O impacto dos elementos da embalagem na avaliação do caráter sustentável do produto pelos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazal-Ribeiro, Teresa Roque de Pinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37435
Resumo: Ao longo dos últimos anos, com a crescente preocupação ambiental entre os consumidores e com o consequente aumento exponencial da procura por produtos menos prejudiciais para o meio ambiente, a temática da sustentabilidade tem vindo a assumir uma importância cada vez mais elevada para as empresas que, para se manterem competitivas no mercado, necessitam de elaborar novas estratégias competitivas. No mercado de cosméticos, esta profunda transformação no comportamento dos consumidores tem vindo a moldar a indústria que está, progressivamente, a incrementar esforços em direção à adoção de uma postura ecologicamente correta e ao desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis. Com o progresso e com a popularidade assinalada desta tendência, a implementação de estratégias de comunicação através das embalagens tem sido uma estratégia levada a cabo pelas marcas, essencialmente devido ao reconhecimento do seu papel crucial como veículo de transmissão aos consumidores os atributos dos produtos. Deste modo, a presente dissertação, intitulada de “O impacto dos elementos da embalagem na avaliação do caráter sustentável do produto pelos consumidores”, mediante um estudo experimental, visa identificar de que forma os elementos visuais referentes ao matiz da cor, à saturação da cor, à representação gráfica de elementos naturais e à tipologia da embalagem, bem como os elementos informativos, relativos às alegações e aos selos de certificação ambientais, influenciam a perceção dos consumidores em torno da orientação sustentável dos champôs, que consiste no objeto de estudo da investigação. Para além disso, outra das finalidades deste estudo consiste na análise do impacto dos elementos informativos sobre a avaliação da credibilidade das alegações ambientais que são apresentadas nas embalagens. Assim, optou-se pela adoção do método misto, dado que que se trata de uma abordagem de investigação que possibilita relacionar métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados obtidos sugerem que existem elementos da embalagem que podem influenciar as perceções dos consumidores relativamente ao caráter sustentável dos champôs, bem como também no que se refere à credibilidade percebida das alegações ambientais que são expostas nas embalagens dos mesmos produtos.
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Com o progresso e com a popularidade assinalada desta tendência, a implementação de estratégias de comunicação através das embalagens tem sido uma estratégia levada a cabo pelas marcas, essencialmente devido ao reconhecimento do seu papel crucial como veículo de transmissão aos consumidores os atributos dos produtos. Deste modo, a presente dissertação, intitulada de “O impacto dos elementos da embalagem na avaliação do caráter sustentável do produto pelos consumidores”, mediante um estudo experimental, visa identificar de que forma os elementos visuais referentes ao matiz da cor, à saturação da cor, à representação gráfica de elementos naturais e à tipologia da embalagem, bem como os elementos informativos, relativos às alegações e aos selos de certificação ambientais, influenciam a perceção dos consumidores em torno da orientação sustentável dos champôs, que consiste no objeto de estudo da investigação. Para além disso, outra das finalidades deste estudo consiste na análise do impacto dos elementos informativos sobre a avaliação da credibilidade das alegações ambientais que são apresentadas nas embalagens. Assim, optou-se pela adoção do método misto, dado que que se trata de uma abordagem de investigação que possibilita relacionar métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados obtidos sugerem que existem elementos da embalagem que podem influenciar as perceções dos consumidores relativamente ao caráter sustentável dos champôs, bem como também no que se refere à credibilidade percebida das alegações ambientais que são expostas nas embalagens dos mesmos produtos.Over the last few years, with the growing concern for the environment among consumers and the consequent exponential increase in demand for products that are less harmful to the environment, the theme of sustainability has been assuming an increasingly high importance for companies that, to remain competitive in the market, they need to devise new competitive strategies. In the cosmetics market, this profound transformation in consumer behavior has been shaping the industry, which is progressively increasing efforts towards the adoption of an ecologically correct posture and the development of more sustainable alternatives. With the progress and popularity of this trend, the implementation of communication strategies through packaging has been a strategy carried out by brands, essentially due to the recognition of its crucial role as a vehicle for transmitting product attributes to consumers. Thus, this dissertation, entitled "The impact of packaging elements in the assessment of the sustainable character of the product by consumers", through an experimental study, aims to identify how the visual elements relating to color hue, color saturation , the graphic representation of natural elements and the typology of the packaging, as well as the informational elements relating to claims and environmental certification seals, influence the perception of consumers regarding the sustainable orientation of shampoos, which is the object of study of the investigation . Furthermore, another purpose of this study is to analyze the impact of informational elements on the assessment of the credibility of environmental claims that are presented on packaging. Thus, we chose to adopt the mixed method, as it is an investigation approach that makes it possible to relate qualitative and quantitative methods. The results obtained suggest that there are packaging elements that can influence consumer perceptions regarding the sustainable character of shampoos, as well as regarding the perceived credibility of the environmental claims that are displayed on the packaging of the same products.Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCazal-Ribeiro, Teresa Roque de Pinho2023-01-06T01:30:40Z2022-04-242022-012022-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37435TID:203004523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:29.751910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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