Algumas notas acerca da consulta de psicologia clínica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.265 |
Resumo: | Partindo do conceito de consulta de psicologia clínica, o autor aborda a experiência de realizá-la, com pacientes de idades compreendidas entre os 3 e os 13 anos, ao longo de quase duas décadas de trabalho, primeiro ,no C.S.M.I.J.L. e, depois, no H.D.E.. Esse trabalho clínico tem sido realizado numa perspectiva teórico-prática de orientação psicanalítica. A análise da relação, que se estabelece, entre o psicólogo clínico e a criança, e os pais, é fundamental. No enfoque afectivo-cognitivo-relacional é interpretado quer a vida actual, quer a passada, quer os projectos futuros da criança, enquadrados no contexto familiar, e outros, dos quais depende o desenvolvimento global dela. Da existência, regular, de dinâmicas familiares desadequadas às necessidades dos filhos, o autor realiza consulta terapêutica, com os pais, para fomentar, quantitativa e qualitativamente, o desempenho da função materna e paterna destes. |
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Algumas notas acerca da consulta de psicologia clínicaConsulta de psicologia clínica, pedido de consulta; consulta terapêutica; competências da criança; função materna e paterna; relação triangularPartindo do conceito de consulta de psicologia clínica, o autor aborda a experiência de realizá-la, com pacientes de idades compreendidas entre os 3 e os 13 anos, ao longo de quase duas décadas de trabalho, primeiro ,no C.S.M.I.J.L. e, depois, no H.D.E.. Esse trabalho clínico tem sido realizado numa perspectiva teórico-prática de orientação psicanalítica. A análise da relação, que se estabelece, entre o psicólogo clínico e a criança, e os pais, é fundamental. No enfoque afectivo-cognitivo-relacional é interpretado quer a vida actual, quer a passada, quer os projectos futuros da criança, enquadrados no contexto familiar, e outros, dos quais depende o desenvolvimento global dela. Da existência, regular, de dinâmicas familiares desadequadas às necessidades dos filhos, o autor realiza consulta terapêutica, com os pais, para fomentar, quantitativa e qualitativamente, o desempenho da função materna e paterna destes.ISPA - Instituto Universitário2012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.265https://doi.org/10.14417/ap.265Análise Psicológica; Vol 22, No 4 (2004); 677-682Análise Psicológica; Vol 22, No 4 (2004); 677-6821646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/265http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/265/pdfSantos, Mário J. A.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:05Zoai:ojs.localhost:article/265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:42.807494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Partindo do conceito de consulta de psicologia clínica, o autor aborda a experiência de realizá-la, com pacientes de idades compreendidas entre os 3 e os 13 anos, ao longo de quase duas décadas de trabalho, primeiro ,no C.S.M.I.J.L. e, depois, no H.D.E.. Esse trabalho clínico tem sido realizado numa perspectiva teórico-prática de orientação psicanalítica. A análise da relação, que se estabelece, entre o psicólogo clínico e a criança, e os pais, é fundamental. No enfoque afectivo-cognitivo-relacional é interpretado quer a vida actual, quer a passada, quer os projectos futuros da criança, enquadrados no contexto familiar, e outros, dos quais depende o desenvolvimento global dela. Da existência, regular, de dinâmicas familiares desadequadas às necessidades dos filhos, o autor realiza consulta terapêutica, com os pais, para fomentar, quantitativa e qualitativamente, o desempenho da função materna e paterna destes. |
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