A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6398 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto Educativo dividido em duas partes. A primeira parte apresenta o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Ensino Artístico Especializado do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, durante o ano letivo 2017/2018. Esta apresenta a contextualização escolar, planificações, relatórios de aula e descrição das atividades desenvolvidas. A segunda parte comtempla o Projeto de Investigação sob o título, “A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em Guitarra Clássica”. Nesta investigação procuramos aferir os benefícios em complementar o estudo de uma obra através de exercícios técnicos específicos. Enumeramos ainda os problemas e objetivos do Projeto de Investigação assim como a fundamentação teórica essencial para o desenvolvimento do projeto. Contempla também pesquisas bibliográficas relacionadas com a técnica guitarrista, com métodos e estudos técnicos complementares para guitarra, idiomatismo-instrumental e mecânica-instrumental. A metodologia de investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários efetuados a professores de guitarra, observação direta, preenchimento de grelhas de observação e planificações de estudo. Procurando aferir a eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor, foram utilizadas as mesmas obras mas com metodologias diferentes. O projeto foi desenvolvido em contexto de aula e teve a colaboração de dois alunos, com caraterísticas idênticas, do IV grau de guitarra do Curso Básico de Música e efetuada a respetiva recolha de dados comparativa. Para o efeito, ambos os alunos prepararam as mesmas obras, Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, de Mauro Giuliani e Barcarolle de Emílio Pujol. No entanto, o aluno A preparou a obra Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, com auxílio de estudos técnicos específicos, do livro Studio per la chitarra di Mauro Giuliani, opera 1ª enquanto o aluno B preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. Num segundo momento, o aluno B preparou a obra Barcarolle de Emílio Pujol com auxílio de estudos técnicos específicos, dos livros Escuela Razonada de la Guitarra libro segundo e tercero, enquanto o aluno A preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. No final foram analisados e verificados os resultados. |
id |
RCAP_58097eec09e2137c855e2ded1fda954c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica.Guitarra clássicaMétodos de guitarraEstudos técnicosIdiomatismo instrumentalMecânica-instrumentalClassical guitarGuitar methodsTechnical studiesInstrumental-idiomsInstrumental-mechanicsDomínio/Área Científica : HumanidadesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto Educativo dividido em duas partes. A primeira parte apresenta o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Ensino Artístico Especializado do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, durante o ano letivo 2017/2018. Esta apresenta a contextualização escolar, planificações, relatórios de aula e descrição das atividades desenvolvidas. A segunda parte comtempla o Projeto de Investigação sob o título, “A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em Guitarra Clássica”. Nesta investigação procuramos aferir os benefícios em complementar o estudo de uma obra através de exercícios técnicos específicos. Enumeramos ainda os problemas e objetivos do Projeto de Investigação assim como a fundamentação teórica essencial para o desenvolvimento do projeto. Contempla também pesquisas bibliográficas relacionadas com a técnica guitarrista, com métodos e estudos técnicos complementares para guitarra, idiomatismo-instrumental e mecânica-instrumental. A metodologia de investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários efetuados a professores de guitarra, observação direta, preenchimento de grelhas de observação e planificações de estudo. Procurando aferir a eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor, foram utilizadas as mesmas obras mas com metodologias diferentes. O projeto foi desenvolvido em contexto de aula e teve a colaboração de dois alunos, com caraterísticas idênticas, do IV grau de guitarra do Curso Básico de Música e efetuada a respetiva recolha de dados comparativa. Para o efeito, ambos os alunos prepararam as mesmas obras, Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, de Mauro Giuliani e Barcarolle de Emílio Pujol. No entanto, o aluno A preparou a obra Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, com auxílio de estudos técnicos específicos, do livro Studio per la chitarra di Mauro Giuliani, opera 1ª enquanto o aluno B preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. Num segundo momento, o aluno B preparou a obra Barcarolle de Emílio Pujol com auxílio de estudos técnicos específicos, dos livros Escuela Razonada de la Guitarra libro segundo e tercero, enquanto o aluno A preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. No final foram analisados e verificados os resultados.Abstract : This is a report of a supervised teaching practice and educational project and it is divided in two parts. The first part presents the development of the supervised teaching practice carried out with students of the Ensino Artístico Especializado in the Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, throughout the school year of 2017-2018. It presents the school context, the lesson planning, lesson reports and a description of the activities. The second part presents the research project titled “The effectiveness of the usage of technical studies in preparing a piece by the same composer for Classical Guitar”. In this research we seek to assess the benefits of complementing the study of a piece with specific technical exercises. We also state the investigation problem and the aims of the investigation project as well as the theoretical fundamentals relevant to the development of the project. The report also includes the bibliographical research related to guitar technique, supplementary methods and technical studies, instrumental idioms and instrumental mechanics. The research methodology was based on the gathering of data from questionnaires applied to guitar teachers, direct observation of practice, completion of observation grids and study plans. In order to assess the effectiveness of the usage of technical studies in preparing a piece from the same author, the same pieces were used but they were approached with different methodologies. The project was developed in classroom context and it involved two students with similar characteristics, from grade IV classes of the Ensino Artístico Especializado. Comparative data were collected throughout. Both students prepared the same pieces: Dodice Monferrine op. 12 no.1 and 2, by Mauro Guiliani and Barcarolle by Emilio Pujol. While student A prepared the piece Dodice Monferrine op. 12 no.1 and 2 using specific technical studies, from the book Studio per la Chitarra de Mauro Giuliani, opera 1ª, Student B prepared the same piece using no specific technical studies. This student was only presented with the technical fundamentals of the piece. In a second moment, student B prepared Barcarolle by Emilio Pujol using specific technical studies, from the books Escuela Razonada de la Guitarra libro segundo e tercero, while student A prepared the same piece using no specific technical studies. This student was also only presented with the technical fundamentals of the piece. In the end, the results were checked and analised.Carvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, João Pedro Rodrigues2019-02-19T23:33:16Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6398TID:202174093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:03.850773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. |
title |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. |
spellingShingle |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. Martins, João Pedro Rodrigues Guitarra clássica Métodos de guitarra Estudos técnicos Idiomatismo instrumental Mecânica-instrumental Classical guitar Guitar methods Technical studies Instrumental-idioms Instrumental-mechanics Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. |
title_full |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. |
title_fullStr |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. |
title_full_unstemmed |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. |
title_sort |
A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em guitarra clássica. |
author |
Martins, João Pedro Rodrigues |
author_facet |
Martins, João Pedro Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalhinho, Miguel Nuno Marques Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Pedro Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guitarra clássica Métodos de guitarra Estudos técnicos Idiomatismo instrumental Mecânica-instrumental Classical guitar Guitar methods Technical studies Instrumental-idioms Instrumental-mechanics Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Guitarra clássica Métodos de guitarra Estudos técnicos Idiomatismo instrumental Mecânica-instrumental Classical guitar Guitar methods Technical studies Instrumental-idioms Instrumental-mechanics Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto Educativo dividido em duas partes. A primeira parte apresenta o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Ensino Artístico Especializado do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, durante o ano letivo 2017/2018. Esta apresenta a contextualização escolar, planificações, relatórios de aula e descrição das atividades desenvolvidas. A segunda parte comtempla o Projeto de Investigação sob o título, “A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em Guitarra Clássica”. Nesta investigação procuramos aferir os benefícios em complementar o estudo de uma obra através de exercícios técnicos específicos. Enumeramos ainda os problemas e objetivos do Projeto de Investigação assim como a fundamentação teórica essencial para o desenvolvimento do projeto. Contempla também pesquisas bibliográficas relacionadas com a técnica guitarrista, com métodos e estudos técnicos complementares para guitarra, idiomatismo-instrumental e mecânica-instrumental. A metodologia de investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários efetuados a professores de guitarra, observação direta, preenchimento de grelhas de observação e planificações de estudo. Procurando aferir a eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor, foram utilizadas as mesmas obras mas com metodologias diferentes. O projeto foi desenvolvido em contexto de aula e teve a colaboração de dois alunos, com caraterísticas idênticas, do IV grau de guitarra do Curso Básico de Música e efetuada a respetiva recolha de dados comparativa. Para o efeito, ambos os alunos prepararam as mesmas obras, Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, de Mauro Giuliani e Barcarolle de Emílio Pujol. No entanto, o aluno A preparou a obra Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, com auxílio de estudos técnicos específicos, do livro Studio per la chitarra di Mauro Giuliani, opera 1ª enquanto o aluno B preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. Num segundo momento, o aluno B preparou a obra Barcarolle de Emílio Pujol com auxílio de estudos técnicos específicos, dos livros Escuela Razonada de la Guitarra libro segundo e tercero, enquanto o aluno A preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. No final foram analisados e verificados os resultados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-19T23:33:16Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6398 TID:202174093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6398 |
identifier_str_mv |
TID:202174093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130832551542784 |