A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/14
Resumo: Com o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola.
id RCAP_0ee0a05f7d32bdab509d659d5cbad171
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/14
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.AutonomiaAuto-avaliaçãoOrganização educativa Cultura de escolaEducaçãoTMECom o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola.Orientanção: Prof.ª Doutora Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho.2013-08-14T17:59:28Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/14http://hdl.handle.net/11328/14porSousa, M.C.S.O. (2007). A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.Cota: TME 240Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:00Zoai:repositorio.upt.pt:11328/14Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:19.600092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
title A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
spellingShingle A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e
Autonomia
Auto-avaliação
Organização educativa 
Cultura de escola
Educação
TME
title_short A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
title_full A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
title_fullStr A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
title_full_unstemmed A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
title_sort A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
author Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e
author_facet Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Auto-avaliação
Organização educativa 
Cultura de escola
Educação
TME
topic Autonomia
Auto-avaliação
Organização educativa 
Cultura de escola
Educação
TME
description Com o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2013-08-14T17:59:28Z
2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/14
http://hdl.handle.net/11328/14
url http://hdl.handle.net/11328/14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, M.C.S.O. (2007). A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Cota: TME 240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134988107513856