A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/14 |
Resumo: | Com o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola. |
id |
RCAP_0ee0a05f7d32bdab509d659d5cbad171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/14 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.AutonomiaAuto-avaliaçãoOrganização educativa Cultura de escolaEducaçãoTMECom o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola.Orientanção: Prof.ª Doutora Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho.2013-08-14T17:59:28Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/14http://hdl.handle.net/11328/14porSousa, M.C.S.O. (2007). A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.Cota: TME 240Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:00Zoai:repositorio.upt.pt:11328/14Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:19.600092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. |
title |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. |
spellingShingle |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e Autonomia Auto-avaliação Organização educativa Cultura de escola Educação TME |
title_short |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. |
title_full |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. |
title_fullStr |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. |
title_full_unstemmed |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. |
title_sort |
A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. |
author |
Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e |
author_facet |
Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Auto-avaliação Organização educativa Cultura de escola Educação TME |
topic |
Autonomia Auto-avaliação Organização educativa Cultura de escola Educação TME |
description |
Com o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2013-08-14T17:59:28Z 2013-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/14 http://hdl.handle.net/11328/14 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, M.C.S.O. (2007). A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação. Cota: TME 240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134988107513856 |