Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Adriana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49566
Resumo: O trabalho que nos propomos elaborar tem em consideração os objevos definidos; trabalhou-se com uma amostra de 10 crianças em idade pré-escolar, avaliando a capacidade que as mesmas demonstram para idenficar, reconhecer e interligar diferentes emoções perante os esmulos que as desencadeiam. Para isso, foi ulizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE). Este teste pretende avaliar o conhecimento emocional das crianças, quesonando as mesmas em três subescalas diferentes, recorrendo para isso, às expressões faciais, comportamentos e situações emocionais demonstradas por estas. Neste contexto, houve necessidade de abortar os conceitos de Emoções, Competências Socioemocionais e Inteligência Emocional, correlacionando-os com as fases do desenvolvimento emocional em que as crianças da amostra em estudo se encontram. Os resultados obdos, no pré-teste, permitem concluir que é na 1ª infância que as crianças adquirem maior desenvolvimento emocional, obtendo-se uma média da Perceção Emocional Correta (PEC) de 25 pontos. No pós-teste, após a implementação programa Social and Emocional Learning (SEL), a média PEC foi consideravelmente superior, podendo-se inferir da sua eficácia em crianças em idade pré-escolar.
id RCAP_0eab955768c26074f1a4006d53fe18c5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocionalCrianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE.Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE.O trabalho que nos propomos elaborar tem em consideração os objevos definidos; trabalhou-se com uma amostra de 10 crianças em idade pré-escolar, avaliando a capacidade que as mesmas demonstram para idenficar, reconhecer e interligar diferentes emoções perante os esmulos que as desencadeiam. Para isso, foi ulizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE). Este teste pretende avaliar o conhecimento emocional das crianças, quesonando as mesmas em três subescalas diferentes, recorrendo para isso, às expressões faciais, comportamentos e situações emocionais demonstradas por estas. Neste contexto, houve necessidade de abortar os conceitos de Emoções, Competências Socioemocionais e Inteligência Emocional, correlacionando-os com as fases do desenvolvimento emocional em que as crianças da amostra em estudo se encontram. Os resultados obdos, no pré-teste, permitem concluir que é na 1ª infância que as crianças adquirem maior desenvolvimento emocional, obtendo-se uma média da Perceção Emocional Correta (PEC) de 25 pontos. No pós-teste, após a implementação programa Social and Emocional Learning (SEL), a média PEC foi consideravelmente superior, podendo-se inferir da sua eficácia em crianças em idade pré-escolar.The work we propose to carry out takes into account the defined objecves; We worked with a sample of 10 preschool-aged children, evaluang their ability to idenfy, recognize and connect different emoons in the face of the smuli that trigger them. For this, the Emoonal Knowledge Assessment Scale (EACE) was used. This test aims to assess children's emoonal knowledge, quesoning them on three different subscales, using facial expressions, behaviors and emoonal situaons demonstrated by them. In this context, there was a need to abort the concepts of Emoons, Socio-emoonal Skills and Emoonal Intelligence, correlang them with the stages of emoonal development in which the children in the sample under study find themselves. The results obtained in the pre-test allow us to conclude that it is in early childhood that children acquire greater emoonal development, obtaining an average Correct Emoonal Percepon (PEC) of 25 points. In the post-test, aer implemenng the Social and Emoonal Learning (SEL) program, the PEC average was considerably higher, which can be inferred from its effecveness in preschool childrenFreitas, AnaRepositório ComumMartins, Adriana2024-02-02T14:49:42Z2023-11-082023-07-272023-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49566TID:203502345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T13:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:04.705925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
title Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
spellingShingle Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
Martins, Adriana
Crianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE.
Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE.
title_short Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
title_full Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
title_fullStr Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
title_full_unstemmed Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
title_sort Estudo do conhecimento emocional em crianças do Pré-escolar, através da implementação de um programa de aprendizagem socioemocional
author Martins, Adriana
author_facet Martins, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE.
Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE.
topic Crianças; Emoções; Pré-Escolar; Competência Socioemocionais; Educação; SEL; EACE.
Children; Emoons; Preschool; Socioemoonal Competence; Educaon; SEL; EACE.
description O trabalho que nos propomos elaborar tem em consideração os objevos definidos; trabalhou-se com uma amostra de 10 crianças em idade pré-escolar, avaliando a capacidade que as mesmas demonstram para idenficar, reconhecer e interligar diferentes emoções perante os esmulos que as desencadeiam. Para isso, foi ulizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE). Este teste pretende avaliar o conhecimento emocional das crianças, quesonando as mesmas em três subescalas diferentes, recorrendo para isso, às expressões faciais, comportamentos e situações emocionais demonstradas por estas. Neste contexto, houve necessidade de abortar os conceitos de Emoções, Competências Socioemocionais e Inteligência Emocional, correlacionando-os com as fases do desenvolvimento emocional em que as crianças da amostra em estudo se encontram. Os resultados obdos, no pré-teste, permitem concluir que é na 1ª infância que as crianças adquirem maior desenvolvimento emocional, obtendo-se uma média da Perceção Emocional Correta (PEC) de 25 pontos. No pós-teste, após a implementação programa Social and Emocional Learning (SEL), a média PEC foi consideravelmente superior, podendo-se inferir da sua eficácia em crianças em idade pré-escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
2023-07-27
2023-11-08T00:00:00Z
2024-02-02T14:49:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49566
TID:203502345
url http://hdl.handle.net/10400.26/49566
identifier_str_mv TID:203502345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422015987712