A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39590 |
Resumo: | Este relatório final foi concebido para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e baseia-se na prática letiva em modalidade de estágio curricular ao longo dos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018. Durante a Prática Educativa II, após o período de observação, senti a necessidade de reorganizar os conteúdos estipulados no manual de Ciências Naturais do 5º ano, em vigor na escola onde estava a decorrer o meu estágio curricular durante o ano letivo 2017/2018. Quando imaginamos um Manual Escolar, deparamo-nos com uma imagem muito própria de um livro encapado onde podemos consultar os diversos conteúdos respeitantes às inúmeras disciplinas que temos durante o nosso percurso escolar. É, sem dúvida, um tipo de livro enraizado na educação das crianças e jovens ao redor do mundo. Para que este material possa constar nas escolas portuguesas tem de passar por uma avaliação didático-pedagógica por parte de investigadores/as especializados/as nas disciplinas e ciclos de ensino e só posteriormente a este processo pode ser integrado nas escolas através de um processo de apreciação, adoção e seleção. A utilização destes materiais didáticos deve ser consciente e planeada. Encontrar o Manual Escolar que se adapte perfeitamente a uma turma de alunos/as é uma utopia e, portanto, independentemente da aproximação do manual a esta realidade, é de extrema relevância que os/as docentes possam refletir as suas práticas para as ajustar aos contextos educativos em que a sua turma se encontra. Foi neste sentido que surgiu a necessidade de reorganizar a ordem dos conteúdos abordados numa das minhas intervenções durante a Prática Educativa II e de onde advém as duas questões de partida deste estudo. Durante este relatório faço a análise do Manual Escolar em duas vertentes distintas: a primeira de acordo com a forma como este chega às mãos dos/as nossos/as docentes e alunos/as e a segunda relacionando a ordem programática do manual com aquela que, segundo a minha reflexão, seria a mais adequada para aquela turma específica. Com este estudo, consigo concluir que, mesmo com um excelente Manual Escolar, de acordo com os parâmetros de apreciação dos mesmos, um/uma docente deve sempre questionar-se acerca da sua prática e adaptar as suas aulas à sua turma. |
id |
RCAP_0f63fc4d85e7bdad15eb43cde5b4b59e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básicoManual EscolarLegislação sobre Manual EscolarAnálise do Manual Escolar de Ciências Naturais do 2º CEBEste relatório final foi concebido para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e baseia-se na prática letiva em modalidade de estágio curricular ao longo dos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018. Durante a Prática Educativa II, após o período de observação, senti a necessidade de reorganizar os conteúdos estipulados no manual de Ciências Naturais do 5º ano, em vigor na escola onde estava a decorrer o meu estágio curricular durante o ano letivo 2017/2018. Quando imaginamos um Manual Escolar, deparamo-nos com uma imagem muito própria de um livro encapado onde podemos consultar os diversos conteúdos respeitantes às inúmeras disciplinas que temos durante o nosso percurso escolar. É, sem dúvida, um tipo de livro enraizado na educação das crianças e jovens ao redor do mundo. Para que este material possa constar nas escolas portuguesas tem de passar por uma avaliação didático-pedagógica por parte de investigadores/as especializados/as nas disciplinas e ciclos de ensino e só posteriormente a este processo pode ser integrado nas escolas através de um processo de apreciação, adoção e seleção. A utilização destes materiais didáticos deve ser consciente e planeada. Encontrar o Manual Escolar que se adapte perfeitamente a uma turma de alunos/as é uma utopia e, portanto, independentemente da aproximação do manual a esta realidade, é de extrema relevância que os/as docentes possam refletir as suas práticas para as ajustar aos contextos educativos em que a sua turma se encontra. Foi neste sentido que surgiu a necessidade de reorganizar a ordem dos conteúdos abordados numa das minhas intervenções durante a Prática Educativa II e de onde advém as duas questões de partida deste estudo. Durante este relatório faço a análise do Manual Escolar em duas vertentes distintas: a primeira de acordo com a forma como este chega às mãos dos/as nossos/as docentes e alunos/as e a segunda relacionando a ordem programática do manual com aquela que, segundo a minha reflexão, seria a mais adequada para aquela turma específica. Com este estudo, consigo concluir que, mesmo com um excelente Manual Escolar, de acordo com os parâmetros de apreciação dos mesmos, um/uma docente deve sempre questionar-se acerca da sua prática e adaptar as suas aulas à sua turma.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumGuiomar, Joana de Matos2022-03-02T10:48:52Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39590202945928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:26.190976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico |
title |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico |
spellingShingle |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico Guiomar, Joana de Matos Manual Escolar Legislação sobre Manual Escolar Análise do Manual Escolar de Ciências Naturais do 2º CEB |
title_short |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico |
title_full |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico |
title_fullStr |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico |
title_full_unstemmed |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico |
title_sort |
A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico |
author |
Guiomar, Joana de Matos |
author_facet |
Guiomar, Joana de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guiomar, Joana de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manual Escolar Legislação sobre Manual Escolar Análise do Manual Escolar de Ciências Naturais do 2º CEB |
topic |
Manual Escolar Legislação sobre Manual Escolar Análise do Manual Escolar de Ciências Naturais do 2º CEB |
description |
Este relatório final foi concebido para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e baseia-se na prática letiva em modalidade de estágio curricular ao longo dos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018. Durante a Prática Educativa II, após o período de observação, senti a necessidade de reorganizar os conteúdos estipulados no manual de Ciências Naturais do 5º ano, em vigor na escola onde estava a decorrer o meu estágio curricular durante o ano letivo 2017/2018. Quando imaginamos um Manual Escolar, deparamo-nos com uma imagem muito própria de um livro encapado onde podemos consultar os diversos conteúdos respeitantes às inúmeras disciplinas que temos durante o nosso percurso escolar. É, sem dúvida, um tipo de livro enraizado na educação das crianças e jovens ao redor do mundo. Para que este material possa constar nas escolas portuguesas tem de passar por uma avaliação didático-pedagógica por parte de investigadores/as especializados/as nas disciplinas e ciclos de ensino e só posteriormente a este processo pode ser integrado nas escolas através de um processo de apreciação, adoção e seleção. A utilização destes materiais didáticos deve ser consciente e planeada. Encontrar o Manual Escolar que se adapte perfeitamente a uma turma de alunos/as é uma utopia e, portanto, independentemente da aproximação do manual a esta realidade, é de extrema relevância que os/as docentes possam refletir as suas práticas para as ajustar aos contextos educativos em que a sua turma se encontra. Foi neste sentido que surgiu a necessidade de reorganizar a ordem dos conteúdos abordados numa das minhas intervenções durante a Prática Educativa II e de onde advém as duas questões de partida deste estudo. Durante este relatório faço a análise do Manual Escolar em duas vertentes distintas: a primeira de acordo com a forma como este chega às mãos dos/as nossos/as docentes e alunos/as e a segunda relacionando a ordem programática do manual com aquela que, segundo a minha reflexão, seria a mais adequada para aquela turma específica. Com este estudo, consigo concluir que, mesmo com um excelente Manual Escolar, de acordo com os parâmetros de apreciação dos mesmos, um/uma docente deve sempre questionar-se acerca da sua prática e adaptar as suas aulas à sua turma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-02T10:48:52Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39590 202945928 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39590 |
identifier_str_mv |
202945928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130036193722368 |