Youth Arts Empowerment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sandra Maria Camacho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9832
Resumo: A intervenção social integra conceitos e práticas multidisciplinares e participativas relativamente ao empowerment enquanto paradigma de intervenção na sociedade contemporânea, assim como perceber quais as principais dimensões que reforçam a ideia de fortalecer a capacidade das pessoas através da sua participação em atividades promotoras de competências, relacionais, sociais e culturais. O uso do termo empowerment tem sido recorrente nos campos da intervenção social e sua definição implica vários aportes de conhecimento, sendo, por isso, exigida a contextualização de sua definição. A arte e a sua função como estratégia de empoderamento da população jovem é uma forma de não só de melhorar o bem-estar dos jovens, mas de criar sinergias que visam contribuir a o desenvolvimento comunitário. Neste sentido, o presente estudo pretendeu concetualizar e contextualizar o empowerment através da realização de atividades artísticas num processo continuo de execução, monotorização e avaliação, resultante da operacionalização com cariz interventivo a partir do estudo de caso da Associação de Amigos das Artes - Teatro Metaphora, uma associação situada em Câmara de Lobos na Ilha da Madeira.
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