Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Rute Andreia Ferreira Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1730
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Motricidade Infantil.
id RCAP_0ea54a65fe1d4af6849920c8eb48674e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.CriançaGéneroIdadeDesenvolvimento motorHabilidades locomotorasHabilidades manipulativasRecreio escolar com maior carga horária de atividades físico-motoras orientadas.Recreio escolar com menor carga horária de atividades físico-motoras orientadas.Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Motricidade Infantil.O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, mas as mudanças cruciais acontecem nos primeiros seis anos de vida. Assim serão fundamentais, as práticas e vivências motoras diversas na escola e fora dela, com a finalidade de estimular as habilidades locomotoras e manipulativas. O presente estudo envolveu uma amostra de 51 crianças (N= 51), 17 crianças do género masculino e 14 do género feminino. Teve como objetivo verificar se existem diferenças no desenvolvimento motor, ao nível das habilidades locomotoras e manipulativas nas crianças de ambos os géneros, dos 6 aos 10 anos de idade, uma vez que existe distinta carga horária de atividades físico-motoras orientadas nas escolas. Foi utilizado como instrumento de avaliação do desempenho motor das crianças o TGMD 2 (Test of Gross Motor Development), composto por 6 habilidades de locomoção e 6 de manipulação. Os resultados mostram-nos que a escola que tem maior carga horária de atividades físico-motoras orientadas teve melhores resultados, nas categorias do desempenho motor com (N=12) Abaixo da Média e, no quociente de desenvolvimento motor. Assim, quando comparámos as crianças das duas escolas, nomeadamente nas habilidades locomotoras e manipulativas, a escola que tem maior carga horária mostrou diferenças significativas nas habilidades da corrida lateral e do chutar. Quanto ao género, as meninas da escola com maior carga horária apresentaram diferenças estatisticamente significativas em relação as meninas da escola com menor carga horária, nas habilidades do galope, corrida lateral, drible e receber. Por outro lado, os meninos da escola com menor carga horária demostraram diferenças significativas em relação aos meninos da outra escola, nas habilidades da corrida e da passada. No entanto, os meninos da escola com maior carga horária mostraram um desempenho significativamente superior aos meninos da outra escola, na habilidade do chutar. Por fim em relação às idades, as crianças dos 6 aos 9 anos que beneficiam de maior carga horária obtiveram melhores resultados, do que as crianças da outra escola com as mesmas idades, nas habilidades da corrida lateral e drible. E ainda as crianças dos 10 aos 11 anos também com maior carga horária mostraram melhores resultados, em relação às crianças da outra escola com as mesmas idades, nas habilidades da corrida lateral, drible e arremesso por cima.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMateus, Rute Andreia Ferreira Dias2013-01-29T14:02:22Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1730porMATEUS, Rute Andreia Ferreira Dias (2012) - Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas. Castelo Branco :IPCB. Escola Superior de Educação. 84 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:09.466149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
title Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
spellingShingle Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
Mateus, Rute Andreia Ferreira Dias
Criança
Género
Idade
Desenvolvimento motor
Habilidades locomotoras
Habilidades manipulativas
Recreio escolar com maior carga horária de atividades físico-motoras orientadas.
Recreio escolar com menor carga horária de atividades físico-motoras orientadas.
title_short Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
title_full Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
title_fullStr Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
title_full_unstemmed Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
title_sort Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas.
author Mateus, Rute Andreia Ferreira Dias
author_facet Mateus, Rute Andreia Ferreira Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Rute Andreia Ferreira Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Género
Idade
Desenvolvimento motor
Habilidades locomotoras
Habilidades manipulativas
Recreio escolar com maior carga horária de atividades físico-motoras orientadas.
Recreio escolar com menor carga horária de atividades físico-motoras orientadas.
topic Criança
Género
Idade
Desenvolvimento motor
Habilidades locomotoras
Habilidades manipulativas
Recreio escolar com maior carga horária de atividades físico-motoras orientadas.
Recreio escolar com menor carga horária de atividades físico-motoras orientadas.
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Motricidade Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-29T14:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1730
url http://hdl.handle.net/10400.11/1730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MATEUS, Rute Andreia Ferreira Dias (2012) - Desenvolvimento motor da criança no contexto escolar. Estudo comparativo entre crianças do 1º CEB, com distinta carga horária de atividades físico-motora orientadas. Castelo Branco :IPCB. Escola Superior de Educação. 84 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130789558878208