Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8499
Resumo: No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que evidenciasse a prática e a aprendizagem profissional desenvolvida nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, a mestranda expõe o seu percurso nas duas valências, tendo este permitido o conhecimento e posterior desenvolvimento de saberes e competências em prol da construção e edificação de um perfil na profissão docente, suportado por um quadro teórico e concetual. A prática pedagógica da mestranda desenvolveu-se mediante uma aproximação à metodologia de investigação-ação, assente sobre quatro etapas fundamentais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia, suporte basilar da sua prática, possibilita a articulação entre saberes e atitudes, culminando numa co construção de saberes entre os diversos atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos e processos de estágio revelaram-se cruciais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, no que concerne ao desenvolvimento de competências para a educação, constituindo estes, bases importantes na formação docente. Por fim, a mestranda está consciente que para responder aos desafios advindos da sociedade atual, deve procurar a formação constante, atualizando e desenvolvendo novas aprendizagens, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
id RCAP_8b2f4f3c140105240ea386a2c874bc2d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática Pedagógica SupervisionadaCrecheEducação pré-escolarInvestigação-açãoProcessos educativos de qualidadeDaycarePreschool educationAction researchQuality of educational processesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que evidenciasse a prática e a aprendizagem profissional desenvolvida nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, a mestranda expõe o seu percurso nas duas valências, tendo este permitido o conhecimento e posterior desenvolvimento de saberes e competências em prol da construção e edificação de um perfil na profissão docente, suportado por um quadro teórico e concetual. A prática pedagógica da mestranda desenvolveu-se mediante uma aproximação à metodologia de investigação-ação, assente sobre quatro etapas fundamentais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia, suporte basilar da sua prática, possibilita a articulação entre saberes e atitudes, culminando numa co construção de saberes entre os diversos atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos e processos de estágio revelaram-se cruciais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, no que concerne ao desenvolvimento de competências para a educação, constituindo estes, bases importantes na formação docente. Por fim, a mestranda está consciente que para responder aos desafios advindos da sociedade atual, deve procurar a formação constante, atualizando e desenvolvendo novas aprendizagens, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.Within the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, an integral part of the study plan of the Master's Degree in Pre-school Education, it was requested to write a traineeship report that highlighted the practice and professional learning developed in the contexts of Day care and Preschool Education. Accordingly, the graduate student exposes her path in both valences allowing this the knowledge and further development of knowledge and skills for the construction and formation of a profile in the teaching profession, supported by a conceptual and theoretical framework. The pedagogical practice of the graduate student has developed through an approach to the research-action methodology, based on four fundamental steps: observation, planning, action and reflection/evaluation. This methodology, primary support of her practice, allows the articulation between knowledge and attitudes, culminating in the construction of knowledge between the various actors involved in the pedagogical practice. The contexts and processes of the traineeship proved to be crucial in the educational processes of quality in the education of childhood with regard to the development of competences for education, forming therefore important bases in the teacher education. Finally, the graduate student is aware that to face the challenges ahead from the current society, she has to seek constant training, updating and developing new learning skills both at personal and professional level.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Elisabete Alexandra dos Santos2016-09-22T13:57:01Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8499TID:201267020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:20.097918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
title Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos
Creche
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Processos educativos de qualidade
Daycare
Preschool education
Action research
Quality of educational processes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
title_full Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
title_sort Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada
author Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos
author_facet Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Processos educativos de qualidade
Daycare
Preschool education
Action research
Quality of educational processes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Processos educativos de qualidade
Daycare
Preschool education
Action research
Quality of educational processes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que evidenciasse a prática e a aprendizagem profissional desenvolvida nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, a mestranda expõe o seu percurso nas duas valências, tendo este permitido o conhecimento e posterior desenvolvimento de saberes e competências em prol da construção e edificação de um perfil na profissão docente, suportado por um quadro teórico e concetual. A prática pedagógica da mestranda desenvolveu-se mediante uma aproximação à metodologia de investigação-ação, assente sobre quatro etapas fundamentais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia, suporte basilar da sua prática, possibilita a articulação entre saberes e atitudes, culminando numa co construção de saberes entre os diversos atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos e processos de estágio revelaram-se cruciais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, no que concerne ao desenvolvimento de competências para a educação, constituindo estes, bases importantes na formação docente. Por fim, a mestranda está consciente que para responder aos desafios advindos da sociedade atual, deve procurar a formação constante, atualizando e desenvolvendo novas aprendizagens, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-09-22T13:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8499
TID:201267020
url http://hdl.handle.net/10400.22/8499
identifier_str_mv TID:201267020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389859201024