Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49566 |
Resumo: | O trabalho que nos propomos elaborar tem em consideração os objevos definidos; trabalhou-se com uma amostra de 10 crianças em idade pré-escolar, avaliando a capacidade que as mesmas demonstram para idenficar, reconhecer e interligar diferentes emoções perante os esmulos que as desencadeiam. Para isso, foi ulizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE). Este teste pretende avaliar o conhecimento emocional das crianças, quesonando as mesmas em três subescalas diferentes, recorrendo para isso, às expressões faciais, comportamentos e situações emocionais demonstradas por estas. Neste contexto, houve necessidade de abortar os conceitos de Emoções, Competências Socioemocionais e Inteligência Emocional, correlacionando-os com as fases do desenvolvimento emocional em que as crianças da amostra em estudo se encontram. Os resultados obdos, no pré-teste, permitem concluir que é na 1ª infância que as crianças adquirem maior desenvolvimento emocional, obtendo-se uma média da Perceção Emocional Correta (PEC) de 25 pontos. No pós-teste, após a implementação programa Social and Emocional Learning (SEL), a média PEC foi consideravelmente superior, podendo-se inferir da sua eficácia em crianças em idade pré-escolar. |
id |
RCAP_0eab955768c26074f1a4006d53fe18c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocionalCrianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE.Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE.O trabalho que nos propomos elaborar tem em consideração os objevos definidos; trabalhou-se com uma amostra de 10 crianças em idade pré-escolar, avaliando a capacidade que as mesmas demonstram para idenficar, reconhecer e interligar diferentes emoções perante os esmulos que as desencadeiam. Para isso, foi ulizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE). Este teste pretende avaliar o conhecimento emocional das crianças, quesonando as mesmas em três subescalas diferentes, recorrendo para isso, às expressões faciais, comportamentos e situações emocionais demonstradas por estas. Neste contexto, houve necessidade de abortar os conceitos de Emoções, Competências Socioemocionais e Inteligência Emocional, correlacionando-os com as fases do desenvolvimento emocional em que as crianças da amostra em estudo se encontram. Os resultados obdos, no pré-teste, permitem concluir que é na 1ª infância que as crianças adquirem maior desenvolvimento emocional, obtendo-se uma média da Perceção Emocional Correta (PEC) de 25 pontos. No pós-teste, após a implementação programa Social and Emocional Learning (SEL), a média PEC foi consideravelmente superior, podendo-se inferir da sua eficácia em crianças em idade pré-escolar.The work we propose to carry out takes into account the defined objecves; We worked with a sample of 10 preschool-aged children, evaluang their ability to idenfy, recognize and connect different emoons in the face of the smuli that trigger them. For this, the Emoonal Knowledge Assessment Scale (EACE) was used. This test aims to assess children's emoonal knowledge, quesoning them on three different subscales, using facial expressions, behaviors and emoonal situaons demonstrated by them. In this context, there was a need to abort the concepts of Emoons, Socio-emoonal Skills and Emoonal Intelligence, correlang them with the stages of emoonal development in which the children in the sample under study find themselves. The results obtained in the pre-test allow us to conclude that it is in early childhood that children acquire greater emoonal development, obtaining an average Correct Emoonal Percepon (PEC) of 25 points. In the post-test, aer implemenng the Social and Emoonal Learning (SEL) program, the PEC average was considerably higher, which can be inferred from its effecveness in preschool childrenFreitas, AnaRepositório ComumMartins, Adriana2024-02-02T14:49:42Z2023-11-082023-07-272023-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49566TID:203502345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T13:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:04.705925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional |
title |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional |
spellingShingle |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional Martins, Adriana Crianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE. Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE. |
title_short |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional |
title_full |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional |
title_fullStr |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional |
title_full_unstemmed |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional |
title_sort |
Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional |
author |
Martins, Adriana |
author_facet |
Martins, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Ana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE. Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE. |
topic |
Crianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE. Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE. |
description |
O trabalho que nos propomos elaborar tem em consideração os objevos definidos; trabalhou-se com uma amostra de 10 crianças em idade pré-escolar, avaliando a capacidade que as mesmas demonstram para idenficar, reconhecer e interligar diferentes emoções perante os esmulos que as desencadeiam. Para isso, foi ulizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE). Este teste pretende avaliar o conhecimento emocional das crianças, quesonando as mesmas em três subescalas diferentes, recorrendo para isso, às expressões faciais, comportamentos e situações emocionais demonstradas por estas. Neste contexto, houve necessidade de abortar os conceitos de Emoções, Competências Socioemocionais e Inteligência Emocional, correlacionando-os com as fases do desenvolvimento emocional em que as crianças da amostra em estudo se encontram. Os resultados obdos, no pré-teste, permitem concluir que é na 1ª infância que as crianças adquirem maior desenvolvimento emocional, obtendo-se uma média da Perceção Emocional Correta (PEC) de 25 pontos. No pós-teste, após a implementação programa Social and Emocional Learning (SEL), a média PEC foi consideravelmente superior, podendo-se inferir da sua eficácia em crianças em idade pré-escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08 2023-07-27 2023-11-08T00:00:00Z 2024-02-02T14:49:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49566 TID:203502345 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49566 |
identifier_str_mv |
TID:203502345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137422015987712 |