A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Alda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alberto, Isabel, Beja, Maria Jo?o, Sotero, Luciana, Fonseca, Gabriela, Carvalho, Joana, Areia, Neide, Relvas, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092
Resumo: A comunica??o parento-filial representa uma dimens?o essencial do exerc?cio da parentalidade. Apesar de muitas fam?lias procurarem interven??o psicoterap?utica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunica??o, o Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana postula que ? imposs?vel n?o comunicar e, por esse motivo, comunica??o e comportamento s?o sin?nimos aquando da significa??o que se faz das rela??es familiares. Como uma dan?a (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto met?fora), a comunica??o parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada fam?lia e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras fun??es e tarefas, tamb?m o exerc?cio da parentalidade se altera ? medida que o ciclo vital da fam?lia evolui e, nesse sentido, os padr?es de comunica??o estabelecidos tamb?m se modelam, apresentando especificidades distintas em fam?lias com filhos em idade escolar e fam?lias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio te?rico reavivar os contributos do Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana para as rela??es familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracteriza??o dos padr?es comunicacionais entre pais e filhos de fam?lias portuguesas. / Parent-child communication is a key dimension of parenthood. Although many families seek psychotherapeutic interventions claiming that their problem is related to the absence of communication, the Pragmatics of Human Communication Model posits that it is impossible to not communicate and, for that reason, communication and behaviour are synonymous when we consider the signification of family relationships. Like a dance (having the authors of this essay focused their attention on the Bailinho da Madeira as a metaphor), parent-child communication is regulated by assumptions and rules that enable to understand and analyse the identity of each family and the way in which parenthood is operationalized. As with other roles and tasks, the parental exercise also changes throughout the family life cycle, with the communication patterns being shaped, and presenting differentiated specificities in families with school-aged children and families with adolescents. This theoretical essay intends to recall the contributions of the Pragmatics of Human Communication Model to family relationships, as well as to present a brief characterization of the communication patterns between parents and children from Portuguese families.
id RCAP_0f1c265ba7835e15d7e9c5bf64a13a43
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidadeComunica??o parento-filial - Parent-child communicationParentalidade - ParenthoodFam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age childrenFam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent childrenA comunica??o parento-filial representa uma dimens?o essencial do exerc?cio da parentalidade. Apesar de muitas fam?lias procurarem interven??o psicoterap?utica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunica??o, o Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana postula que ? imposs?vel n?o comunicar e, por esse motivo, comunica??o e comportamento s?o sin?nimos aquando da significa??o que se faz das rela??es familiares. Como uma dan?a (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto met?fora), a comunica??o parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada fam?lia e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras fun??es e tarefas, tamb?m o exerc?cio da parentalidade se altera ? medida que o ciclo vital da fam?lia evolui e, nesse sentido, os padr?es de comunica??o estabelecidos tamb?m se modelam, apresentando especificidades distintas em fam?lias com filhos em idade escolar e fam?lias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio te?rico reavivar os contributos do Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana para as rela??es familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracteriza??o dos padr?es comunicacionais entre pais e filhos de fam?lias portuguesas. / Parent-child communication is a key dimension of parenthood. Although many families seek psychotherapeutic interventions claiming that their problem is related to the absence of communication, the Pragmatics of Human Communication Model posits that it is impossible to not communicate and, for that reason, communication and behaviour are synonymous when we consider the signification of family relationships. Like a dance (having the authors of this essay focused their attention on the Bailinho da Madeira as a metaphor), parent-child communication is regulated by assumptions and rules that enable to understand and analyse the identity of each family and the way in which parenthood is operationalized. As with other roles and tasks, the parental exercise also changes throughout the family life cycle, with the communication patterns being shaped, and presenting differentiated specificities in families with school-aged children and families with adolescents. This theoretical essay intends to recall the contributions of the Pragmatics of Human Communication Model to family relationships, as well as to present a brief characterization of the communication patterns between parents and children from Portuguese families.Federaci?n Espa?ola de Asociaciones de Terapia Familiar2020-02-04T15:43:26Z2020-02-042019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092porPortugal, A., Alberto, I., Beja, M. J., Sotero, L., Fonseca, G., Carvalho, J., Areia, N., & Relvas, A. P. (2019). A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade. Mosaico, 72, 37-49. https://www.featf.org/revista-mosaico-numero-72http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092Portugal, AldaAlberto, IsabelBeja, Maria Jo?oSotero, LucianaFonseca, GabrielaCarvalho, JoanaAreia, NeideRelvas, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:38Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:12.784777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
title A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
spellingShingle A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
Portugal, Alda
Comunica??o parento-filial - Parent-child communication
Parentalidade - Parenthood
Fam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age children
Fam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent children
title_short A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
title_full A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
title_fullStr A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
title_full_unstemmed A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
title_sort A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
author Portugal, Alda
author_facet Portugal, Alda
Alberto, Isabel
Beja, Maria Jo?o
Sotero, Luciana
Fonseca, Gabriela
Carvalho, Joana
Areia, Neide
Relvas, Ana Paula
author_role author
author2 Alberto, Isabel
Beja, Maria Jo?o
Sotero, Luciana
Fonseca, Gabriela
Carvalho, Joana
Areia, Neide
Relvas, Ana Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portugal, Alda
Alberto, Isabel
Beja, Maria Jo?o
Sotero, Luciana
Fonseca, Gabriela
Carvalho, Joana
Areia, Neide
Relvas, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Comunica??o parento-filial - Parent-child communication
Parentalidade - Parenthood
Fam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age children
Fam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent children
topic Comunica??o parento-filial - Parent-child communication
Parentalidade - Parenthood
Fam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age children
Fam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent children
description A comunica??o parento-filial representa uma dimens?o essencial do exerc?cio da parentalidade. Apesar de muitas fam?lias procurarem interven??o psicoterap?utica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunica??o, o Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana postula que ? imposs?vel n?o comunicar e, por esse motivo, comunica??o e comportamento s?o sin?nimos aquando da significa??o que se faz das rela??es familiares. Como uma dan?a (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto met?fora), a comunica??o parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada fam?lia e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras fun??es e tarefas, tamb?m o exerc?cio da parentalidade se altera ? medida que o ciclo vital da fam?lia evolui e, nesse sentido, os padr?es de comunica??o estabelecidos tamb?m se modelam, apresentando especificidades distintas em fam?lias com filhos em idade escolar e fam?lias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio te?rico reavivar os contributos do Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana para as rela??es familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracteriza??o dos padr?es comunicacionais entre pais e filhos de fam?lias portuguesas. / Parent-child communication is a key dimension of parenthood. Although many families seek psychotherapeutic interventions claiming that their problem is related to the absence of communication, the Pragmatics of Human Communication Model posits that it is impossible to not communicate and, for that reason, communication and behaviour are synonymous when we consider the signification of family relationships. Like a dance (having the authors of this essay focused their attention on the Bailinho da Madeira as a metaphor), parent-child communication is regulated by assumptions and rules that enable to understand and analyse the identity of each family and the way in which parenthood is operationalized. As with other roles and tasks, the parental exercise also changes throughout the family life cycle, with the communication patterns being shaped, and presenting differentiated specificities in families with school-aged children and families with adolescents. This theoretical essay intends to recall the contributions of the Pragmatics of Human Communication Model to family relationships, as well as to present a brief characterization of the communication patterns between parents and children from Portuguese families.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01T00:00:00Z
2020-02-04T15:43:26Z
2020-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Portugal, A., Alberto, I., Beja, M. J., Sotero, L., Fonseca, G., Carvalho, J., Areia, N., & Relvas, A. P. (2019). A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade. Mosaico, 72, 37-49. https://www.featf.org/revista-mosaico-numero-72
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federaci?n Espa?ola de Asociaciones de Terapia Familiar
publisher.none.fl_str_mv Federaci?n Espa?ola de Asociaciones de Terapia Familiar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136430146977792