Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaveiro, Tony Babej
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31221
Resumo: Com a proliferação de tecnologias de RV nos dias de hoje, a massificação das mesmas como instrumentos de ensino e aprendizagem é inevitável. Nesse cenário, levantam-se diversas questões e problemas relacionados, tanto com o seu uso como com a sua produção e desenvolvimento. Esta dissertação foca-se na problemática da inclusão de tecnologias de RV no ensino à distância, por parte de utilizadores não-técnicos, com vista a enriquecer e motivar a transmissão de conhecimentos. É apresentada uma solução, suportada por uma Prova de Conceito, em que é demonstrada a possibilidade de, através da utilização de um conjunto de especificações claras e simples, gerar uma atividade RV com conteúdos dinâmicos e facilmente adaptáveis. É igualmente delineado um caminho à futura incorporação do trabalho, aqui apresentado, em sistemas de gestão de aprendizagem, através da combinação de diferentes arquiteturas e tecnologias de código livre e aberto; Abstract: Virtual Reality and e-Learning Specification of Multiple Choice Questions As Virtual Reality (VR) technologies are currently spreading, it’s rather inevitable that these become massively used as learning and teaching tools. In this scenario, many questions and related problems are emerging. Not only about how these technologies should be employed but also how they can be developed. This thesis focuses on the problematic of giving non-technical users the ability of developing a featurerich and motivating VR learning environment. A solution, backed by a working Proof of Concept, is presented. Through a set of clear and simple specifications, it’s established how it’s possible to generate a dynamic and adaptable VR activity. Additionally, a set of foundations are drawn out which will allow, through the combination of different open-source frameworks and technologies, incorporate the present work in Learning Management Systems.
id RCAP_d08930dabec3d6e58d4b5fe8860f4767
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltiplaRealidade Virtuale-AprendizagemA-FrameH5PPerguntas de Resposta MúltiplaVirtual Realitye-LearningA-FrameH5PMultiple Choice QuestionsCom a proliferação de tecnologias de RV nos dias de hoje, a massificação das mesmas como instrumentos de ensino e aprendizagem é inevitável. Nesse cenário, levantam-se diversas questões e problemas relacionados, tanto com o seu uso como com a sua produção e desenvolvimento. Esta dissertação foca-se na problemática da inclusão de tecnologias de RV no ensino à distância, por parte de utilizadores não-técnicos, com vista a enriquecer e motivar a transmissão de conhecimentos. É apresentada uma solução, suportada por uma Prova de Conceito, em que é demonstrada a possibilidade de, através da utilização de um conjunto de especificações claras e simples, gerar uma atividade RV com conteúdos dinâmicos e facilmente adaptáveis. É igualmente delineado um caminho à futura incorporação do trabalho, aqui apresentado, em sistemas de gestão de aprendizagem, através da combinação de diferentes arquiteturas e tecnologias de código livre e aberto; Abstract: Virtual Reality and e-Learning Specification of Multiple Choice Questions As Virtual Reality (VR) technologies are currently spreading, it’s rather inevitable that these become massively used as learning and teaching tools. In this scenario, many questions and related problems are emerging. Not only about how these technologies should be employed but also how they can be developed. This thesis focuses on the problematic of giving non-technical users the ability of developing a featurerich and motivating VR learning environment. A solution, backed by a working Proof of Concept, is presented. Through a set of clear and simple specifications, it’s established how it’s possible to generate a dynamic and adaptable VR activity. Additionally, a set of foundations are drawn out which will allow, through the combination of different open-source frameworks and technologies, incorporate the present work in Learning Management Systems.Universidade de Évora2022-03-04T12:15:08Z2022-03-042022-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31221http://hdl.handle.net/10174/31221TID:202947785porDepartamento de Informáticatchavei@gmail.com498Chaveiro, Tony Babejinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:28.482644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
title Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
spellingShingle Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
Chaveiro, Tony Babej
Realidade Virtual
e-Aprendizagem
A-Frame
H5P
Perguntas de Resposta Múltipla
Virtual Reality
e-Learning
A-Frame
H5P
Multiple Choice Questions
title_short Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
title_full Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
title_fullStr Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
title_full_unstemmed Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
title_sort Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
author Chaveiro, Tony Babej
author_facet Chaveiro, Tony Babej
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaveiro, Tony Babej
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Virtual
e-Aprendizagem
A-Frame
H5P
Perguntas de Resposta Múltipla
Virtual Reality
e-Learning
A-Frame
H5P
Multiple Choice Questions
topic Realidade Virtual
e-Aprendizagem
A-Frame
H5P
Perguntas de Resposta Múltipla
Virtual Reality
e-Learning
A-Frame
H5P
Multiple Choice Questions
description Com a proliferação de tecnologias de RV nos dias de hoje, a massificação das mesmas como instrumentos de ensino e aprendizagem é inevitável. Nesse cenário, levantam-se diversas questões e problemas relacionados, tanto com o seu uso como com a sua produção e desenvolvimento. Esta dissertação foca-se na problemática da inclusão de tecnologias de RV no ensino à distância, por parte de utilizadores não-técnicos, com vista a enriquecer e motivar a transmissão de conhecimentos. É apresentada uma solução, suportada por uma Prova de Conceito, em que é demonstrada a possibilidade de, através da utilização de um conjunto de especificações claras e simples, gerar uma atividade RV com conteúdos dinâmicos e facilmente adaptáveis. É igualmente delineado um caminho à futura incorporação do trabalho, aqui apresentado, em sistemas de gestão de aprendizagem, através da combinação de diferentes arquiteturas e tecnologias de código livre e aberto; Abstract: Virtual Reality and e-Learning Specification of Multiple Choice Questions As Virtual Reality (VR) technologies are currently spreading, it’s rather inevitable that these become massively used as learning and teaching tools. In this scenario, many questions and related problems are emerging. Not only about how these technologies should be employed but also how they can be developed. This thesis focuses on the problematic of giving non-technical users the ability of developing a featurerich and motivating VR learning environment. A solution, backed by a working Proof of Concept, is presented. Through a set of clear and simple specifications, it’s established how it’s possible to generate a dynamic and adaptable VR activity. Additionally, a set of foundations are drawn out which will allow, through the combination of different open-source frameworks and technologies, incorporate the present work in Learning Management Systems.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04T12:15:08Z
2022-03-04
2022-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31221
http://hdl.handle.net/10174/31221
TID:202947785
url http://hdl.handle.net/10174/31221
identifier_str_mv TID:202947785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Informática
tchavei@gmail.com
498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136686476623872