Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40502 |
Resumo: | Este artigo expõe dados referentes a uma investigação em desenvolvimento que pretende compreender o lugar da Ética nos processos de promoção do conhecimento profissional dos futuros educadores sociais. Tendo como ponto de partida as preocupações sentidas pelos estudantes, designadamente em contexto de estágio académico, procuramos saber de que forma a Ética é contemplada na oferta formativa do Ensino Superior Português, tendo por base a analise dos respetivos planos de estudos. Começando pela caraterização do sistema de Ensino Superior Português os dados recolhidos são analisados à luz de um quadro concetual balizado por princípios de uma ética relacional indexada ao primado da alteridade, em conformidade com as exigências teórico-práticas da Pedagogia Social. |
id |
RCAP_0ef49a44ea2d0b79694f01288a09971c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40502 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafiosEthics and initial training of social educators - difficulties and challengesEducação socialEnsino superiorFormação inicialEducadores sociaisEnsino de éticaSocial educationHigher educationInitial trainingSocial educatorsTeaching ethicsEste artigo expõe dados referentes a uma investigação em desenvolvimento que pretende compreender o lugar da Ética nos processos de promoção do conhecimento profissional dos futuros educadores sociais. Tendo como ponto de partida as preocupações sentidas pelos estudantes, designadamente em contexto de estágio académico, procuramos saber de que forma a Ética é contemplada na oferta formativa do Ensino Superior Português, tendo por base a analise dos respetivos planos de estudos. Começando pela caraterização do sistema de Ensino Superior Português os dados recolhidos são analisados à luz de um quadro concetual balizado por princípios de uma ética relacional indexada ao primado da alteridade, em conformidade com as exigências teórico-práticas da Pedagogia Social.This article exposes data related to a research in progress that intends to understand the place of Ethics in the processes of promoting the professional knowledge of future social educators. Taking as a starting point the concerns felt by the students, namely in the context of an academic internship, we seek to know how Ethics is contemplated in the training offer of Portuguese Higher Education, based on the analysis of the respective study plans. Starting with the characterization of the Portuguese Higher Education system, the data collected are analyzed in the light of a conceptual framework based on principles of relational ethics indexed to the primacy of alterity, in accordance with the theoretical and practical requirements of Social Pedagogy.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, RenataBaptista, Isabel2023-03-08T17:05:55Z2022-04-062022-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40502por1809-162810.5281/zenodo.6418082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:14.003921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios Ethics and initial training of social educators - difficulties and challenges |
title |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios |
spellingShingle |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios Machado, Renata Educação social Ensino superior Formação inicial Educadores sociais Ensino de ética Social education Higher education Initial training Social educators Teaching ethics |
title_short |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios |
title_full |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios |
title_fullStr |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios |
title_full_unstemmed |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios |
title_sort |
Ética e formação inicial dos educadores sociais - dificuldades e desafios |
author |
Machado, Renata |
author_facet |
Machado, Renata Baptista, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Renata Baptista, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação social Ensino superior Formação inicial Educadores sociais Ensino de ética Social education Higher education Initial training Social educators Teaching ethics |
topic |
Educação social Ensino superior Formação inicial Educadores sociais Ensino de ética Social education Higher education Initial training Social educators Teaching ethics |
description |
Este artigo expõe dados referentes a uma investigação em desenvolvimento que pretende compreender o lugar da Ética nos processos de promoção do conhecimento profissional dos futuros educadores sociais. Tendo como ponto de partida as preocupações sentidas pelos estudantes, designadamente em contexto de estágio académico, procuramos saber de que forma a Ética é contemplada na oferta formativa do Ensino Superior Português, tendo por base a analise dos respetivos planos de estudos. Começando pela caraterização do sistema de Ensino Superior Português os dados recolhidos são analisados à luz de um quadro concetual balizado por princípios de uma ética relacional indexada ao primado da alteridade, em conformidade com as exigências teórico-práticas da Pedagogia Social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-06 2022-04-06T00:00:00Z 2023-03-08T17:05:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40502 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1809-1628 10.5281/zenodo.6418082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132058347372544 |