Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Aparecida Alves dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6639
Resumo: A presente dissertação mostra uma investigação qualitativa e quantitativa sobre professores de ciências naturais da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco. Tem como objetivo geral analisar a concepção dos professores de Ciências Naturais da rede pública estadual em Caruaru/PE, quanto ao fato de estarem lecionando disciplinas que não são da sua área de formação acadêmica. Os teóricos que deram embasamento à pesquisa empírica foram: Brzezinski (2008), Freire (2009), Perrenoud (2002), Gadotti (2010), Delizoicov (2002), Bordignon (2004) entre outros. A análise documental foi realizada a partir dos documentos oficiais do Estado que direcionam a docência no ensino Básico no Brasil: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-1997); Plano Nacional de Educação (PNE-2001); Parâmetros Curriculares Nacional (PCN-1997); Conferência Nacional de Educação de 2010 (CONAE-2010). Utilizou-se um questionário com o universo (119 docentes) dos professores que lecionam ciências naturais na rede púbica estadual no ensino médio no município de Caruaru/PE, com um dos objetivos mapear o número de professores que lecionam sem formação específica para o ensino das Ciências Naturais e as práticas dos 119 professores acerca do cotidiano em sala de aula. Este questionário possibilitou mapear os professores que estão fora de sua área específica de formação. Representam um total de 11 professores que corresponde a 12,8% do total de docentes. Entrevistamos 3 gestores: o representante da Gerência regional do agreste (GRE) e dois gestores de escolas, um de uma escola de referência (escolas de horário integral) e um de uma escola em horário parcial (representa o modelo da maioria das escolas estaduais do município), aos quais questionamos sua percepção acerca desta situação no intuito de perceber as dificuldades vivenciadas por estes profissionais frente às necessidades de docentes em ciências naturais no município de Caruaru. Por fim selecionamos 5 professores dos 11 que não possuíam formação acadêmica específica e entrevistamos no sentido de saber suas concepções acerca de ministrarem aulas sem a formação em ciências naturais. Os resultados apontam para um discurso dos professores onde os sentidos e significações mostram que a escola não está qualificando, contribuindo para um serviço à comunidade de péssima qualidade.
id RCAP_0eadd0da8b89d4e738ae3ff80d8bde4f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticasEDUCAÇÃOPROFESSORESENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAISESCOLASFORMAÇÃO PROFISSIONALAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOQUALIDADE DA EDUCAÇÃOBRASILPERNAMBUCOEDUCATIONTEACHERSBRAZILPERNAMBUCONATURAL SCIENCES EDUCATIONSCHOOLSVOCATIONAL TRAININGEDUCATIONAL ASSESSMENTEDUCATION QUALITYA presente dissertação mostra uma investigação qualitativa e quantitativa sobre professores de ciências naturais da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco. Tem como objetivo geral analisar a concepção dos professores de Ciências Naturais da rede pública estadual em Caruaru/PE, quanto ao fato de estarem lecionando disciplinas que não são da sua área de formação acadêmica. Os teóricos que deram embasamento à pesquisa empírica foram: Brzezinski (2008), Freire (2009), Perrenoud (2002), Gadotti (2010), Delizoicov (2002), Bordignon (2004) entre outros. A análise documental foi realizada a partir dos documentos oficiais do Estado que direcionam a docência no ensino Básico no Brasil: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-1997); Plano Nacional de Educação (PNE-2001); Parâmetros Curriculares Nacional (PCN-1997); Conferência Nacional de Educação de 2010 (CONAE-2010). Utilizou-se um questionário com o universo (119 docentes) dos professores que lecionam ciências naturais na rede púbica estadual no ensino médio no município de Caruaru/PE, com um dos objetivos mapear o número de professores que lecionam sem formação específica para o ensino das Ciências Naturais e as práticas dos 119 professores acerca do cotidiano em sala de aula. Este questionário possibilitou mapear os professores que estão fora de sua área específica de formação. Representam um total de 11 professores que corresponde a 12,8% do total de docentes. Entrevistamos 3 gestores: o representante da Gerência regional do agreste (GRE) e dois gestores de escolas, um de uma escola de referência (escolas de horário integral) e um de uma escola em horário parcial (representa o modelo da maioria das escolas estaduais do município), aos quais questionamos sua percepção acerca desta situação no intuito de perceber as dificuldades vivenciadas por estes profissionais frente às necessidades de docentes em ciências naturais no município de Caruaru. Por fim selecionamos 5 professores dos 11 que não possuíam formação acadêmica específica e entrevistamos no sentido de saber suas concepções acerca de ministrarem aulas sem a formação em ciências naturais. Os resultados apontam para um discurso dos professores onde os sentidos e significações mostram que a escola não está qualificando, contribuindo para um serviço à comunidade de péssima qualidade.The present master’s thesis presents a qualitative and quantitative research on Natural Sciences teachers in the education system of Pernambuco state. It has as a general objective to analyze how teachers understand Natural Sciences in the state public education in Caruaru city/ PE, considering that they teach courses that do not belong to their area of academic formation. The theoreticians that gave us support to the empirical research are: Brzezinski (2008), Freire (2009), Perrenoud (2002), Gadotti (2010), Delizoicov (2002), Bordignon (2004) among others. A documentary analysis was conducted from official state documents that guide teaching in Basic Education in Brazil: the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB-1997); the National Education Plan (PNE-2001); the National Curriculum Parameters(PCN-1997), and the National Conference of Education 2010 (CONAE-2010). We used a questionnaire with the amount of 119 teachers who teach Natural Sciences at the state public system in high schools of Caruaru/ PE. One of its aims was to map the quantity of teachers who teach without a specific training in Natural Sciences, as well as the practices of those 119 teachers about daily life in the classroom. The questionnaire allowed mapping the teachers that do not work in their specific area of training. They represent a total of 11 teachers, that means, 12.8% of the amount of professionals. We interviewed three managers: the representative of the Regional Management of “Agreste” Region (GRE) and two school administrators: one from a leading school (a full-time school) and another from a part-time school (representing the model of most state schools of Caruaru). We made some questions about their perception of such a situation in order to understand the difficulties experienced by these professionals face to the needs of the Natural Science teachers in that city. Finally we selected six from 11 teachers who had no specific academic training and interviewed them in order to know their views about teaching classes without a training in Natural Sciences. The results point to teachers' conceptions about the fact that they are teaching in areas different from those of their academic formations.2015-09-02T16:06:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6639TID:201252651porSantos, Maria Aparecida Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:55.716069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
title Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
spellingShingle Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
Santos, Maria Aparecida Alves dos
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
ESCOLAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
BRASIL
PERNAMBUCO
EDUCATION
TEACHERS
BRAZIL
PERNAMBUCO
NATURAL SCIENCES EDUCATION
SCHOOLS
VOCATIONAL TRAINING
EDUCATIONAL ASSESSMENT
EDUCATION QUALITY
title_short Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
title_full Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
title_fullStr Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
title_full_unstemmed Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
title_sort Professores não habilitados para o ensino das ciências naturais e suas consequências: teóricas e práticas
author Santos, Maria Aparecida Alves dos
author_facet Santos, Maria Aparecida Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Aparecida Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
ESCOLAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
BRASIL
PERNAMBUCO
EDUCATION
TEACHERS
BRAZIL
PERNAMBUCO
NATURAL SCIENCES EDUCATION
SCHOOLS
VOCATIONAL TRAINING
EDUCATIONAL ASSESSMENT
EDUCATION QUALITY
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
ESCOLAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
BRASIL
PERNAMBUCO
EDUCATION
TEACHERS
BRAZIL
PERNAMBUCO
NATURAL SCIENCES EDUCATION
SCHOOLS
VOCATIONAL TRAINING
EDUCATIONAL ASSESSMENT
EDUCATION QUALITY
description A presente dissertação mostra uma investigação qualitativa e quantitativa sobre professores de ciências naturais da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco. Tem como objetivo geral analisar a concepção dos professores de Ciências Naturais da rede pública estadual em Caruaru/PE, quanto ao fato de estarem lecionando disciplinas que não são da sua área de formação acadêmica. Os teóricos que deram embasamento à pesquisa empírica foram: Brzezinski (2008), Freire (2009), Perrenoud (2002), Gadotti (2010), Delizoicov (2002), Bordignon (2004) entre outros. A análise documental foi realizada a partir dos documentos oficiais do Estado que direcionam a docência no ensino Básico no Brasil: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-1997); Plano Nacional de Educação (PNE-2001); Parâmetros Curriculares Nacional (PCN-1997); Conferência Nacional de Educação de 2010 (CONAE-2010). Utilizou-se um questionário com o universo (119 docentes) dos professores que lecionam ciências naturais na rede púbica estadual no ensino médio no município de Caruaru/PE, com um dos objetivos mapear o número de professores que lecionam sem formação específica para o ensino das Ciências Naturais e as práticas dos 119 professores acerca do cotidiano em sala de aula. Este questionário possibilitou mapear os professores que estão fora de sua área específica de formação. Representam um total de 11 professores que corresponde a 12,8% do total de docentes. Entrevistamos 3 gestores: o representante da Gerência regional do agreste (GRE) e dois gestores de escolas, um de uma escola de referência (escolas de horário integral) e um de uma escola em horário parcial (representa o modelo da maioria das escolas estaduais do município), aos quais questionamos sua percepção acerca desta situação no intuito de perceber as dificuldades vivenciadas por estes profissionais frente às necessidades de docentes em ciências naturais no município de Caruaru. Por fim selecionamos 5 professores dos 11 que não possuíam formação acadêmica específica e entrevistamos no sentido de saber suas concepções acerca de ministrarem aulas sem a formação em ciências naturais. Os resultados apontam para um discurso dos professores onde os sentidos e significações mostram que a escola não está qualificando, contribuindo para um serviço à comunidade de péssima qualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02T16:06:04Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6639
TID:201252651
url http://hdl.handle.net/10437/6639
identifier_str_mv TID:201252651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550143114706944