Cultura organizacional: comunicação e poder.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Carlos
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22405
Resumo: Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.
id RCAP_0f3f13d108cce848d92fc6a001d4d7a6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura organizacional: comunicação e poder.cultura organizacionalpodercomunicaçãosimbolismoorganizational culturepowercommunicationsymbolismMestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.A realidade envolvendo o universo das organizações está em permanente evolução e caracteriza-se pela emergência de novos desafios, aos quais são obrigadas a corresponder, sob pena de verem reduzidas a sua competitividade. As últimas décadas são ilustradas por alterações no domínio das ciências e das tecnologias, com reflexos evidentes sobre a sociedade. Neste contexto ensaiaram-se novas formas organizacionais e novos métodos de gestão. A gestão pela cultura emerge como contraponto à gestão tradicional. Os novos desenvolvimentos no conceito de cultura organizacional produziram informação teórica sobre a importância da comunicação na aplicação das novas estratégias de desenvolvimento organizativo. Esta dissertação pretende ser um contributo para a reflexão sobre a forma como as organizações enfrentam através da comunicação, os novos desafios determinados pela realidade que as envolve.The reality within which the universe of the organisations is inserted is in constaní evo/ution cnid is characíerized by the emergency of new challenges to which they have to respond, otherwise their competitiveness is affected. The last decades are illustrated by a staggering alteration in what concems the scientific and the technological fields, with evident reflections on the society. In this context new organizational ways and new managing methods had been attempted corporate culture emerge as cm opposite to the traditional management. The new developments of the organizational culture concept have produced theoretical information about the importance of communication in applying the new strategies oforganizational development. This thesis in meant to be an approach of the staíe the organizations are now in, namely their possibilities of achieving, through communication, the new challenges determined by the reality within which they are integrated.Cerdeira, Maria da ConceiçãoRepositório da Universidade de LisboaRicardo, Carlos2021-10-27T09:26:24Z1997-011997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22405porRicardo, Carlos (1997). " Cultura organizacional: comunicação e poder". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:50.370119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional: comunicação e poder.
title Cultura organizacional: comunicação e poder.
spellingShingle Cultura organizacional: comunicação e poder.
Ricardo, Carlos
cultura organizacional
poder
comunicação
simbolismo
organizational culture
power
communication
symbolism
title_short Cultura organizacional: comunicação e poder.
title_full Cultura organizacional: comunicação e poder.
title_fullStr Cultura organizacional: comunicação e poder.
title_full_unstemmed Cultura organizacional: comunicação e poder.
title_sort Cultura organizacional: comunicação e poder.
author Ricardo, Carlos
author_facet Ricardo, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Maria da Conceição
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv cultura organizacional
poder
comunicação
simbolismo
organizational culture
power
communication
symbolism
topic cultura organizacional
poder
comunicação
simbolismo
organizational culture
power
communication
symbolism
description Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01
1997-01-01T00:00:00Z
2021-10-27T09:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22405
url http://hdl.handle.net/10400.5/22405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ricardo, Carlos (1997). " Cultura organizacional: comunicação e poder". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161221398528