Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34513 |
Resumo: | O estudo apresentado nesta dissertação tem como objetivo a identificação dos principais traços de personalidade da marca das treze universidades europeias que fazem parte da Universidade ECIU (European Consortium of Innovative Universities), bem como a perceção dos gabinetes de gestãoda marca quanto a esses traços. Como opções metodológicas foram adotadas a análise de conteúdo presente nos websites institucionais e o survey qualitativo. Os resultados obtidos indicam a existência de IES com personalidade de marca distintivas ao passo que outras apresentam dimensões de personalidade pouco vincadas. Os resultados revelam ainda a existência de algumas discrepâncias entre a personalidade da marca pretendida e a efetivamente comunicada. As principais conclusões apontam para a necessidade de uma aposta na gestão estratégica da marca que contemple uma definição identitária robusta, partilhada por todos os stakeholders da instituição. O principal contributo deste estudo é a proposta de um processo de diagnóstico das dimensões da personalidade da marca, bem como a proposta de linhas de atuação com implicações para a gestão da marca de Instituições de Ensino Superior (ECIU). |
id |
RCAP_0f124f70828ddee6f6d1d044f0b49f8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIUMarketing das Instituições de Ensino SuperiorGestão estratégica da marcaPersonalidade da marcaComunicaçãoECIUO estudo apresentado nesta dissertação tem como objetivo a identificação dos principais traços de personalidade da marca das treze universidades europeias que fazem parte da Universidade ECIU (European Consortium of Innovative Universities), bem como a perceção dos gabinetes de gestãoda marca quanto a esses traços. Como opções metodológicas foram adotadas a análise de conteúdo presente nos websites institucionais e o survey qualitativo. Os resultados obtidos indicam a existência de IES com personalidade de marca distintivas ao passo que outras apresentam dimensões de personalidade pouco vincadas. Os resultados revelam ainda a existência de algumas discrepâncias entre a personalidade da marca pretendida e a efetivamente comunicada. As principais conclusões apontam para a necessidade de uma aposta na gestão estratégica da marca que contemple uma definição identitária robusta, partilhada por todos os stakeholders da instituição. O principal contributo deste estudo é a proposta de um processo de diagnóstico das dimensões da personalidade da marca, bem como a proposta de linhas de atuação com implicações para a gestão da marca de Instituições de Ensino Superior (ECIU).The study presented in this dissertation aims to identify the main brand personality traits of the thirteen European higher education institutions (HEI) that are part of the ECIU University (European Consortium of Innovative Universities) as well as the brand managers' perception of these traits. Content analysis of the institutional websites and a qualitative survey were adopted as methodology. The results obtained indicate the existence of HEI with distinctive brand personality while others show weak personality dimensions. The results also reveal the existence of some discrepancies between the intended brand personality and the one effectively communicated. The main conclusions reveal the need to invest in strategic brand management including a strong identity definition, shared by all the institution's stakeholders. The main contribution of this study is the proposal of a diagnostic process of the brand personality dimensions, as well as the proposal of lines of action with implications for the brand management of Higher Education Institutions (ECIU).2024-07-21T00:00:00Z2022-07-07T00:00:00Z2022-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34513porGuimarães, Isabel Cristina Villas Azevedoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:47Zoai:ria.ua.pt:10773/34513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:51.910238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU |
title |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU |
spellingShingle |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU Guimarães, Isabel Cristina Villas Azevedo Marketing das Instituições de Ensino Superior Gestão estratégica da marca Personalidade da marca Comunicação ECIU |
title_short |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU |
title_full |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU |
title_fullStr |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU |
title_full_unstemmed |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU |
title_sort |
Comunicação da personalidade da marca de instituições de ensino superior: o caso das universidades ECIU |
author |
Guimarães, Isabel Cristina Villas Azevedo |
author_facet |
Guimarães, Isabel Cristina Villas Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Isabel Cristina Villas Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing das Instituições de Ensino Superior Gestão estratégica da marca Personalidade da marca Comunicação ECIU |
topic |
Marketing das Instituições de Ensino Superior Gestão estratégica da marca Personalidade da marca Comunicação ECIU |
description |
O estudo apresentado nesta dissertação tem como objetivo a identificação dos principais traços de personalidade da marca das treze universidades europeias que fazem parte da Universidade ECIU (European Consortium of Innovative Universities), bem como a perceção dos gabinetes de gestãoda marca quanto a esses traços. Como opções metodológicas foram adotadas a análise de conteúdo presente nos websites institucionais e o survey qualitativo. Os resultados obtidos indicam a existência de IES com personalidade de marca distintivas ao passo que outras apresentam dimensões de personalidade pouco vincadas. Os resultados revelam ainda a existência de algumas discrepâncias entre a personalidade da marca pretendida e a efetivamente comunicada. As principais conclusões apontam para a necessidade de uma aposta na gestão estratégica da marca que contemple uma definição identitária robusta, partilhada por todos os stakeholders da instituição. O principal contributo deste estudo é a proposta de um processo de diagnóstico das dimensões da personalidade da marca, bem como a proposta de linhas de atuação com implicações para a gestão da marca de Instituições de Ensino Superior (ECIU). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07T00:00:00Z 2022-07-07 2024-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34513 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137713417355264 |