Evolução urbanística do Cacém no período 1991-2011
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13493 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Evolução urbanística do Cacém no período 1991-2011O impacte do investimento nas infaestruturas rodoferroviáriasExpansão urbanaOrdenamento do territórioInfraestruturasMobilidadeÁrea metropolitana de LisboaUrban expansionSpacial planningInfrastructuresMobilityMetropolitan área of LisbonDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.Este trabalho desenvolve o tema sobre a relação entre a urbanização e as infraestruturas ligadas a mobilidade, nomeadamente as infraestruturas rodo e ferroviárias. O modo como ocorreu a expansão urbana na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente no caso do concelho de Sintra e em caso particular no Cacém, no período 1991-2011. Neste período realizaram-se grandes investimentos públicos e privados em infraestruturas viárias sem um a politica integrada de transportes e uso do solo. No qual resultou uma insuficiência dos transportes públicos e a pouca relação entre a implantação territorial da rede viária e as áreas urbanizadas tivessem, com o aumento de poder de compra, incentivado de certa forma a utilização excessiva do transporte individual. Acabando por fazer com que mais tarde fossem implementadas medidas a esse respeito, nomeadamente o alargamento/aumento da capacidades das infraestruturas de transporte individual e público. A presente investigação teve como objetivo estudar o modo como se processou e estruturou a expansão urbana e o aumento da área construída, no período de 1991-2011, na área do Cacém (Freguesias de Agualva e Cacém) e a articulação desta área com os investimentos realizados na melhoria das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias sobre a expansão urbana, tentando identificar os fatores que influenciaram o ritmo e a forma deste desenvolvimento urbano. Dela se conclui que num primeiro período de 1991-2001 registou-se um aumento demográfico e urbano da área de estudo do Cacém maioritariamente impactada pelas infraestruturas rodoviárias e um segundo período de 2001-2011 onde ocorre um período de adaptação das infraestruturas rodoferroviárias através da melhoria/adaptação das mesmas de modo estas conseguirem suportar o aumento demográfico e urbano registado no primeiro período.ABSTRACT: This paper develops the theme of the relationship between urbanization and infrastructure linked to mobility, including road and railway infrastructures. How was the urban sprawl in the metropolitan area of Lisbon, in the case of the municipality of Sintra, and in particular case in the area of Cacém, in the period 1991-2011. In this period they were held large public and private investments in road infrastructure without an integrated policy of transport and land use. In which resulted in a lack of public transport and little relation between the territorial implementation of the road network and urban areas, with increasing purchasing power, encouraged somewhat excessive use of private transport. Eventually measures in this regard were later implemented, including the extension / increase the capacities of individual transport and public infrastructure. This research aimed to study the way they processed and structured urban sprawl and increasing building area, between 1991-2011, in the Cacém area (Parish of Agualva and Cacém) and the articulation of this area with the investments made in improving the road and rail infrastructure on urban sprawl, trying to identify the factors that influenced the pace and form of this urban development. We can conclude that in a first period of 1991-2001 there was a demographic and urban increase in the area of Cacém that was mostly affected by the investiments in road infrastructure and there was a second period of 2001-2011 where the is na adjustment period of the road and railway infraestructures by improving and adapting those infrastructures so that they get to support the demographic and urban increase of the first period.Universidade de Lisboa. Faculdade de ArquiteturaFadigas, Leonel de SousaRepositório da Universidade de LisboaSerra, Mauricio Manuel Gonçalves2017-04-06T12:05:19Z2016-12-062016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13493TID:201818221porSERRA, Mauricio Manuel Gonçalves - Evolução urbanística do Cacém no período 1991-2011 : o impacte do investimento nas infaestruturas rodoferroviárias. - Lisboa : FA, 2016. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:26.759460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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