Conservação de escultura em espaço público. Definição de protocolos de gestão de riscos para esculturas em suporte pétreo e metálico : os casos de estudo Afonso de Albuquerque (Diogo de Macedo), Doutrina (Salvador Barata Feyo) e Eu Espero (Fernanda Fragateiro)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37167 |
Resumo: | Esta investigação engloba as esculturas Afonso de Albuquerque de Diogo de Macedo, esboceto da escultura Doutrina de Salvador Barata-Feyo e Eu Espero de Fernanda Fragateiro que são exemplares de Arte Pública pertencentes ao distrito do Porto. As obras de Arte Pública estão diariamente expostas a fatores climatéricos adversos que tendencialmente se agravam devido às alterações climáticas e estão sujeitas a ações antrópicas que contribuem para o seu desgaste material e dissociação imaterial por parte dos cidadãos. Face a estas problemáticas é fundamental atuar sob a escultura pública, sendo o objetivo desta dissertação o desenvolvimento de uma metodologia baseada na Avaliação de Risco e a partir da mesma criar protocolos de manutenção específicos em oposição a intervenções de conservação e restauro profundas no futuro, contribuindo para uma proteção do Património Cultural mais sustentável ao longo do tempo. Para cada escultura foi realizado um diagnóstico exaustivo considerando a sua base material e incluindo a avaliação do seu estado de conservação e registo fotográfico. A análise colorimétrica dos três casos de estudo incidiu nas zonas que apresentavam biocolonização, patologias e ações de vandalismo. A análise de SEM das superfície das esculturas Eu Espero e esboceto da Doutrina permitiu a identificação de estruturas biológicas, compostos de base orgânica e corrosão. A metodologia dos Karsten Pipes permitiu caraterizar as propriedades de absorção de água e porosidade das esculturas em material pétreo. A caraterização do microbioma superficial dos casos de estudo iniciou-se com a análise com o microscópio ótico Dino Lite e com a amostragem com fita adesiva, métodos complementares que permitiram visualizar alguns dos organismos colonizadores das superfícies das esculturas. A técnica de deteção de ATP por bioluminescência permitiu identificar e quantificar a presença de organismos vivos na superfície das obras o que possibilitou maior rigor na escolha dos pontos para a extração de ADN, base da metodologia de caraterização de uma comunidade biológica através da metagenómica. A extração de clorofila a foca-se em organismos fotossintéticos que colonizam uma obra, tendo esta relação sido observada nos resultados obtidos. Partindo do isolamento de organismos e respetiva visualização ao microscópio ótico foi possível a identificação de bactérias (Gram+ e Gram-), leveduras e fungos para a obra Doutrina. Através de estudos de aerobiologia caraterizou-se de forma sumária a presença de partículas biológicas em suspensão e potenciais fontes de contaminação nas imediações das obras estudadas. No esboceto da Doutrina e Eu Espero foi necessário proceder a uma intervenção de conservação e restauro para devolver a unidade estética e correta leitura às obras. Em ambas as intervenções optou-se por aplicar metodologias de conservação que fossem seguras para operador, obra e meio ambiente, seguindo sempre que possível os conceitos e práticas associadas à conservação-verde (green conservation). Com a investigação empregue nesta dissertação confirmou-se que as obras de Arte Pública estão sujeitas a diversos fatores que o conservador-restaurador não consegue controlar, salientando-se a importância da sua monitorização. A automatização do contacto entre cidadãos, especialistas e obras de Arte Pública através de uma Aplicação Móvel (App) de ciência-cidadã que permita a contribuição ativa da sociedade na documentação e monitorização ativa das obras foi brevemente discutida nesse contexto. |
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Conservação de escultura em espaço público. Definição de protocolos de gestão de riscos para esculturas em suporte pétreo e metálico : os casos de estudo Afonso de Albuquerque (Diogo de Macedo), Doutrina (Salvador Barata Feyo) e Eu Espero (Fernanda Fragateiro)Arte públicaAvaliação de riscoMicrobiomaEsculturaComunidadeSustentabilidadePublic artRisk assessmentMicrobiomeSculptureCommunitySustainabilityDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta investigação engloba as esculturas Afonso de Albuquerque de Diogo de Macedo, esboceto da escultura Doutrina de Salvador Barata-Feyo e Eu Espero de Fernanda Fragateiro que são exemplares de Arte Pública pertencentes ao distrito do Porto. As obras de Arte Pública estão diariamente expostas a fatores climatéricos adversos que tendencialmente se agravam devido às alterações climáticas e estão sujeitas a ações antrópicas que contribuem para o seu desgaste material e dissociação imaterial por parte dos cidadãos. Face a estas problemáticas é fundamental atuar sob a escultura pública, sendo o objetivo desta dissertação o desenvolvimento de uma metodologia baseada na Avaliação de Risco e a partir da mesma criar protocolos de manutenção específicos em oposição a intervenções de conservação e restauro profundas no futuro, contribuindo para uma proteção do Património Cultural mais sustentável ao longo do tempo. Para cada escultura foi realizado um diagnóstico exaustivo considerando a sua base material e incluindo a avaliação do seu estado de conservação e registo fotográfico. A análise colorimétrica dos três casos de estudo incidiu nas zonas que apresentavam biocolonização, patologias e ações de vandalismo. A análise de SEM das superfície das esculturas Eu Espero e esboceto da Doutrina permitiu a identificação de estruturas biológicas, compostos de base orgânica e corrosão. A metodologia dos Karsten Pipes permitiu caraterizar as propriedades de absorção de água e porosidade das esculturas em material pétreo. A caraterização do microbioma superficial dos casos de estudo iniciou-se com a análise com o microscópio ótico Dino Lite e com a amostragem com fita adesiva, métodos complementares que permitiram visualizar alguns dos organismos colonizadores das superfícies das esculturas. A técnica de deteção de ATP por bioluminescência permitiu identificar e quantificar a presença de organismos vivos na superfície das obras o que possibilitou maior rigor na escolha dos pontos para a extração de ADN, base da metodologia de caraterização de uma comunidade biológica através da metagenómica. A extração de clorofila a foca-se em organismos fotossintéticos que colonizam uma obra, tendo esta relação sido observada nos resultados obtidos. Partindo do isolamento de organismos e respetiva visualização ao microscópio ótico foi possível a identificação de bactérias (Gram+ e Gram-), leveduras e fungos para a obra Doutrina. Através de estudos de aerobiologia caraterizou-se de forma sumária a presença de partículas biológicas em suspensão e potenciais fontes de contaminação nas imediações das obras estudadas. No esboceto da Doutrina e Eu Espero foi necessário proceder a uma intervenção de conservação e restauro para devolver a unidade estética e correta leitura às obras. Em ambas as intervenções optou-se por aplicar metodologias de conservação que fossem seguras para operador, obra e meio ambiente, seguindo sempre que possível os conceitos e práticas associadas à conservação-verde (green conservation). Com a investigação empregue nesta dissertação confirmou-se que as obras de Arte Pública estão sujeitas a diversos fatores que o conservador-restaurador não consegue controlar, salientando-se a importância da sua monitorização. A automatização do contacto entre cidadãos, especialistas e obras de Arte Pública através de uma Aplicação Móvel (App) de ciência-cidadã que permita a contribuição ativa da sociedade na documentação e monitorização ativa das obras foi brevemente discutida nesse contexto.This research encompasses the sculptures Afonso de Albuquerque by Diogo de Macedo, the sketch of the sculpture Doutrina by Salvador Barata-Feyo and Eu Espero by Fernanda Fragateiro, which are examples of Public Art belonging to the district of Porto. The works of Public Art are daily exposed to adverse weather factors that tend to worsen due to climate change and are subject to anthropic actions that contribute to their material wear and immaterial dissociation by citizens. Given these problems, it is essential to act on public sculpture, and the aim of this dissertation is to develop a methodology based on Risk Assessment and from this to create specific maintenance protocols as opposed to deep conservation and restoration interventions in the future, contributing to a more sustainable protection of the Cultural Heritage over time. For each sculpture an exhaustive diagnosis was carried out considering its material base and including the evaluation of its state of conservation and photographic record. The colorimetric analysis of the three case studies focused on the areas which presented biocolonization, pathologies and vandalism. The SEM analysis of the surfaces of the Eu Espero and sketch of Doutrina sculptures allowed the identification of biological structures, organic compounds and corrosion. The Karsten Pipes methodology allowed characterization of water adsorption and porosity properties of the stone sculptures. The characterization of the surface microbiome of the case studies started with analysis with Dino Lite optical microscope and sampling with tape, complementary methods that allowed visualizing some of the organisms colonizing the sculptures' surfaces. The ATP detection by bioluminescence made it possible to identify and quantify the presence of living organisms on the surface of the works, which allowed for greater accuracy in the choice of points for the extraction of DNA, the basis of the methodology for the characterization of biological communities through metagenomics. The extraction of chlorophyll a focuses on photosynthetic organisms that colonize the case study, and this was observed in the results obtained. From the isolation of organisms and their visualization under the optical microscope, it was possible to identify bacteria (Gram+ and Gram-), yeasts and fungi for the work Doutrina. Through aerobiology studies, the presence of biological particles in suspension was briefly characterized as potential sources of contamination in the vicinity of the studied works. In the sketch of the Doutrina and Eu Espero it was necessary to proceed to an intervention of conservation and restoration to return their aesthetic unity and correct reading of the works. In both interventions it was decided to apply conservation methodologies that were safe for the operator, the work and the environment, following whenever possible the concepts and practices associated with green conservation. The research undertaken in this dissertation confirmed that works of public art are subject to various factors that the conservator-restorer cannot control, highlighting the importance of monitoring them. The automation of the contact between citizens, specialists and works of Public Art through a citizen-science mobile application (App) that allows the active contribution of society in the documentation and active monitoring of the works was briefly discussed in this context.Costa, Patrícia Raquel Fernandes de Melo Moreira daVeira, Eduarda Maria Martins Moreira SilvaBordalo, Rui Miguel AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Carlota Alexandre Miguel de2023-03-29T00:30:33Z2022-02-172021-102022-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37167TID:202961729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:13.388850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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