Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Isabel Cristina Villas Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34513
Resumo: O estudo apresentado nesta dissertação tem como objetivo a identificação dos principais traços de personalidade da marca das treze universidades europeias que fazem parte da Universidade ECIU (European Consortium of Innovative Universities), bem como a perceção dos gabinetes de gestãoda marca quanto a esses traços. Como opções metodológicas foram adotadas a análise de conteúdo presente nos websites institucionais e o survey qualitativo. Os resultados obtidos indicam a existência de IES com personalidade de marca distintivas ao passo que outras apresentam dimensões de personalidade pouco vincadas. Os resultados revelam ainda a existência de algumas discrepâncias entre a personalidade da marca pretendida e a efetivamente comunicada. As principais conclusões apontam para a necessidade de uma aposta na gestão estratégica da marca que contemple uma definição identitária robusta, partilhada por todos os stakeholders da instituição. O principal contributo deste estudo é a proposta de um processo de diagnóstico das dimensões da personalidade da marca, bem como a proposta de linhas de atuação com implicações para a gestão da marca de Instituições de Ensino Superior (ECIU).
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