Fatores de decisão de compra de champôs: a importância relativa da sustentabilidade ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marta da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15656
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling Fatores de decisão de compra de champôs: a importância relativa da sustentabilidade ambientalSustentabilidade ambientalConsumoChampôEmbalagemRotulagemEnvironmental sustainabilityConsumptionShampooPackingLabelingDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Nos últimos anos, a preocupação do consumidor com a sustentabilidade ambiental dos produtos tem vindo a aumentar. Em resposta, várias marcas têm colocado, no mercado, alternativas cada vez mais amigas do ambiente. No caso da cosmética, seja ao nível da composição dos produtos ou da embalagem, têm surgido novidades que comunicam a “origem vegetal”, a “não testagem em animais”, a redução do plástico nas embalagens ou utilização de material reciclado, entre outros. Posto isto, esta investigação parte da hipótese de que a sustentabilidade ambiental é um fator de decisão de compra, no caso específico dos champôs, influenciando a escolha do consumidor entre as várias opções existentes para a lavagem do couro cabeludo. Tem como objetivo, além de testar esta primeira hipótese, perceber qual o peso deste fator em comparação com outros como, por exemplo, o preço, a finalidade do produto, a marca, etc. Utilizando um método quantitativo, especificamente através de um inquérito por questionário, pretende-se perceber: Qual a importância relativa da sustentabilidade, entre os fatores de decisão de compra de champô?ABSTRACT: In recent years, consumer concern about the environmental sustainability of products has increased. Responding to this, several brands have placed increasingly environmentally friendly alternatives on the market. When it comes to cosmetics, whether in terms of the composition of the products or the packaging, novelties have emerged that share taglines such as “plant based”, “no animal testing”, the reduction of plastic in packaging or the use of recycled material, among others. That said, this investigation starts from the hypothesis that environmental sustainability is a purchase decision factor, in the specific case of shampoos, influencing the consumer's choice among the various existing options for washing the scalp. It aims, in addition to testing this first hypothesis, to understand the weight of this factor compared to others such as, for example, the price, the purpose of the product, the brand, etc. Using a quantitative method, specifically through a questionnaire survey, it is intended to understand: What is the relative importance of sustainability, among the shampoo purchase decision factors?Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRosário, João Carlos Vinagre Ferreira doSilvestre, Cláudia Marisa VasconcelosRCIPLCorreia, Marta da Silva2023-02-20T12:15:06Z2022-11-232022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15656TID:203229045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:17.485895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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