Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Margarida da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97815
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
id RCAP_0f3f6ce89eac9bc1b1165767a307ac41
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de EstudoPrep-PNA/SmashMedicine: The Students' Writing of Multiple-Choice Questions as a Way of StudyingEducação MédicaAvaliaçãoPerguntas de Escolha MúltiplaBanco de PerguntasMétodos de AvaliaçãoMedical EducationAssessmentMultiple-Choice QuestionsQuestion BankAssessment methodsTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaA avaliação nas escolas médicas nacionais e na prova final de acesso à Formação Especializada assenta predominantemente em testes escritos, baseados em perguntas de escolha múltipla (PEM).Enquanto que no passado se defendia que as PEM avaliavam apenas a recordação de factos isolados, agora sabemos que, se corretamente construídas, as PEM podem ser tão válidas para testar o raciocínio clínico e a capacidade de resolução de problemas como outros instrumentos ou tipologias de teste.Com o intuito de dirigir o seu estudo a este tipo de testes, os estudantes de medicina procuram, frequentemente, bancos de perguntas formativos.O presente projeto pretende ultrapassar algumas das desvantagens destes bancos, nomeadamente, o seu elevado custo, a ausência de garantia de controlo da qualidade das suas perguntas e a sobrecarga horária dos docentes que os impede de se dedicarem à construção de perguntas formativas. Aliando estas desvantagens ao conhecimento de estudos prévios do sucesso da escrita de PEM pelos estudantes, o principal objetivo deste projeto é o de apoiar a preparação dos estudantes do 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra para a Prova Nacional de Acesso, através da criação de um banco de perguntas formativas construídas pelos mesmos.Integrado no internacional SmashMedicine, que congrega 5 escolas médicas europeias, este projeto consiste numa competição entre os estudantes de 6º ano, em diferentes fases, estruturadas em torno das especialidades clínicas avaliadas na prova. A organização do projeto consta de 5 etapas: 1) a escrita de PEM por parte dos estudantes, 2) a revisão das mesmas pelos pares, 3) a revisão especializada pelos docentes, 4) realização de um teste-piloto para avaliar a qualidade das perguntas e por fim, 5) a criação de um banco de perguntas formativas.Assessment, in both medical schools and in the Portuguese Medical Licensing Examination, consists mostly of written examinations with multiple-choice questions (MCQ).Although it was previously defended that MCQ assessed merely the recall of fact, now it is known that, if correctly written, this method can be as valid as others in assessing clinical competence and problem solving.In order to study in conformity with the way they will be assessed, medical students frequently favor online question banks.This project intends to overcome some of the disadvantages of these question banks, being them their high cost, absence of guarantee in quality control of the questions and the lack of time of teaching staff to develop high quality formative questions. Combining these disadvantages together with the success shown in previous studies of students writing multiple-choice questions, the main objective of this project is supporting sixth year medical students of Faculty of Medicine, University of Coimbra, in their preparation for the Medical Licensing Examination by creating a question bank with questions written by the students.Embodied in the international SmashMedicine, that brings together 5 European medical schools, this project consists of a competition among sixth year students in the different medical subjects assessed in the licensing examination. This project is summarized in a 5 step approach: 1) student question writing, 2) student peer review, 3) senior clinician review, 4) pilot test to evaluate the quality of the questions and 5) multiple-choice question bank creation.2020-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97815http://hdl.handle.net/10316/97815TID:202713954porRibeiro, Ana Margarida da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:39:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:46.086837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
Prep-PNA/SmashMedicine: The Students' Writing of Multiple-Choice Questions as a Way of Studying
title Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
spellingShingle Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
Ribeiro, Ana Margarida da Silva
Educação Médica
Avaliação
Perguntas de Escolha Múltipla
Banco de Perguntas
Métodos de Avaliação
Medical Education
Assessment
Multiple-Choice Questions
Question Bank
Assessment methods
title_short Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
title_full Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
title_fullStr Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
title_full_unstemmed Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
title_sort Prep-PNA/SmashMedicine: A Escrita de Perguntas de Escolha Múltipla pelos Estudantes como Método de Estudo
author Ribeiro, Ana Margarida da Silva
author_facet Ribeiro, Ana Margarida da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Margarida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Avaliação
Perguntas de Escolha Múltipla
Banco de Perguntas
Métodos de Avaliação
Medical Education
Assessment
Multiple-Choice Questions
Question Bank
Assessment methods
topic Educação Médica
Avaliação
Perguntas de Escolha Múltipla
Banco de Perguntas
Métodos de Avaliação
Medical Education
Assessment
Multiple-Choice Questions
Question Bank
Assessment methods
description Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97815
http://hdl.handle.net/10316/97815
TID:202713954
url http://hdl.handle.net/10316/97815
identifier_str_mv TID:202713954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134054339051520