Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3614 |
Resumo: | Foi desenvolvida uma bateria, em formato electrónico, para observar as diferenças na aquisição de Língua Segunda, ao nível fonológico, entre crianças, adolescentes e adultos com experiência migratória. O nosso objectivo é analisar, a vários níveis, a competência/consciência metalinguística e processos cognitivos envolvidos, considerando a idade, sexo, nacionalidade e língua materna do indivíduo. A amostra de 64 alunos deste estudo encontra-se equilibrada a nível de proficiência, data de chegada a Portugal, e idade, não revelando dificuldades de aprendizagem. A capacidade e performance do aprendente de Língua Segunda são avaliadas em tarefas de exploração previamente definidas: audição dicótica, percepção de rima, aliteração (nível intrassilábico) e sílaba, escrita condicionada de grafemas, ordenação alfabética, segmentação lexical e fonémica, detecção de pares mínimos, consciência sintáctica, leitura e auto-avaliação da mesma e percepção espacial do som (no aparelho fonador). Desta forma este instrumento apresenta-se prioritariamente como um material de investigação mas também de avaliação em contexto educacional (indicador de nível proficiência, detector de indícios de perturbações de linguagem, apoio pedagógico para ensino e aprendizagem em língua). Será discutida a destreza que os sujeitos mais velhos e de sexo masculino podem exibir relativamente a realizações fonológicas, entrando em dissonância com resultados de trabalhos científicos anteriores que se desenvolvem na mesma área. |
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