Orientação CTS e/ou PC na formação em educação básica: contributos da formação em ciências na (re)construção de conceções CTS e na promoção do nível de PC dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Andreia Milene Garcia Henriques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12667
Resumo: O presente estudo desenvolveu-se na licenciatura em Educação Básica (EB), de uma Escola Superior de Educação (ESE) do centro do país, no âmbito da unidade curricular de Fundamentos das Ciências Físicas e Naturais (FCFN) II, tendo em conta as finalidades da Educação em Ciências ligadas à perspetiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e à promoção das capacidades de pensamento crítico (PC). Esta orientação CTS e/ou PC foi operacionalizada através da implementação de estratégias e atividades já validadas, partindo de situações-problema do dia-a-dia dos estudantes e pretendeu que estes assumissem um papel ativo, interventivo e esclarecido na sociedade dos nossos dias. A finalidade do estudo é a de promover nos estudantes da licenciatura em Educação Básica, as suas capacidades de PC e a mudança das suas conceções CTS. Tendo em conta esta finalidade e a questão de investigação, este estudo assume uma natureza quantitativa, do tipo quase experimental, com seleção não aleatória dos sujeitos. Em relação à modalidade do plano experimental é do tipo: pré pós teste, com grupo de controlo. A orientação CTS e/ou PC foi implementada aos sujeitos do grupo experimental (n=31) e no grupo de controlo (n=31), foram implementadas as atividades tal como foram desenvolvidas em anos anteriores. Este planeamento decorreu no segundo semestre do ano letivo de 2012/13. Os dados foram recolhidos através de duas técnicas, o inquérito e a testagem. Foram usados, respetivamente, dois instrumentos de recolha de dados, o questionário “View on Science-Tecnology-Society” - VOSTS (adaptação Portuguesa — versão abreviada de 19 itens de Canavarro, 1996; 2000) e o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X), cuja versão Portuguesa para adultos é de Oliveira (1992). Estes foram implementados no início e no final do semestre de forma a comparar as diferenças entre os grupos e nos dois momentos. Os resultados obtidos sugerem que as atividades e estratégias de orientação CTS e/ou PC implementadas no grupo experimental, influenciam as conceções CTS e o nível de PC dos estudantes. No grupo experimental verificaram-se ganhos estatisticamente significativos do pré-teste para o pós-teste. Estes ganhos dizem respeito às conceções CTS e ao nível de PC dos estudantes. No grupo de controlo, do pré para o pós-teste, não se verificaram quaisquer ganhos estatisticamente significativos. Pode concluir-se que é possível promover o PC e promover a mudança de conceções CTS de estudantes de licenciatura em EB com as atividades e estratégias implementadas. Estas constituem-se como um contributo para a formação de professores, quer na área de formação de conteúdo disciplinar, quer na de Didática das Ciências.
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spelling Orientação CTS e/ou PC na formação em educação básica: contributos da formação em ciências na (re)construção de conceções CTS e na promoção do nível de PC dos estudantesDidática das ciênciasFormação de professores - Ensino básicoEstratégias da aprendizagemPensamento críticoEnsino das ciênciasCTS - Ciência-Tecnologia-SociedadePC - Pensamento criticoO presente estudo desenvolveu-se na licenciatura em Educação Básica (EB), de uma Escola Superior de Educação (ESE) do centro do país, no âmbito da unidade curricular de Fundamentos das Ciências Físicas e Naturais (FCFN) II, tendo em conta as finalidades da Educação em Ciências ligadas à perspetiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e à promoção das capacidades de pensamento crítico (PC). Esta orientação CTS e/ou PC foi operacionalizada através da implementação de estratégias e atividades já validadas, partindo de situações-problema do dia-a-dia dos estudantes e pretendeu que estes assumissem um papel ativo, interventivo e esclarecido na sociedade dos nossos dias. A finalidade do estudo é a de promover nos estudantes da licenciatura em Educação Básica, as suas capacidades de PC e a mudança das suas conceções CTS. Tendo em conta esta finalidade e a questão de investigação, este estudo assume uma natureza quantitativa, do tipo quase experimental, com seleção não aleatória dos sujeitos. Em relação à modalidade do plano experimental é do tipo: pré pós teste, com grupo de controlo. A orientação CTS e/ou PC foi implementada aos sujeitos do grupo experimental (n=31) e no grupo de controlo (n=31), foram implementadas as atividades tal como foram desenvolvidas em anos anteriores. Este planeamento decorreu no segundo semestre do ano letivo de 2012/13. Os dados foram recolhidos através de duas técnicas, o inquérito e a testagem. Foram usados, respetivamente, dois instrumentos de recolha de dados, o questionário “View on Science-Tecnology-Society” - VOSTS (adaptação Portuguesa — versão abreviada de 19 itens de Canavarro, 1996; 2000) e o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X), cuja versão Portuguesa para adultos é de Oliveira (1992). Estes foram implementados no início e no final do semestre de forma a comparar as diferenças entre os grupos e nos dois momentos. Os resultados obtidos sugerem que as atividades e estratégias de orientação CTS e/ou PC implementadas no grupo experimental, influenciam as conceções CTS e o nível de PC dos estudantes. No grupo experimental verificaram-se ganhos estatisticamente significativos do pré-teste para o pós-teste. Estes ganhos dizem respeito às conceções CTS e ao nível de PC dos estudantes. No grupo de controlo, do pré para o pós-teste, não se verificaram quaisquer ganhos estatisticamente significativos. Pode concluir-se que é possível promover o PC e promover a mudança de conceções CTS de estudantes de licenciatura em EB com as atividades e estratégias implementadas. Estas constituem-se como um contributo para a formação de professores, quer na área de formação de conteúdo disciplinar, quer na de Didática das Ciências.This present study was developed in the degree of Basic Education (EB), of a college of Education (CE) from the center of the country, within the Fundamentals of Physical and Natural Sciences (FPNS) II course, taking into account the purposes of science education related to perspective purposes of Science, Technology and Society (STS) and the promotion of Critical Thinking (CT) skills. This STS/CT guidance was operationalized through the implementation of strategies and activities already validated, starting from student day-to-day situation-problems and to claim that they assume an active role, intervening and being informed in today's society. The purpose of this study is to promote in students of the degree of Basic Education, their CT and the change of their conceptions of STS. Given this purpose and the quest of research, this study assumes a quantitative nature, of the experimental type, with a non-random subject selection. In regard to the experimental modality it is of the type: pre-test/post-test, with a control group. The orientation STS/CT was implemented to the experimental group subjects (n=31); and the control group (n=31) the activities were implemented as they were developed in previous years. This planning took place in the second semester of the 2012/13 academic year. The data was collected through two techniques, survey and testing. There were used, respectively, two instruments of data collection, the questionnaire "View on Science-Tecnology-Society" - VOSTS (Portuguese adaptation - abbreviated version of 19 items Canavarro, 1996, 2000) and the Test of Critical Thinking of Cornell (Level X), whose Portuguese version for adults is from Oliveira (1992). These were implemented at the beginning and at the end of the semester so as to compare the differences between groups and in the two moments. The results obtained suggest that the activities and strategies of orientation STS/CT implemented in the experimental group, influence the conceptions STS and the level of the CT of students. In the experimental group there were statistically significant gains from pre-test to post-test. These gains are related to the conceptions STS and to the level of the students CT. In the control group, from the pre-test to post-test, there were no statistically significant gains. It can be concluded that it is possible to promote CT and promote change in the STS conception of students of Basic Education degree, with the strategies and activities implemented. This constitutes a contribution for teachers education, whether in the disciplinary content area, whether in the teaching of ScienceUniversidade de Aveiro2014-10-09T11:40:12Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12667TID:201566443porCorreia, Andreia Milene Garcia Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:08Zoai:ria.ua.pt:10773/12667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:47.655342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Correia, Andreia Milene Garcia Henriques
Didática das ciências
Formação de professores - Ensino básico
Estratégias da aprendizagem
Pensamento crítico
Ensino das ciências
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