sua designação representa, por vezes, a pluralidade de serviços que oferecem e a relação directa com o mundo digital. Os projectos podem ser integrados por diversos elementos de comunicação e representar apenas um fragmento da cadeia económica de produção. O computador, Internet e software são essenciais no processo criativo como instrumentos de criação, comunicação, produção e distribuição. Para tal contribuem as funções automáticas do computador e software, a portabilidade e compatibilidade de ficheiros digitais, e as plataformas on-line. Os novos média possibilitam a liberdade criativa e económica dos indivíduos e também contribuem para um contexto de sobrevivência no mercado, no qual interagem com outros freelancers, empresas e clientes.This interdisciplinary research shows that creative processes of the freelance professionals of the creative industries can be analyzed on their informal discourse. The creative process is described as an idea or a solution for a moment or a specific need, or as an idea of the process in its temporal description. According to this last understanding and creativity field theory, professionals gain a mind-set that allows them to identify activities, resources and individuals to intervene in projects’ development. This is strongly supported and connected with the professionals’ creative field of expertise, project specificities and acquired experience and knowledge, which enable them to deal with both irregular work patterns and technical development. Creative freelancers develop and provide technical, strategic and intermediary services and its work designation is, sometimes, an evidence of their diverse activities and connection with the digital world. Projects can be either integrated by diverse communication elements or only represented by a small fragment of the economic chain. Thanks to software automatic functions, digital files portability and compatibility and on-line platforms, computer, Internet and software become essential to the creative process as tool for creation, communication, production and placement. New media allows professional’s creative and economic freedom and generate a context where they try to survive in the marketplace, as they interact with other freelancers, companies and clients.2014-10-21T14:25:53Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7788TID:201012880porHenriques, João Paulo Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:29.309508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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