A consulta psicológica em contexto universitário: ponto de encontro entre a docência e a prática clínica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/5797 |
Resumo: | A existência de Serviços de Consulta Psicológica em contexto universitário tem em Portugal uma história recente. Actualmente é já reconhecido pelos responsáveis dos ensinos Superior Universitário e Politécnico, quer público quer privado, que muito dos seus alunos encontrarão ao longo da vida Universitária desafios de ordem pessoal ou institucional para os quais não estão preparados. Deste reconhecimento surgiu um progressivo aumento de unidades de atendimento aos alunos com os mais variados enquadramentos institucionais, que actualmente são já cerca de 23. Este trabalho dá conta da reflexão das autoras enquanto terapeutas num serviço de consulta em contexto universitário e docentes universitárias responsáveis por disciplinas na área da intervenção psicológica. Assumimos o desafio de fazer esta reflexão acreditando que os pontos de encontro podem ser igualmente pontos de partida, espaços a partir dos quais nos observamos, nos questionamos, mas também nos projectamos. |
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A consulta psicológica em contexto universitário: ponto de encontro entre a docência e a prática clínicaConsulta psicológicaFormação terapeutasServiço de consulta em universidadeA existência de Serviços de Consulta Psicológica em contexto universitário tem em Portugal uma história recente. Actualmente é já reconhecido pelos responsáveis dos ensinos Superior Universitário e Politécnico, quer público quer privado, que muito dos seus alunos encontrarão ao longo da vida Universitária desafios de ordem pessoal ou institucional para os quais não estão preparados. Deste reconhecimento surgiu um progressivo aumento de unidades de atendimento aos alunos com os mais variados enquadramentos institucionais, que actualmente são já cerca de 23. Este trabalho dá conta da reflexão das autoras enquanto terapeutas num serviço de consulta em contexto universitário e docentes universitárias responsáveis por disciplinas na área da intervenção psicológica. Assumimos o desafio de fazer esta reflexão acreditando que os pontos de encontro podem ser igualmente pontos de partida, espaços a partir dos quais nos observamos, nos questionamos, mas também nos projectamos.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)Universidade do MinhoMaia, ÂngelaFernandes, Eugénia M.20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/5797por"Psicologia : teoria, investigaçãoo e prática". ISSN 0873-4976. 10:1 (Fev. 2005) 37-44.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:01.271403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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