Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23972
Resumo: O propósito desta investigação nasce da contradição implícita na infraestrutura ferroviária, enquanto barreira, que cria descontinuidade, e canal de circulação, do qual a cidade de Lisboa depende. Deste modo, o ensaio é organizado em três partes, duas dedicadas à vertente de investigação e reflexão sobre a dicotomia entre os obstáculos físicos que condicionam a expansão do território e as ligações urbanas, em especial, os modos suaves. A última parte apresenta uma resposta prática ao problema lançado, procurando resolver o limite contemporâneo da linha de cintura e transformá-lo numa oportunidade de ligação. O projeto lança uma hipótese de mobilidade para o planalto de Lisboa, promovendo o funcionamento do canal ferroviário e a ligação a outros transportes públicos, em simultâneo, com o desenho de novos acessos pedonais e a introdução de meios mecânicos de deslocação, para vencer distâncias e combater as interrupções geradas pela linha de cintura. Tirando proveito da dimensão longitudinal do caminho de ferro, são introduzidos novas possibilidades de atravessamento, plataformas de espaço público e núcleos culturais que, dando resposta à necessidade de unificar o lugar morfológica e programaticamente, criam um percurso assistido de mobilidade suave. Arquitetura, arqueologia e engenharia cruzam-se na conversão do lugar de Entrecampos num verdadeiro centro urbano que, debruçado sobre o seu passado, encara a imagem da cidade do futuro mais verde e sustentável, materializada num passeio cultural.
id RCAP_0f787c20781ba9ec885a77d537009233
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de LisboaLinha de cinturaSistemas de mobilidade suaveArquitetura -- ArchitectureArqueologia -- ArcheologyEngenhariaLisbon railwaySmooth mobility systemsEngineeringO propósito desta investigação nasce da contradição implícita na infraestrutura ferroviária, enquanto barreira, que cria descontinuidade, e canal de circulação, do qual a cidade de Lisboa depende. Deste modo, o ensaio é organizado em três partes, duas dedicadas à vertente de investigação e reflexão sobre a dicotomia entre os obstáculos físicos que condicionam a expansão do território e as ligações urbanas, em especial, os modos suaves. A última parte apresenta uma resposta prática ao problema lançado, procurando resolver o limite contemporâneo da linha de cintura e transformá-lo numa oportunidade de ligação. O projeto lança uma hipótese de mobilidade para o planalto de Lisboa, promovendo o funcionamento do canal ferroviário e a ligação a outros transportes públicos, em simultâneo, com o desenho de novos acessos pedonais e a introdução de meios mecânicos de deslocação, para vencer distâncias e combater as interrupções geradas pela linha de cintura. Tirando proveito da dimensão longitudinal do caminho de ferro, são introduzidos novas possibilidades de atravessamento, plataformas de espaço público e núcleos culturais que, dando resposta à necessidade de unificar o lugar morfológica e programaticamente, criam um percurso assistido de mobilidade suave. Arquitetura, arqueologia e engenharia cruzam-se na conversão do lugar de Entrecampos num verdadeiro centro urbano que, debruçado sobre o seu passado, encara a imagem da cidade do futuro mais verde e sustentável, materializada num passeio cultural.The purpose of this investigation begins from the contradiction implicit in the railway infrastructure, as a barrier, which creates discontinuity, and a circulation channel, on which the city of Lisbon depends. Therefore, the essay is organized in three parts, two dedicated to the research and reflection on the dichotomy between the physical obstacles that condition the expansion of the territory and urban connections, in particularly, the smooth mobility. The last part presents a practical answer to the problem raised, seeking to solve the contemporary limit of the waistline and transform it into an opportunity for connection. The project launches an exemple of mobility for the Lisbon plateau, promoting the functioning of the railway channel and the connection to other public transport, simultaneously, with the design of new pedestrian accesses and the introduction of mechanical means of transportation, to overcome distances and stop the interruptions provoked by the waistline. Taking advantage of the railway’s longitudinal dimension, new crossing possibilities, public space platforms and cultural centers are introduced, in order to respond to the need to unify the place morphologically and programmatically, creating an assisted walkway of smooth mobility. Architecture, archeology and engineering intersect in the conversion of Entrecampos into a true urban center that, leaning on its past, faces the image of the city of a greener and more sustainable future, materialized in a cultural walk.2022-01-10T12:49:22Z2021-12-16T00:00:00Z2021-12-162021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23972TID:202831850porSantos, Ana Catarina Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:29.482393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
title Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
spellingShingle Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
Santos, Ana Catarina Pinto
Linha de cintura
Sistemas de mobilidade suave
Arquitetura -- Architecture
Arqueologia -- Archeology
Engenharia
Lisbon railway
Smooth mobility systems
Engineering
title_short Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
title_full Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
title_fullStr Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
title_full_unstemmed Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
title_sort Da infraestrutura limite à infraestrutura ligação: Um percurso assistido de mobilidade suave no planalto de Lisboa
author Santos, Ana Catarina Pinto
author_facet Santos, Ana Catarina Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Linha de cintura
Sistemas de mobilidade suave
Arquitetura -- Architecture
Arqueologia -- Archeology
Engenharia
Lisbon railway
Smooth mobility systems
Engineering
topic Linha de cintura
Sistemas de mobilidade suave
Arquitetura -- Architecture
Arqueologia -- Archeology
Engenharia
Lisbon railway
Smooth mobility systems
Engineering
description O propósito desta investigação nasce da contradição implícita na infraestrutura ferroviária, enquanto barreira, que cria descontinuidade, e canal de circulação, do qual a cidade de Lisboa depende. Deste modo, o ensaio é organizado em três partes, duas dedicadas à vertente de investigação e reflexão sobre a dicotomia entre os obstáculos físicos que condicionam a expansão do território e as ligações urbanas, em especial, os modos suaves. A última parte apresenta uma resposta prática ao problema lançado, procurando resolver o limite contemporâneo da linha de cintura e transformá-lo numa oportunidade de ligação. O projeto lança uma hipótese de mobilidade para o planalto de Lisboa, promovendo o funcionamento do canal ferroviário e a ligação a outros transportes públicos, em simultâneo, com o desenho de novos acessos pedonais e a introdução de meios mecânicos de deslocação, para vencer distâncias e combater as interrupções geradas pela linha de cintura. Tirando proveito da dimensão longitudinal do caminho de ferro, são introduzidos novas possibilidades de atravessamento, plataformas de espaço público e núcleos culturais que, dando resposta à necessidade de unificar o lugar morfológica e programaticamente, criam um percurso assistido de mobilidade suave. Arquitetura, arqueologia e engenharia cruzam-se na conversão do lugar de Entrecampos num verdadeiro centro urbano que, debruçado sobre o seu passado, encara a imagem da cidade do futuro mais verde e sustentável, materializada num passeio cultural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T00:00:00Z
2021-12-16
2021-11
2022-01-10T12:49:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/23972
TID:202831850
url http://hdl.handle.net/10071/23972
identifier_str_mv TID:202831850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134856848867328