O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Nuno Rodrigo Pereira da Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78370
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_0ecbdafadd520c835c1ea114412b7d88
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássicaThe use of speech figures to teach fundamental mechanisms in classical guitarEnsino da guitarra clássicaFiguras de linguagemImaginaçãoMetáforaTécnica instrumentalClassical guitar teachingImaginationInstrumental techniqueMetaphorSpeech figuresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaA elaboração deste relatório apresentou-se como etapa fundamental após a realização do estágio profissional, unidade curricular inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este documento teve como objetivo documentar pormenorizadamente a ação realizada durante o estágio, prevista e planeada no projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Com objetivo de fundamentar e justificar a nossa intervenção, elaboramos um enquadramento teórico, abordando inicialmente as figuras de linguagem, em específico a metáfora e a comparação, procurando esclarecer qual o papel e funções do figurativismo na linguagem. Durante a intervenção focámo-nos essencialmente na comunicação verbal entre o professor e aluno, através do uso de figuras de linguagem, sendo esta a ferramenta para o ensino de mecanismos. As figuras de linguagem utilizadas foram coletadas através de questionários realizados a docentes de guitarra clássica do ensino vocacional de música de todo o país. Aplicámos estas para o ensino de mecanismos a alunos numa fase inicial da aprendizagem, ou num contexto corretivo, a alunos que já apresentavam bases técnicas mais aprofundadas. Verificámos que a utilização de figuras de linguagem como ferramenta para o ensino de mecanismo é particularmente eficaz com alunos de iniciação musical, ou nos primeiros anos de formação. Neste trabalho foi também realizado um questionário a um grupo de docentes com experiência no ensino de guitarra clássica, sobre a pertinência da utilização de figuras de linguagem durante as aulas. A maioria dos intervenientes revelou utilizar este recurso frequentemente, particularmente para o ensino da técnica.The making of this report was a fundamental task, after completing the professional internship of the master’s degree in Music Teaching of the Education Institute of University of Minho. This document purpose was to describe in detail our action during the internship, planned previously in our project of intervention. To justify and elaborate on our intervention, we made a theoretical framework about speech figures, focusing specially on the metaphor, the comparison, and the analogy, searching to find the role and functions of figurativism in language. During the intervention we focused essentially on the verbal communication between the teacher and the student, using exclusively speech figures, as our tool to teach mechanisms in classical guitar. The speech figures used were collected from questionnaires we did to experienced teachers of classical guitar all over the country. We applied these figures to teach mechanisms in early stages of learning, or in a context of correcting difficulties and mistakes, to students that already had some kind technical background. We found that the use of speech figures to teach mechanisms in classical guitar is more efficient with young students that are in the beginning stages of learning, or in the first years of playing. In this work we also did questionnaires to experienced teachers about the utility of using speech figures to teach guitar. Most of them answered that they used this tool frequently, particularly to teach technique.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoPeixoto, Nuno Rodrigo Pereira da Rocha2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78370por202996298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:34.657773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
The use of speech figures to teach fundamental mechanisms in classical guitar
title O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
spellingShingle O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
Peixoto, Nuno Rodrigo Pereira da Rocha
Ensino da guitarra clássica
Figuras de linguagem
Imaginação
Metáfora
Técnica instrumental
Classical guitar teaching
Imagination
Instrumental technique
Metaphor
Speech figures
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
title_full O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
title_fullStr O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
title_full_unstemmed O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
title_sort O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássica
author Peixoto, Nuno Rodrigo Pereira da Rocha
author_facet Peixoto, Nuno Rodrigo Pereira da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Nuno Rodrigo Pereira da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da guitarra clássica
Figuras de linguagem
Imaginação
Metáfora
Técnica instrumental
Classical guitar teaching
Imagination
Instrumental technique
Metaphor
Speech figures
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino da guitarra clássica
Figuras de linguagem
Imaginação
Metáfora
Técnica instrumental
Classical guitar teaching
Imagination
Instrumental technique
Metaphor
Speech figures
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2021-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78370
url https://hdl.handle.net/1822/78370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132195407790080