As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.540 |
Resumo: | Este estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças. Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização. Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos. De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças. |
id |
RCAP_0ec41f3962091850d91045007b77e307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobrezaCompetência/resiliência; linguagem oral; capacidade narrativa; pobrezaEste estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças. Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização. Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos. De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças.ISPA - Instituto Universitário2012-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.540https://doi.org/10.14417/ap.540Análise Psicológica; Vol 24, No 4 (2006); 467-484Análise Psicológica; Vol 24, No 4 (2006); 467-4841646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/540http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/540/pdfGil, Glicériainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:36Zoai:ojs.localhost:article/540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:28.002116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza |
title |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza |
spellingShingle |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza Gil, Glicéria Competência/resiliência; linguagem oral; capacidade narrativa; pobreza |
title_short |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza |
title_full |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza |
title_fullStr |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza |
title_full_unstemmed |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza |
title_sort |
As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza |
author |
Gil, Glicéria |
author_facet |
Gil, Glicéria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Glicéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência/resiliência; linguagem oral; capacidade narrativa; pobreza |
topic |
Competência/resiliência; linguagem oral; capacidade narrativa; pobreza |
description |
Este estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças. Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização. Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos. De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.540 https://doi.org/10.14417/ap.540 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/540 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/540/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 24, No 4 (2006); 467-484 Análise Psicológica; Vol 24, No 4 (2006); 467-484 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131592418918400 |