Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinela, José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barreira, João C.M., Barros, Lillian, Cabo Verde, Sandra, Antonio, Amilcar L., Oliveira, M. Beatriz P.P., Carvalho, Ana Maria, Ferreira, Isabel C.F.R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/RCA16228
Resumo: O crescimento do setor dos vegetais embalados prontos a comer tem levado à introdução de novos produtos e à adoção de tecnologias de conservação mais eficientes, seguras e sustentáveis. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de diferentes atmosferas de embalamento e de diferentes doses de radiação ionizante na conservação de azedas (Rumex induratus) armazenadas a 4°C durante 12 dias. Ambos os tratamentos tiveram efeitos positivos e negativos na qualidade das amostras. Tendo em conta a contribuição de todos os parâmetros analisados, foi possível concluir que o embalamento a vácuo foi a melhor opção para conservar a qualidade global das amostras durante o armazenamento, seguido do embalamento em atmosfera enriquecida em árgon. Este estudo destacou também o potencial das azedas na indústria dos alimentos minimamente processados.
id RCAP_0ed0c76811aa3a92acea1c9917941b14
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)GeralO crescimento do setor dos vegetais embalados prontos a comer tem levado à introdução de novos produtos e à adoção de tecnologias de conservação mais eficientes, seguras e sustentáveis. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de diferentes atmosferas de embalamento e de diferentes doses de radiação ionizante na conservação de azedas (Rumex induratus) armazenadas a 4°C durante 12 dias. Ambos os tratamentos tiveram efeitos positivos e negativos na qualidade das amostras. Tendo em conta a contribuição de todos os parâmetros analisados, foi possível concluir que o embalamento a vácuo foi a melhor opção para conservar a qualidade global das amostras durante o armazenamento, seguido do embalamento em atmosfera enriquecida em árgon. Este estudo destacou também o potencial das azedas na indústria dos alimentos minimamente processados.Buckler sorrel (Rumex induratus) is an underutilized leafy vegetable with peculiar sensory properties. Its revalorization and introduction in contemporary diets as a novel food product demands an extended shelf-life for commercialization. Herein, the suitability of different non-conventional atmospheres and ionizing radiation doses for preserving quality parameters of buckler sorrel during storage at 4ºC for 12 days was evaluated. It was observed that both treatments had positive and negative effects on the postharvest quality of the samples. The overall quality was better maintained under vacuum-packaging, followed by an argon-enriched atmosphere. This study highlighted the potential of buckler sorrel in the industry of minimally processed vegetables.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2019-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/RCA16228por2183-041X0871-018XPinela, JoséBarreira, João C.M.Barros, LillianCabo Verde, SandraAntonio, Amilcar L.Oliveira, M. Beatriz P.P.Carvalho, Ana MariaFerreira, Isabel C.F.R.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:58.055092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
title Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
spellingShingle Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
Pinela, José
Geral
title_short Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
title_full Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
title_fullStr Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
title_full_unstemmed Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
title_sort Alimentos tradicionais e inovação: uso de atmosferas modificadas e radiação ionizante na conservação da qualidade de azedas (Rumex sp.)
author Pinela, José
author_facet Pinela, José
Barreira, João C.M.
Barros, Lillian
Cabo Verde, Sandra
Antonio, Amilcar L.
Oliveira, M. Beatriz P.P.
Carvalho, Ana Maria
Ferreira, Isabel C.F.R.
author_role author
author2 Barreira, João C.M.
Barros, Lillian
Cabo Verde, Sandra
Antonio, Amilcar L.
Oliveira, M. Beatriz P.P.
Carvalho, Ana Maria
Ferreira, Isabel C.F.R.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinela, José
Barreira, João C.M.
Barros, Lillian
Cabo Verde, Sandra
Antonio, Amilcar L.
Oliveira, M. Beatriz P.P.
Carvalho, Ana Maria
Ferreira, Isabel C.F.R.
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description O crescimento do setor dos vegetais embalados prontos a comer tem levado à introdução de novos produtos e à adoção de tecnologias de conservação mais eficientes, seguras e sustentáveis. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de diferentes atmosferas de embalamento e de diferentes doses de radiação ionizante na conservação de azedas (Rumex induratus) armazenadas a 4°C durante 12 dias. Ambos os tratamentos tiveram efeitos positivos e negativos na qualidade das amostras. Tendo em conta a contribuição de todos os parâmetros analisados, foi possível concluir que o embalamento a vácuo foi a melhor opção para conservar a qualidade global das amostras durante o armazenamento, seguido do embalamento em atmosfera enriquecida em árgon. Este estudo destacou também o potencial das azedas na indústria dos alimentos minimamente processados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/RCA16228
url https://doi.org/10.19084/RCA16228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130176015040512