O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/550 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional, apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria. |
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O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidorPersonalidade da marcaLealdade à marcaMarca do distribuidorDissertação de Mestrado em Marketing Relacional, apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.Num contexto de contínuo crescimento da quota de mercado detida pelas marcas dos distribuidores, situação verificada em vários mercados, incluindo o português, é importante desenvolver a lealdade a estas marcas, tendo em conta os benefícios subjacentes. A personalidade da marca é uma importante forma de diferenciação da marca face às outras marcas concorrentes e tem um impacto significativo na relação que o consumidor desenvolve com a marca. Este trabalho analisa, para o caso específico das marcas do distribuidor, o impacto das diferentes dimensões da personalidade da marca propostas por Aaker (1997) – sinceridade, entusiasmo, competência, sofisticação e robustez – nos vários níveis de lealdade à marca – lealdade cognitiva, afetiva, conativa e de ação. Com base numa amostra de 210 consumidores familiarizados com as marcas do distribuidor e na aplicação de modelos de regressão linear múltipla, concluiu-se que (i) o entusiasmo e a competência associados às marcas do distribuidor têm um efeito positivo significativo na lealdade cognitiva; (ii) a competência tem um efeito positivo na lealdade afetiva; (iii) o entusiasmo e a robustez têm um efeito positivo na lealdade conativa; e (iv) o entusiasmo tem um efeito positivo na lealdade de ação. Por sua vez, a associação das marcas do distribuidor às dimensões da personalidade sinceridade e sofisticação demonstrou não ter um efeito estatisticamente significativo em nenhum dos tipos de lealdade analisados. Tendo por base estes resultados, são apresentadas recomendações para a gestão das marcas do distribuidor com o objetivo de desenvolver a lealdade dos consumidores a estas marcas.IC-OnlineMachado, Carla Madalena da Silva2012-07-20T08:59:41Z2012-07-202012-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:33.246084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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