Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13486
Resumo: Face à importância crescente de promover uma educação em ciências desde os primeiros anos de escolaridade, potenciadora de sinergias entre diferentes perspetivas, este estudo teve como finalidade a conceção, produção, implementação e avaliação de atividades de ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC), num quadro de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Decorrente da finalidade, formularam-se as questões de investigação: Qual o contributo das atividades de ciências desenvolvidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS, para promover aprendizagens dos alunos ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e do desenvolvimento de capacidades de PC? Quais as representações dos alunos sobre o contributo das atividades realizadas para a mobilização/construção de conhecimentos científicos e para a mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC? Qual a opinião dos alunos sobre as atividades que realizaram? Adotando uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação, o estudo foi realizado com uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de quinze sessões, os alunos realizaram as atividades produzidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS. Foram recolhidos dados através de vários instrumentos, no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as atividades de ciências desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para promover aprendizagens ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e da mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos. Na perspetiva dos alunos, as atividades que realizaram foram um contributo relevante para mobilizarem/construírem conhecimentos científicos e para mobilizarem/desenvolverem capacidades de PC. Os alunos manifestaram que gostaram e se envolveram com entusiasmo na sua realização, considerando-as interessantes e motivadoras.
id RCAP_0f027cfd1477a835231cf0fd71fe4869
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDSEducação em ciênciasPensamento críticoEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento sustentávelAtividades em ciênciasCTS - Ciência-Tecnologia-SociedadeFace à importância crescente de promover uma educação em ciências desde os primeiros anos de escolaridade, potenciadora de sinergias entre diferentes perspetivas, este estudo teve como finalidade a conceção, produção, implementação e avaliação de atividades de ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC), num quadro de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Decorrente da finalidade, formularam-se as questões de investigação: Qual o contributo das atividades de ciências desenvolvidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS, para promover aprendizagens dos alunos ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e do desenvolvimento de capacidades de PC? Quais as representações dos alunos sobre o contributo das atividades realizadas para a mobilização/construção de conhecimentos científicos e para a mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC? Qual a opinião dos alunos sobre as atividades que realizaram? Adotando uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação, o estudo foi realizado com uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de quinze sessões, os alunos realizaram as atividades produzidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS. Foram recolhidos dados através de vários instrumentos, no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as atividades de ciências desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para promover aprendizagens ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e da mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos. Na perspetiva dos alunos, as atividades que realizaram foram um contributo relevante para mobilizarem/construírem conhecimentos científicos e para mobilizarem/desenvolverem capacidades de PC. Os alunos manifestaram que gostaram e se envolveram com entusiasmo na sua realização, considerando-as interessantes e motivadoras.The current study was designed taking into account the importance of promoting science education from the first years of schooling, building convergences between different perspectives – Science-Technology-Society (STS) and Critical Thinking (CT), according to the Education for Sustainable Development (ESD).The study aimed to develop (conceive, produce, implement and evaluate) sciences activities with STS/CT orientation, within an EDS framework. According to the study aim, the research questions formulated were: What is the contribution of the science activities developed with STS/CT orientation, within an ESD framework, to promote students’ scientific knowledge mobilization/construction and CT abilities mobilization/development? What are the students’ representations on the contribution of the activities for the mobilization/construction of scientific knowledge and to the mobilization/development of CT abilities? What is the students’ opinion on the activities that did they carry out? This action-research was carried out with a group of the 1.st year of the elementary school, along fifteen sessions, during which students performed the science activities produced with STS/CT orientation, within an ESD framework. The data were collected through several instruments in the context of different techniques of collecting data, including the development of an instrument of analysis of students´ productions. In the data analysis, the privileged technique was the content analysis. The results obtained from the analysis of the collected data allowed to conclude that the science activities developed in the context of the study contributed to promote students’ scientific knowledge mobilization/construction and student’s CT abilities mobilization/development. From students’ point of view, the science activities were a relevant contribution to promote theirs scientific knowledge mobilization/construction and CT abilities mobilization/development. Students expressed that they like the activities which were performed enthusiastically, considering them interesting and motivating.Universidade de Aveiro2015-02-24T16:55:37Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13486TID:201586410porSilva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:37Zoai:ria.ua.pt:10773/13486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:21.358878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
title Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
spellingShingle Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
Silva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveira
Educação em ciências
Pensamento crítico
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento sustentável
Atividades em ciências
CTS - Ciência-Tecnologia-Sociedade
title_short Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
title_full Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
title_fullStr Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
title_full_unstemmed Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
title_sort Atividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDS
author Silva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveira
author_facet Silva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Pensamento crítico
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento sustentável
Atividades em ciências
CTS - Ciência-Tecnologia-Sociedade
topic Educação em ciências
Pensamento crítico
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento sustentável
Atividades em ciências
CTS - Ciência-Tecnologia-Sociedade
description Face à importância crescente de promover uma educação em ciências desde os primeiros anos de escolaridade, potenciadora de sinergias entre diferentes perspetivas, este estudo teve como finalidade a conceção, produção, implementação e avaliação de atividades de ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC), num quadro de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Decorrente da finalidade, formularam-se as questões de investigação: Qual o contributo das atividades de ciências desenvolvidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS, para promover aprendizagens dos alunos ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e do desenvolvimento de capacidades de PC? Quais as representações dos alunos sobre o contributo das atividades realizadas para a mobilização/construção de conhecimentos científicos e para a mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC? Qual a opinião dos alunos sobre as atividades que realizaram? Adotando uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação, o estudo foi realizado com uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de quinze sessões, os alunos realizaram as atividades produzidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS. Foram recolhidos dados através de vários instrumentos, no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as atividades de ciências desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para promover aprendizagens ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e da mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos. Na perspetiva dos alunos, as atividades que realizaram foram um contributo relevante para mobilizarem/construírem conhecimentos científicos e para mobilizarem/desenvolverem capacidades de PC. Os alunos manifestaram que gostaram e se envolveram com entusiasmo na sua realização, considerando-as interessantes e motivadoras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-02-24T16:55:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13486
TID:201586410
url http://hdl.handle.net/10773/13486
identifier_str_mv TID:201586410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137544445624320