Educação visual e plástica como construtora de aprendizagens significativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28721 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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Educação visual e plástica como construtora de aprendizagens significativas37.036373.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta um projeto de realização de uma investigação pedagógica, com intervenção no 1.º ano do Ensino Básico tendo por base a metodologia de investigação-ação. Depois de estudado o contexto e descoberta a sua pertinência, foi escolhida a Educação Visual e Plástica como área articuladora e integradora de diferentes conteúdos, num traçado convergente de metas de aprendizagem. Neste sentido, analisa-se a ação pedagógica desenvolvida e vivida ativamente, para demonstrar que existem mecanismos e processos de aprendizagem capazes de, através da Educação Visual e Plástica, contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Estes mecanismos, no contexto em ação, resultaram de um novo olhar sobre a Educação Visual e Plástica, assumindo-a como área capaz de envolver todas as outras num todo, numa abrangência que permitiu que a atividade desenvolvida fosse capaz de se regular nas significações ali produzidas e transformadas. Estas, por si só, geraram novas atividades e, consequentemente, novos significados que permitiram estabelecer na criança uma maior compreensão das aprendizagens que ia realizando. Sintetizando, o aluno, neste processo, sentiu-se implicado ao ser valorizado e ao conhecer o objetivo da ação, a qual por si só o motivava a agir e a querer prosseguir. Com base nos resultados obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, e sua triangulação, conclui-se que esta interdisciplinaridade, tendo como pano de fundo a Educação Visual e Plástica, é muito positiva, quer para o bem estar da criança e para as suas emoções e autoestima, quer para o sucesso das múltiplas aprendizagens significativas que realizou. Considero que foi empiricamente demonstrado, ao longo do projeto de investigação, que a trajetória das intervenções no contexto foi verdadeiramente estimulante e motivadora, proporcionando uma grande dose de meta-reflexões, numa constante diálise com a vertente científica, que, sem margem de dúvida, me permitiram desenvolver competências profissionais fundamentais, correlacionando a transversalidade e interdisciplinaridade dos conhecimentos com uma metodologia de ensino e de aprendizagem focada na Educação Visual e Plástica.This report is on a project of an educational research intervention in the 1st year of Basic Education using an investigation-action methodology. This project came about after studying the importance of Visual Education and Plastic Expression as tools to better articulating and integrating different content in order to achieve the desired goal of enhanced learning. In this sense, the developed educational action is analyzed and put into action, to demonstrate that mechanisms and learning processes exist capable of contributing to a child's integral development through Visual Education and Plastic Expression methods. These mechanisms in action have resulted in a new outlook towards Visual Education and Plastic Expression, assuming them as methods of involving all others as a whole, in an inclusion allowing for the developed activity to be capable of regulating the produced or transformed outcomes. These, by themselves, generate new activities and consequently new meanings resulting in a child’s greater understanding of what he is learning and developing. In sum, the students in this process felt involved and valued in the outcome, knowing the objective of the action intended, which by itself motivated them to undertake the task and want to continue. Based on the results obtained through a qualitative and quantitative analysis and triangulation, we can conclude that this interdisciplinarity approach, based on Visual Education and Plastic Expression, is very positive, both for the emotional well being of the students and their self-esteem, as well as for the success of all the knowledge they’ve obtained during the activities they’ve undertaken. I consider that throughout this research project it was empirically demonstrated that the path of the interventions in context were truly stimulating and motivating, providing a great dose of goalreflections, in a constant dialysis with the scientific scope, that, without a doubt, allowed me to develop fundamental professional competences, correlating the transversality and Interdisciplinarity of the knowledge obtained with a teaching methodology and learning focused on Visual Education and Plastic Expression.Martins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoGonçalves, Ângela Maria Ferreira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28721por201267195info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:16.421219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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