Uma intervenção pedagógica no espaço de recreio escolar : Um estudo com crianças dos 3 aos 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Daniela Maria Coelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1839
Resumo: A Prática de Ensino Supervisionada constitui uma unidade curricular de grande relevância para a formação do professor, servindo de base a um futuro docente que se define como reflexivo, investigador, empreendedor e ativo. Neste sentido emergiu, ao longo desta unidade curricular, um estudo no qual se procurou conhecer e analisar o comportamento lúdico-motor da criança no recreio, antes e depois de uma intervenção de requalificação do mesmo. Para tal, enveredou-se por uma metodologia de caráter mista, maioritariamente quantitativa, contando com 15 crianças de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A recolha de dados, foi processada através de: uma observação, realizada no momento anterior à intervenção e outra no momento posterior à mesma; da entrevista sobre as preferências lúdicas das crianças no recreio; e, por fim, dos registos pictográficos do espaço de recreio executados nos mesmos períodos da observação. Os resultados apontam que a intervenção efetuada no recreio alterou positivamente o comportamento motor das crianças ao revelar um aumento extraordinário dos níveis de AM e apresentando níveis de sociabilidade importantes para o seu desenvolvimento. As habilidades de locomoção constituíram em ambos os momentos de observação valores superiores às restantes habilidades fundamentais. Todavia, as habilidades de manipulação representaram a grande evolução com a introdução de materiais portáteis. Por sua vez, os registos pictográficos revelaram a importância que o recreio revela para as crianças e uma perceção clara das mudanças ocorridas neste contexto. Os dados obtidos com os registos, aliados às entrevistas, provaram a relevância da integração de materiais portáteis no recreio e, consequentemente, esclarecem a elevação das habilidades manipulativas após a intervenção. Em suma, pode dizer-se que o impulso ativo dos agentes educativos para a requalificação do recreio permitiu que este contexto se tornasse mais atrativo, mais ativo e diversificado.
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