COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raquel Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109006
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_b2f6889a79fdcc15cc7a06ab41a0c705
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃOSocioemocional competencies in children of school age: A pilot study of the efficacy of a brief intervention programCompetências socioemocionaisCrianças do 4º anoIntervenção psicoeducativaProgramas SELSocio-emotional skills4th grade childrenPsychoeducational interventionSEL ProgramsDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento socioemocional das crianças em idade escolar, nomeadamente estima-se melhorias ao nível das competências sociais e emocionais e do desempenho académico, assim como a redução de problemas de comportamento e emocionais nas crianças. Assim, será possível compreender se a versão breve e adaptada do programa “Devagar se vai ao Longe”, da Doutora Raquel Raimundo, é eficaz ou não. O programa, baseado na abordagem SEL, foi aplicado a 16 alunos do 4º ano de escolaridade, com nove ou dez anos. Para a avaliação foram utilizados diferentes instrumentos tais como: Diário de Bordo, Questionário de Satisfação Global, Escala de Avaliação da Empatia, Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional, School Social Behavior Scales e o Inventário de Ansiedade de Estado e de Traço para Crianças. Os resultados médios dos participantes nos diferentes instrumentos não evidenciaram diferenças significativas ao nível das competências sociais e emocionais. É de salientar que os resultados podem dever-se às pontuações elevadas na altura do pré-teste, revelando um ceiling effect. A análise quantitativa e qualitativa presente na investigação sugere mudanças relevantes em alguns alunos para o seu desenvolvimento socioemocional. É, ainda, de referir que foi possível acompanhar a evolução de todas as crianças de uma turma do 4º ano ao nível do seu conhecimento relativamente às emoções, da consciencialização de que todos merecem ser respeitados, do trabalho em equipa e da tomada de decisão.The main objective of this study is to promote the socioemotional development of school-age children, specifically by improving social and emotional skills and academic performance, as well as reducing behavioral and emotional problems in children. Therefore, it will be possible to understand whether the short and adapted version of the program "Slowly you go further", by the Doctor Raquel Raimundo, is effective or not. The program, based on the SEL approach, was applied to 16 students in the 4th grade, aged nine or ten. For the evaluation, different instruments were used, such as: the Logbook, Global Satisfaction Questionnaire, Empathy Rating Scale, Emotional Knowledge Rating Scale, School Social Behavior Scales and State and Trait Anxiety Inventory for Children. The average results of the participants in the different instruments did not show significant differences at time 1, in terms of social and emotional skills. It should be noted that the results may be due to the high scores during the assessment at the time of the pre-test, revealing a ceiling effect. The quantitative and qualitative analysis present in the current investigation suggests relevant changes in some students in their socio-emotional development. It should also be noted that it was possible to monitor the evolution of all the children in a 4th grade class in terms of their knowledge about emotions, the increased awareness that everyone deserves to be respected, the importance of teamwork, and decision making.2023-07-262025-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109006http://hdl.handle.net/10316/109006TID:203358090porRodrigues, Raquel Alvesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:16:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:13.770425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
Socioemocional competencies in children of school age: A pilot study of the efficacy of a brief intervention program
title COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
spellingShingle COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
Rodrigues, Raquel Alves
Competências socioemocionais
Crianças do 4º ano
Intervenção psicoeducativa
Programas SEL
Socio-emotional skills
4th grade children
Psychoeducational intervention
SEL Programs
title_short COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
title_full COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
title_fullStr COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
title_sort COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: ESTUDO-PILOTO DA EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ABREVIADO DE INTERVENÇÃO
author Rodrigues, Raquel Alves
author_facet Rodrigues, Raquel Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Raquel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Crianças do 4º ano
Intervenção psicoeducativa
Programas SEL
Socio-emotional skills
4th grade children
Psychoeducational intervention
SEL Programs
topic Competências socioemocionais
Crianças do 4º ano
Intervenção psicoeducativa
Programas SEL
Socio-emotional skills
4th grade children
Psychoeducational intervention
SEL Programs
description Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
2025-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109006
http://hdl.handle.net/10316/109006
TID:203358090
url http://hdl.handle.net/10316/109006
identifier_str_mv TID:203358090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134135193698304