As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21104
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_91cb84541965133a4a94236a41b08156
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber37.036Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoNa base de uma metodologia de investigação-ação, o presente relatório surge como consequência do projeto desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada, na escola no EB1 de São Lázaro, no âmbito do Mestrado de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Observado primeiramente o contexto referido revelou-se a vontade do desenvolvimento deste projeto dando voz ao tema da articulação das diferentes áreas de saber, nomeadamente as com maior peso no 1º Ciclo (Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio), recorrendo às expressões artísticas como estratégia de intervenção. Atualmente a tendência escolar segue rumo ao encontro de todas as capacidades científicas que o indivíduo deve compreender e executar, ficando assim de lado a importância do ser como um todo, holístico, capaz de revelar a sua personalidade, os seus sentimentos e os seus conhecimentos expressivamente. Com isto, o presente projeto teve como base a importância e as vantagens de um ensino com arte, isto é, de um ensino onde é possível que a criança tenha oportunidade de expressar artisticamente aquilo que já conhecia, assim como os novos conhecimentos adquiridos. Através das expressões artísticas foram pensadas atividades que pudessem fazer valer a articulação das diferentes disciplinas, de modo a dar resposta a algumas questões levantadas durante o processo. Sendo uma das mais relevantes a forma como as crianças pensam, isto é, se pensam só sobre o que aprender ou também sobre o que fazem, indo ao encontro da temática do aprender a aprender no qual se inclui a metacognição. O presente relatório está, então, dividido por vários capítulos que estruturados em três partes fundamentais revelam o trabalho em volta do tema escolhido: "As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber". Logo, iniciado com as abordagens teóricas em que foi baseado o mesmo, parte para um segundo momento da apresentação de todo o processo do desenvolvimento do projeto, terminando com uma reflexão final que abarca não só as conclusões, mas também a identificação das suas limitações e recomendações futuras. Importa ainda referir que o este relatório foi elemento indispensável na formação de profissional de educação, enquanto momento de reflexão sobre a prática.Based on the action-research methodology, the present work appears as a consequence of the project developed during the supervised teaching practice in the São Lázaro primary school, within the Master in Pre-school education and Teaching in the 1st cycle of Primary Education. Having observed, primarily, the context, the urge of developing this project, giving voice to the thematic of the articulation of the different areas of knowledge namely the most valued in the 1st cycle (Mathematics, Portuguese and Environmental Studies), making use of the artistic expressions, was revealed. Currently the scholar trend encounters all scientific capabilities that the individual should understand and executes, leaving apart the importance of the human being as a whole, holistic, capable of revealing his personality, his feelings and his knowledge expressively. With this, the present project was based on the importance and the advantages of a teaching with art, this means a teaching where it is possible that the child has the opportunity of expressing what she knows and the new acquired knowledge. Through the artistic expressions, activities that could make worth the articulation of the different subjects to answer some of the questions made through the process were thought. One of the most important question is how children think, this is, if they think only about what they learn or also about the process, leading to the thematic of learning to learn in which the metacognition is included. So, the present work is divided in several chapters that structured in three fundamental parts reveal the work around the chosen theme: “The expressions as a form of articulation of the different areas of knowledge”. Beginning with the theoretical approaches in which it was based, followed by a second moment of presentation of the all project development process, ending with a reflection that includes not only the conclusions, but also the identification of the limitations and future recommendations. It is also important to refer that this work was an indispensable part on the professional of education formation, as a moment of reflection about the practice.Sarmento, TeresaMartins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoPereira, Isabel Cristina Oliveira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:59.842703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
title As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
spellingShingle As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
Pereira, Isabel Cristina Oliveira
37.036
title_short As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
title_full As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
title_fullStr As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
title_full_unstemmed As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
title_sort As expressões como forma de articulação das diferentes áreas do saber
author Pereira, Isabel Cristina Oliveira
author_facet Pereira, Isabel Cristina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel Cristina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv 37.036
topic 37.036
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21104
url http://hdl.handle.net/1822/21104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132513998733312