A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092 |
Resumo: | A comunica??o parento-filial representa uma dimens?o essencial do exerc?cio da parentalidade. Apesar de muitas fam?lias procurarem interven??o psicoterap?utica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunica??o, o Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana postula que ? imposs?vel n?o comunicar e, por esse motivo, comunica??o e comportamento s?o sin?nimos aquando da significa??o que se faz das rela??es familiares. Como uma dan?a (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto met?fora), a comunica??o parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada fam?lia e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras fun??es e tarefas, tamb?m o exerc?cio da parentalidade se altera ? medida que o ciclo vital da fam?lia evolui e, nesse sentido, os padr?es de comunica??o estabelecidos tamb?m se modelam, apresentando especificidades distintas em fam?lias com filhos em idade escolar e fam?lias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio te?rico reavivar os contributos do Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana para as rela??es familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracteriza??o dos padr?es comunicacionais entre pais e filhos de fam?lias portuguesas. / Parent-child communication is a key dimension of parenthood. Although many families seek psychotherapeutic interventions claiming that their problem is related to the absence of communication, the Pragmatics of Human Communication Model posits that it is impossible to not communicate and, for that reason, communication and behaviour are synonymous when we consider the signification of family relationships. Like a dance (having the authors of this essay focused their attention on the Bailinho da Madeira as a metaphor), parent-child communication is regulated by assumptions and rules that enable to understand and analyse the identity of each family and the way in which parenthood is operationalized. As with other roles and tasks, the parental exercise also changes throughout the family life cycle, with the communication patterns being shaped, and presenting differentiated specificities in families with school-aged children and families with adolescents. This theoretical essay intends to recall the contributions of the Pragmatics of Human Communication Model to family relationships, as well as to present a brief characterization of the communication patterns between parents and children from Portuguese families. |
id |
RCAP_0f1c265ba7835e15d7e9c5bf64a13a43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1092 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidadeComunica??o parento-filial - Parent-child communicationParentalidade - ParenthoodFam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age childrenFam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent childrenA comunica??o parento-filial representa uma dimens?o essencial do exerc?cio da parentalidade. Apesar de muitas fam?lias procurarem interven??o psicoterap?utica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunica??o, o Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana postula que ? imposs?vel n?o comunicar e, por esse motivo, comunica??o e comportamento s?o sin?nimos aquando da significa??o que se faz das rela??es familiares. Como uma dan?a (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto met?fora), a comunica??o parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada fam?lia e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras fun??es e tarefas, tamb?m o exerc?cio da parentalidade se altera ? medida que o ciclo vital da fam?lia evolui e, nesse sentido, os padr?es de comunica??o estabelecidos tamb?m se modelam, apresentando especificidades distintas em fam?lias com filhos em idade escolar e fam?lias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio te?rico reavivar os contributos do Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana para as rela??es familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracteriza??o dos padr?es comunicacionais entre pais e filhos de fam?lias portuguesas. / Parent-child communication is a key dimension of parenthood. Although many families seek psychotherapeutic interventions claiming that their problem is related to the absence of communication, the Pragmatics of Human Communication Model posits that it is impossible to not communicate and, for that reason, communication and behaviour are synonymous when we consider the signification of family relationships. Like a dance (having the authors of this essay focused their attention on the Bailinho da Madeira as a metaphor), parent-child communication is regulated by assumptions and rules that enable to understand and analyse the identity of each family and the way in which parenthood is operationalized. As with other roles and tasks, the parental exercise also changes throughout the family life cycle, with the communication patterns being shaped, and presenting differentiated specificities in families with school-aged children and families with adolescents. This theoretical essay intends to recall the contributions of the Pragmatics of Human Communication Model to family relationships, as well as to present a brief characterization of the communication patterns between parents and children from Portuguese families.Federaci?n Espa?ola de Asociaciones de Terapia Familiar2020-02-04T15:43:26Z2020-02-042019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092porPortugal, A., Alberto, I., Beja, M. J., Sotero, L., Fonseca, G., Carvalho, J., Areia, N., & Relvas, A. P. (2019). A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade. Mosaico, 72, 37-49. https://www.featf.org/revista-mosaico-numero-72http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092Portugal, AldaAlberto, IsabelBeja, Maria Jo?oSotero, LucianaFonseca, GabrielaCarvalho, JoanaAreia, NeideRelvas, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:38Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:12.784777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade |
title |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade |
spellingShingle |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade Portugal, Alda Comunica??o parento-filial - Parent-child communication Parentalidade - Parenthood Fam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age children Fam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent children |
title_short |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade |
title_full |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade |
title_fullStr |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade |
title_full_unstemmed |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade |
title_sort |
A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade |
author |
Portugal, Alda |
author_facet |
Portugal, Alda Alberto, Isabel Beja, Maria Jo?o Sotero, Luciana Fonseca, Gabriela Carvalho, Joana Areia, Neide Relvas, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Alberto, Isabel Beja, Maria Jo?o Sotero, Luciana Fonseca, Gabriela Carvalho, Joana Areia, Neide Relvas, Ana Paula |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portugal, Alda Alberto, Isabel Beja, Maria Jo?o Sotero, Luciana Fonseca, Gabriela Carvalho, Joana Areia, Neide Relvas, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunica??o parento-filial - Parent-child communication Parentalidade - Parenthood Fam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age children Fam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent children |
topic |
Comunica??o parento-filial - Parent-child communication Parentalidade - Parenthood Fam?lia com filhos em idade escolar - Family with school-age children Fam?lia com filhos adolescentes - Family with adolescent children |
description |
A comunica??o parento-filial representa uma dimens?o essencial do exerc?cio da parentalidade. Apesar de muitas fam?lias procurarem interven??o psicoterap?utica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunica??o, o Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana postula que ? imposs?vel n?o comunicar e, por esse motivo, comunica??o e comportamento s?o sin?nimos aquando da significa??o que se faz das rela??es familiares. Como uma dan?a (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto met?fora), a comunica??o parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada fam?lia e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras fun??es e tarefas, tamb?m o exerc?cio da parentalidade se altera ? medida que o ciclo vital da fam?lia evolui e, nesse sentido, os padr?es de comunica??o estabelecidos tamb?m se modelam, apresentando especificidades distintas em fam?lias com filhos em idade escolar e fam?lias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio te?rico reavivar os contributos do Modelo da Pragm?tica da Comunica??o Humana para as rela??es familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracteriza??o dos padr?es comunicacionais entre pais e filhos de fam?lias portuguesas. / Parent-child communication is a key dimension of parenthood. Although many families seek psychotherapeutic interventions claiming that their problem is related to the absence of communication, the Pragmatics of Human Communication Model posits that it is impossible to not communicate and, for that reason, communication and behaviour are synonymous when we consider the signification of family relationships. Like a dance (having the authors of this essay focused their attention on the Bailinho da Madeira as a metaphor), parent-child communication is regulated by assumptions and rules that enable to understand and analyse the identity of each family and the way in which parenthood is operationalized. As with other roles and tasks, the parental exercise also changes throughout the family life cycle, with the communication patterns being shaped, and presenting differentiated specificities in families with school-aged children and families with adolescents. This theoretical essay intends to recall the contributions of the Pragmatics of Human Communication Model to family relationships, as well as to present a brief characterization of the communication patterns between parents and children from Portuguese families. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-01T00:00:00Z 2020-02-04T15:43:26Z 2020-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Portugal, A., Alberto, I., Beja, M. J., Sotero, L., Fonseca, G., Carvalho, J., Areia, N., & Relvas, A. P. (2019). A bailar ? que a gente se entende: O papel da comunica??o nas coreografias da parentalidade. Mosaico, 72, 37-49. https://www.featf.org/revista-mosaico-numero-72 http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federaci?n Espa?ola de Asociaciones de Terapia Familiar |
publisher.none.fl_str_mv |
Federaci?n Espa?ola de Asociaciones de Terapia Familiar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136430146977792 |