Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Daniela Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/508
Resumo: O relatório apresentado irá debruçar-se sobre a prática dos estágios que realizei na UDI - Nuclisol Jean Piaget em Vila Real. Este terá como pontos fundamentais, Introdução; Caracterização do contexto; Currículo, Organização da Prática Pedagógica e Avaliação do Processo Educativo, Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica, Reflexão Final e Bibliografia. Inicialmente terá uma introdução onde farei a contextualização do presente relatório bem como o enquadramento dos dois estágios realizados. Na caracterização do contexto da prática, abordarei o meio envolvente fazendo referência à localização da Instituição e a aspectos mais relevantes que a caracterizam, como sejam história, o seu funcionamento global e a sua organização interna. Focarei, ainda, os recursos disponíveis e a sua importância no desenvolvimento do processo de ensino. Num outro ponto tratarei a questão do Currículo nomeadamente, o currículo na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Organização da Prática Pedagógica, Avaliação do Processo Educativo e a Articulação entre os dois contextos procurando clarificar conceitos mobilizados. Ao longo deste relatório explicitarei o Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica nos dois contextos. Serão abordados os seguintes tópicos: Período de Observação: Caracterização do Grupo, Sala/Materiais Educativos, Modelo Pedagógico e Prática da Educadora/Professora Cooperantes e Período da Prática Efectiva onde estão inseridas as descrições e reflexões das práticas pedagógicas realizadas e as respectivas planificações. Terminarei este relatório com uma Reflexão Final acerca dos estágios, da prática e de todo o percurso vivido durante os dois semestres. Será incluída também a bibliografia à qual recorri para a realização deste relatório.
id RCAP_0ef77b3788a58497c2762bb0b7aa46ef
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágioO relatório apresentado irá debruçar-se sobre a prática dos estágios que realizei na UDI - Nuclisol Jean Piaget em Vila Real. Este terá como pontos fundamentais, Introdução; Caracterização do contexto; Currículo, Organização da Prática Pedagógica e Avaliação do Processo Educativo, Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica, Reflexão Final e Bibliografia. Inicialmente terá uma introdução onde farei a contextualização do presente relatório bem como o enquadramento dos dois estágios realizados. Na caracterização do contexto da prática, abordarei o meio envolvente fazendo referência à localização da Instituição e a aspectos mais relevantes que a caracterizam, como sejam história, o seu funcionamento global e a sua organização interna. Focarei, ainda, os recursos disponíveis e a sua importância no desenvolvimento do processo de ensino. Num outro ponto tratarei a questão do Currículo nomeadamente, o currículo na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Organização da Prática Pedagógica, Avaliação do Processo Educativo e a Articulação entre os dois contextos procurando clarificar conceitos mobilizados. Ao longo deste relatório explicitarei o Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica nos dois contextos. Serão abordados os seguintes tópicos: Período de Observação: Caracterização do Grupo, Sala/Materiais Educativos, Modelo Pedagógico e Prática da Educadora/Professora Cooperantes e Período da Prática Efectiva onde estão inseridas as descrições e reflexões das práticas pedagógicas realizadas e as respectivas planificações. Terminarei este relatório com uma Reflexão Final acerca dos estágios, da prática e de todo o percurso vivido durante os dois semestres. Será incluída também a bibliografia à qual recorri para a realização deste relatório.This report will focus on the practice of the stages that I conducted in UDI - Nuclisol Jean Piaget in Vila Real. This will have, as fundamental points, Introduction, Characterization of the context; Curriculum, Organization of Teaching Practice and Evaluation of Educational Process, Development and Reflection of Teaching Practice, Reflection and Final Bibliography. Initially it will have an introduction where I will made the background of this report and the framework of the two stages made. In the characterizing of the practice context, I will discuss the environment with reference to the location of the institution and the most important aspects that characterize it, such as history, its overall functioning and internal organization. It will focus thankfully available resources and their importance in the development of the teaching process. At another point I will approach the question of Curriculum particular curriculum in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, Organization of Teaching Practice and Assessment of Educational Process Relationship between the two contexts as a form of clarify concepts used. Throughout this report I will explain the Development of Teaching Practice and Reflection in the two contexts. This will address the following topics: Observation Period: Characterization Group, Hall / Educational Materials, Teaching and Practice of Model Educator / Teacher and Effective Cooperating Period Practice where they are inserted, descriptions and reflections of pedagogical practices and their arrangements. I will conclude this report with a final reflection on the stages of practice and the entire course lived during the semesters. Also included will be the bibliography of which I resorted to complete this report.2011-06-30T10:23:27Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/508porSantos, Carla Daniela Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:24Zoai:repositorio.utad.pt:10348/508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:35.577713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
title Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
spellingShingle Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
Santos, Carla Daniela Sousa
title_short Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
title_full Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
title_fullStr Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
title_full_unstemmed Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
title_sort Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio
author Santos, Carla Daniela Sousa
author_facet Santos, Carla Daniela Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla Daniela Sousa
description O relatório apresentado irá debruçar-se sobre a prática dos estágios que realizei na UDI - Nuclisol Jean Piaget em Vila Real. Este terá como pontos fundamentais, Introdução; Caracterização do contexto; Currículo, Organização da Prática Pedagógica e Avaliação do Processo Educativo, Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica, Reflexão Final e Bibliografia. Inicialmente terá uma introdução onde farei a contextualização do presente relatório bem como o enquadramento dos dois estágios realizados. Na caracterização do contexto da prática, abordarei o meio envolvente fazendo referência à localização da Instituição e a aspectos mais relevantes que a caracterizam, como sejam história, o seu funcionamento global e a sua organização interna. Focarei, ainda, os recursos disponíveis e a sua importância no desenvolvimento do processo de ensino. Num outro ponto tratarei a questão do Currículo nomeadamente, o currículo na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Organização da Prática Pedagógica, Avaliação do Processo Educativo e a Articulação entre os dois contextos procurando clarificar conceitos mobilizados. Ao longo deste relatório explicitarei o Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica nos dois contextos. Serão abordados os seguintes tópicos: Período de Observação: Caracterização do Grupo, Sala/Materiais Educativos, Modelo Pedagógico e Prática da Educadora/Professora Cooperantes e Período da Prática Efectiva onde estão inseridas as descrições e reflexões das práticas pedagógicas realizadas e as respectivas planificações. Terminarei este relatório com uma Reflexão Final acerca dos estágios, da prática e de todo o percurso vivido durante os dois semestres. Será incluída também a bibliografia à qual recorri para a realização deste relatório.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-06-30T10:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/508
url http://hdl.handle.net/10348/508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137111322918912