O manual escolar de português no 1.º CEB: algumas perspectivas das crianças e dos pais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31191 |
Resumo: | O manual escolar é (sempre) motivo de notícia no arranque do ano letivo, por diversas razões, sejam elas de cariz polémico em que merecem principal destaque nas estações televisivas, nas editoras, nas livrarias devido a todo o corrupio pela compra, e nas famílias, por pesarem no orçamento e nas mochilas. Apesar de tudo isto o manual escolar não deixa de ocupar o lugar sagrado de ferramenta inquestionável no processo de escolarização. A seleção dos manuais escolares em Portugal cabe aos órgãos competentes das escolas e aos docentes, de modo a que estes constituam instrumentos de formação e auto formação dos professores, esquecendo assim os encarregados de educação e crianças, estes que são os utilizadores finais. O presente relatório pretende auscultar a opinião que crianças e pais têm sobre o manual escolar. Deste modo, a minha investigação recaiu sobre a relação que alunos e encarregados de educação têm com os manuais escolares. Apesar de, cada vez mais, este assunto ser debatido e suscetível a muita discórdia, o enquadramento teórico tem por base uma escassa bibliografia, especialmente no diz respeito à relação dos manuais escolares e as famílias, o que dificultou a minha sustentação teórica ao longo deste trabalho. |
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O manual escolar de português no 1.º CEB: algumas perspectivas das crianças e dos paisManual Escolar de PortuguêsManual Escolar na Relação Escola-FamíliaEducação BásicaO manual escolar é (sempre) motivo de notícia no arranque do ano letivo, por diversas razões, sejam elas de cariz polémico em que merecem principal destaque nas estações televisivas, nas editoras, nas livrarias devido a todo o corrupio pela compra, e nas famílias, por pesarem no orçamento e nas mochilas. Apesar de tudo isto o manual escolar não deixa de ocupar o lugar sagrado de ferramenta inquestionável no processo de escolarização. A seleção dos manuais escolares em Portugal cabe aos órgãos competentes das escolas e aos docentes, de modo a que estes constituam instrumentos de formação e auto formação dos professores, esquecendo assim os encarregados de educação e crianças, estes que são os utilizadores finais. O presente relatório pretende auscultar a opinião que crianças e pais têm sobre o manual escolar. Deste modo, a minha investigação recaiu sobre a relação que alunos e encarregados de educação têm com os manuais escolares. Apesar de, cada vez mais, este assunto ser debatido e suscetível a muita discórdia, o enquadramento teórico tem por base uma escassa bibliografia, especialmente no diz respeito à relação dos manuais escolares e as famílias, o que dificultou a minha sustentação teórica ao longo deste trabalho.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumMarques, Sara Lúcia Faria2020-02-03T12:26:35Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31191202381064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:42.255361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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