AGAP2: A case study on internationalization in Belgium and the Netherlands

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bioni, Carlos Enrique Pedini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9420
Resumo: Esta tese é um Business Case de uma jovem Consultoria Multinacional Franco-Portuguesa, que actua no sector de TI. A empresa expandiu-se em cinco países diferentes, em seis anos de existência. Ao entrar na região do Benelux, a empresa tem encontrado vários obstáculos e problemas não anteriormente experimentados. Embora agap2 acreditava que a Experiential Learning for suficiente para garantir um fácil acesso à região, as diferenças culturais encontradas com potenciais clientes têm mostrado que a análise cultural e estratégica preliminar eram necessárias. Uma análise da Avaliação Cultural dos dois principais países do Benelux foi realizada, e uma revisão dos diferentes modelos de internacionalização de empresas forneceu os elementos necessários para identificar uma solução para tais restrições. Como resultado, um novo modelo de negócio internacional tem sido proposto com o objectivo de reduzir, tanto quanto possível, confrontos interculturais, aumentar a interacção com clientes remotos e facilitar a criação de uma nova network de clientes na região. Este case study também discute a viabilidade de expatriação de profissionais para um serviço de longo prazo em países estrangeiros, contra o recrutamento local de consultores e pessoal para responder às solicitações do cliente.
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spelling AGAP2: A case study on internationalization in Belgium and the NetherlandsProcesso de internacionalizaçãoAvaliação culturalModelo de negócios internacionaisProblemas de internacionalizaçãoNetworkingRecrutamento localBélgicaHolandaInternationalization processCultural assessmentLocal recruitmentNetworkingInternational business modelInternationalization issuesEsta tese é um Business Case de uma jovem Consultoria Multinacional Franco-Portuguesa, que actua no sector de TI. A empresa expandiu-se em cinco países diferentes, em seis anos de existência. Ao entrar na região do Benelux, a empresa tem encontrado vários obstáculos e problemas não anteriormente experimentados. Embora agap2 acreditava que a Experiential Learning for suficiente para garantir um fácil acesso à região, as diferenças culturais encontradas com potenciais clientes têm mostrado que a análise cultural e estratégica preliminar eram necessárias. Uma análise da Avaliação Cultural dos dois principais países do Benelux foi realizada, e uma revisão dos diferentes modelos de internacionalização de empresas forneceu os elementos necessários para identificar uma solução para tais restrições. Como resultado, um novo modelo de negócio internacional tem sido proposto com o objectivo de reduzir, tanto quanto possível, confrontos interculturais, aumentar a interacção com clientes remotos e facilitar a criação de uma nova network de clientes na região. Este case study também discute a viabilidade de expatriação de profissionais para um serviço de longo prazo em países estrangeiros, contra o recrutamento local de consultores e pessoal para responder às solicitações do cliente.This thesis is a business case of a young Franco-Portuguese Multinational Consultancy that acts in the IT sector. The company has expanded in five different countries in six years of existence. When entering the Benelux region the company has encountered several obstacles and issues not previously experienced. Although agap2 believed that Experiential Learning was sufficient to guarantee an easy access to the region, the cultural differences encountered with potential clients have shown that preliminary cultural and strategic analysis were needed. An analysis of the Cultural Assessment of the two main Benelux countries has been carried out, and a review of different models to internationalize a company provided the necessary elements to identify a solution to such constraints. As a result, a new International Business Model has been proposed with the objective to reduce as much as possible Intercultural clashes, increase interaction with remote clients and facilitate the creation of a new customers network in the region. This case study also discusses the feasibility of expatriation of professionals for a long-term service in foreign countries, against the local recruitment of consultants and staff to respond to client’s requests.2015-07-23T14:18:36Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9420TID:201049120engBioni, Carlos Enrique Pediniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:17.901828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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